luan_dal 08/07/2021
o último conto!!!!!!!! aaaaaaaaaaaaaaaaAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Eu amo que toda vez que eu leio um livro de ficção especulativa/científica eu fico maravilhado porque dá pra falar sobre tudo o que existe no mundo, mas eu sempre achava que faltava algo nos livros, que eu não sabia o que era.
E então veio esse livro aqui e eu acho que, a partir de agora, vou gostar mais do gênero. Não que eu tenha descoberto o que faltava para eu gostar, mas eu me sinto mais preparado pra ver as histórias de uma outra forma. Não sei explicar direito, mas enfim..., voltando a falar desse livro:
Ele é sensacional.
O primeiro conto, "A Torre de Babel" não é tão legal, e se junta a "O Inferno é a ausência de Deus" como os que eu menos gostei.
O segundo conto, "Entenda", é maravilhoso. É uma junção de A Incendiária, do King, com Flores para Algernon e o filme Lucy (com isso, o conto mostra um homem que ficou superinteligente depois de experiências em laboratório que começa a ser perseguido, mas como ele é superinteligente, sempre está um passo além da polícia, porém ele não é o único superinteligente. Aí já viu, né...)
O terceiro conto, "Divisão por Zero", não me conquistou logo. Eu adorei a forma da escrita e da divisão dos capítulos, mas a história em si foi bem chatinha. PORÉM, depois de um tempo pensando nela eu gostei mais. Não é minha favorita, mas agora eu acho bem boa.
E então temos "História de sua vida", que deu origem ao filme A Chegada. Enquanto eu lia, eu tava achando ela interessante. Mas perto do final foi ficando mais chatinha. Aí eu fiz uma pausa na leitura, e me peguei pensando na história. E nisso, eu pensei que, se certa coisa acontecesse, faria sentido com o que já aconteceu na história, e se isso realmente acontecesse, seria incrível. E foi o que aconteceu. Resumindo: conto muito bom, bem escrito, interessante, etc etc.
E então vamos para "Setenta e duas letras". Não entendi metade do que foi explicado, mas continuei amando.
E aí vem "A evolução da ciência humana". Um conto de cinco páginas que vale o livro inteiro e que daria uma discussão de dias. Incrível, perfeito, cheiroso, inteligente, preocupante, etc etc.
E o último conto.
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Com certeza o melhor de todos. Sim, eu amei os que eu já falei, mas "Gostando do que vê: um documentário", é o mais incrível. É outra história que daria uma discussão de dias, discussão muito necessária nos dias atuais, pois fala sobre beleza, culto às aparências, pressão estética, manipulação de pessoas, e até onde as pessoas podem chegar para provar seu ponto de vista (e tem a filha do Valdemort também).
Só esses assuntos já mostram como o livro é recheado de temas. Ele fala de matemática, linguística, psicologia, neurociência, política, controle do governo sobre os corpos, inteligência, tecnologia, religião, e outras coisas mais.
Podia dar errado, mas não dá. É incrível.
Para mim, quase todos os contos estão conectados. Não sei se foi proposital ou só um mero acaso, mas dá pra fazer algumas ligações, ex: o superinteligente é um meta-humano originado de um megafeto feito após a aparição de um anjo que pode se reproduzir sem ajuda humana através da nomenclatura e que cria a caliagnosia para as pessoas não verem que ele é um heptápode e que gosta de matemática.
Pra entender tudo isso, você tem que ler o livro. E confiem em mim porque vocês não vão se arrepender.