tg.martinz 26/03/2024
"Miga a gente briga, mas se ama. Te amo 🤬 #$%!& "
Eu sou fissurado por essa terceira etapa do exame chunin (seja a fase preliminar ou final). São tantas lutas que marcaram minha infância, que isso por si só já fez eu amar esse volume. Agora, revisitando toda essa trajetória, mas crescido, percebo nuances da história que antigamente não eram fatores que me saltavam aos olhos.
Como por exemplo, esse peso político que acompanha toda a lore do próprio exame. Por muito tempo eu pensei que era algo que ocorria apenas como forma de estreitar os laços entre as vilas, porém, fui inocente demais. Todos embates do teste, principalmente essa fase final de lutas, assume uma importância a mais ao pensar que seu real motivo de ocorrer, é arrecadar os olhares de pessoas importantes e influentes, para conseguir algum investimento extra, mais solicitações de missões, ou até mesmo, mostrar o poder de fogo da vila a fim de amedrontar possíveis revoltas. É uma forma de medir, através de ninjas promissores, como será o futuro da aldeia.
Já sobre as lutas, além da bela exposição das habilidades de Shino, de Kankurou, e de mostrar a perseverança do Sasuke, se negando a desistir mesmo debilitado, foi apresentado o embate, subestimado, entre Sakura e Ino.
É a primeira vez que é visto um destaque total apenas para as duas personagens, que possuem entre sí suas histórias entrelaçadas. Gosto demais de toda a construção dessa luta, da demonstração da rivalidade existente e de como a Ino foi importante para a Sakura, e que por causa disso, a Sakura provoca ela para que não haja piedade em campo.
Sou muito fã da Sakura e ela é muito desvalorizada, mas se olharmos para sua história, ela vem de um passado de inseguranças, devido a todo bullying sofrido, cresceu sendo desacreditada e por isso, mesmo sendo extremamente inteligente, não desenvolveu muito suas habilidades como ninja, ficando sempre atrás de pessoas que estavam dispostas à protege-la, e isso tudo começou lá na sua infância com a Ino. E aqui, como continuidade de seu novo objetivo ninja adquirido na segunda etapa, vemos uma kunoichi decidida. Decidida a se superar, decidida a não ficar para trás, decidida à mostrar que também pode ser forte (e ela será). Então é nessa hora que a Sakura brilha dentro de suas limitações.