História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang




Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos


161 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Kamy 22/11/2021

Contos para pessoas exatas
Ted Chiang sendo formado em Ciência da Computação tem uma linguagem que considero ser muito interessante quem gosta de sci-fi (ficção científica) e para quem é das áreas da matemática e engenharias.

Seus contos, apesar de serem totalmente distintos entre si, seguem um estilo muito marcante de escrita sobre as ciências sendo a leitura dos contos uma experiência muito interessante e que me deixou bastante curiosa para ler outros trabalhos do autor.
comentários(0)comente



Fernandohorse 20/11/2021

Sensacional
Ficção de uma maneira diferente, mais profunda, cheia de significados nas entrelinhas. Muito interessante a abordagem dos personagens principais serem uma linguista e um físico, afinal, são as ciências básicas para entender nosso mundo, nosso universo, nossa história: não adianta resolver todas as questões com a matemática se não pudermos comunicar isso às demais pessoas e vice-versa.

Ah! A espinha dorsal do roteiro do filme está aí, mas cabe dizer que o roteiro de A Chegada é sensacional, alterando e ampliando a história nos pontos-chave para torná-la ainda mais incrível.
comentários(0)comente



Marieliton M. B. 08/11/2021

Um conto vale por todo um livro?
Como todo livro de contos, esse é mais um que reúne contos dos mais diversos temas e devido a isso, alguns podem agradar o leitor enquanto outros nem tanto. Sem dúvidas o grande chamariz desse livro é o conto que originou o filme A Chegada, tanto que é o conto que mais se destaca dos demais.

Abaixo segue minhas “mini resenhas” de cada conto do livro.

1º Conto: A Torre da Babilônia
A história é concentrada em Hillalum, o minerador do céu. Ele seus companheiros tem a missão de “perfurar o céu” no topo da torre da Babilônia.
Achei um conto interessante com um pé na fantasia, mas tentando ser bem realista.

2º Conto: Entenda
Greco, um cara que participou de um experimento médico e acabou desenvolvendo um raciocínio acima do normal. Achei a história interessante. Ela inclusive mostra o quanto que a ignorância pode ser uma bênção. 😅

3º conto: Divisão por Zero
Achei bem bobo esse conto. Ele narra a história de uma matemática que descobre como provar que 1 = 2, e isso seria uma revolução não só na matemática, mas em toda a percepção das coisas.

4º conto: História da sua vida
Uma linguista estabelece uma forma de contato com dois alienígenas que chegam na Terra. A interação entre ela e os seres de fora do planeta, faz despertar nela uma maneira de “lembrar do futuro”.
Sem dúvidas o melhor conto do livro. Ele inclusive difere bastante do filme A Chegada, já que os personagens não interagem diretamente com os alienígenas. Nesse sentido, o filme funciona melhor já que visualizar a interação entre os pesquisadores e os alienígenas ajuda a entender melhor o enredo.

5º conto: Setenta e duas letras
Bem chatinho esse conto. Nele as pessoas animam autômatos usando palavras mágicas. Uma pesquisa aponta que a humanidade perderá a capacidade de se reproduzir em poucas gerações, e daí começa uma tentativa de fazer com que o uso das palavras mágicas em espermatozoides evite isso.

6º conto: A evolução da ciência humana
Conto bem curtinho, porém, não entendi coisa alguma dele. 😅

7º conto: O Inferno é a ausência de Deus
Conto que narra a história de Neil Fisk que busca uma forma de ir pra o Céu. Ele perde a esposa por conta da aparição de um anjo e isso faz ele iniciar uma jornada para encontrar um desses seres e também garantir o seu reencontro com a amada após a morte. Achei esse um conto bem interessante.

8º conto: Gostando do que vê: um documentário
Conto em forma de documentário descrevendo a experiência de uso de um dispositivo chamado Cali, que inibe a beleza das pessoas ao olhar pra elas. Achei bem chato esse conto. A forma de escrita dele, como se fossem depoimentos, deixou a leitura muito travada.
comentários(0)comente



alissonltl 28/10/2021

Simplesmente incrível, gostei demais de todos os contos. É uma leitura que eu não imaginava gostar tanto mas é tudo tão interessante e criativo que me fascinou.
comentários(0)comente



vdevinicius 08/10/2021

Contos de qualidade, scifi de qualidade
O pensamento que não sumia da minha cabeça, enquanto lia os contos, era "Meu deus, quanta criatividade", e instantanemente vinha "Meu deus, quanto conhecimento". Porque esses contos, além de serem sensacionais, muito bem escritos, carregam uma base científica firme, e até densa dependendo do conto. É claro que ou o autor já conhecia muito de ciências diferentes (biologia, matemática, física, linguística...) ou tinha uma ideia incrível e estudava a fundo cada tema pra compor o conto.
São poucos os contos (apenas dois, eu acho) que não são excelentes. "Torre da Babilônia, "Entenda", "História de Sua Vida", "Setenta e duas letras" e "Gostabdo do que vê: um documentário" foram meus preferidos. "Divisão por zero" é bom, mas a base teórica da matemática que o autor dá é ótima.
A sensação que sinto ao ler esses contos é parecida com a sensação que a beleza excessiva dá aos personagens no último conto. É bom demais, e duvido que qualquer escrita minha atual de ficção científica seja tão boa quanto a de Ted Chiang. Quem sabe um dia. Com certeza esse autor entra nos preferidos e como inspiração.
Bom demais
comentários(0)comente



Leandro.Galante 04/10/2021

Bom livro
Bom livro ? Destaque para os contos : ?A História da sua vida? , o melhor conto do livro , ?Gostando do que vê: Um documentário ? , ?Entenda? e ?O inferno é a ausência de Deus?.
comentários(0)comente



Giuliane.Souza 15/09/2021

Muito bom
Li esse livro por causa do filme a Chegada e tive a felicidade de encontrar contos excelentes aqui. O autor aborda temas como crença, o padrão de beleza insano da mídia, super inteligência de uma forma muito legal. Se você gosta de contos tá um livro bom
comentários(0)comente



jael 06/09/2021

Ted chiang é show!
"história da sua vida" é incrível e o melhor conto de todos (inspirou o filme A chegada), em seguida na preferência vêm os contos: "O Inferno é a ausência de Deus", "A torre da Babilônia" e "Entenda". As demais histórias achei medianas. Para mim a segunda coletânea de Ted Chiang supera a primeira. Se você gostou de História da sua vida e outros contos, recomendo muito que leiam Expiração.
comentários(0)comente



lucas 31/07/2021

história da sua vida
Sem dúvida o conto 'história da sua vida' se destaca entre todos, leitura que flui.
No entanto, não posso deixar de destacar os outros contos, cada um com sua individualidade.
comentários(0)comente



José Vinícius 31/07/2021

Perfeito.
Uma coletânea de contos incrível. É ficção científica com dose de fantasia, mas são contos que te tocam profundamente dentro do que se propõe a contar. Especialmente o conto que dá título ao livro, que inspirou o filme A Chegada. O filme passa um pouco do sentimento introspectivo que há no conto, mas fortalece o lado "científico" da coisa, enquanto que nos contos esse lado é voltado para outra área do conhecimento ? e aí o forte do livro se encontra em mesclar com inteligência esses conceitos com a situação do personagem dentro de si, muito parecido com o que vi em Duna.
comentários(0)comente



luan_dal 08/07/2021

o último conto!!!!!!!! aaaaaaaaaaaaaaaaAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Eu amo que toda vez que eu leio um livro de ficção especulativa/científica eu fico maravilhado porque dá pra falar sobre tudo o que existe no mundo, mas eu sempre achava que faltava algo nos livros, que eu não sabia o que era.

E então veio esse livro aqui e eu acho que, a partir de agora, vou gostar mais do gênero. Não que eu tenha descoberto o que faltava para eu gostar, mas eu me sinto mais preparado pra ver as histórias de uma outra forma. Não sei explicar direito, mas enfim..., voltando a falar desse livro:

Ele é sensacional.

O primeiro conto, "A Torre de Babel" não é tão legal, e se junta a "O Inferno é a ausência de Deus" como os que eu menos gostei.
O segundo conto, "Entenda", é maravilhoso. É uma junção de A Incendiária, do King, com Flores para Algernon e o filme Lucy (com isso, o conto mostra um homem que ficou superinteligente depois de experiências em laboratório que começa a ser perseguido, mas como ele é superinteligente, sempre está um passo além da polícia, porém ele não é o único superinteligente. Aí já viu, né...)
O terceiro conto, "Divisão por Zero", não me conquistou logo. Eu adorei a forma da escrita e da divisão dos capítulos, mas a história em si foi bem chatinha. PORÉM, depois de um tempo pensando nela eu gostei mais. Não é minha favorita, mas agora eu acho bem boa.

E então temos "História de sua vida", que deu origem ao filme A Chegada. Enquanto eu lia, eu tava achando ela interessante. Mas perto do final foi ficando mais chatinha. Aí eu fiz uma pausa na leitura, e me peguei pensando na história. E nisso, eu pensei que, se certa coisa acontecesse, faria sentido com o que já aconteceu na história, e se isso realmente acontecesse, seria incrível. E foi o que aconteceu. Resumindo: conto muito bom, bem escrito, interessante, etc etc.
E então vamos para "Setenta e duas letras". Não entendi metade do que foi explicado, mas continuei amando.
E aí vem "A evolução da ciência humana". Um conto de cinco páginas que vale o livro inteiro e que daria uma discussão de dias. Incrível, perfeito, cheiroso, inteligente, preocupante, etc etc.

E o último conto.


aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Com certeza o melhor de todos. Sim, eu amei os que eu já falei, mas "Gostando do que vê: um documentário", é o mais incrível. É outra história que daria uma discussão de dias, discussão muito necessária nos dias atuais, pois fala sobre beleza, culto às aparências, pressão estética, manipulação de pessoas, e até onde as pessoas podem chegar para provar seu ponto de vista (e tem a filha do Valdemort também).

Só esses assuntos já mostram como o livro é recheado de temas. Ele fala de matemática, linguística, psicologia, neurociência, política, controle do governo sobre os corpos, inteligência, tecnologia, religião, e outras coisas mais.
Podia dar errado, mas não dá. É incrível.

Para mim, quase todos os contos estão conectados. Não sei se foi proposital ou só um mero acaso, mas dá pra fazer algumas ligações, ex: o superinteligente é um meta-humano originado de um megafeto feito após a aparição de um anjo que pode se reproduzir sem ajuda humana através da nomenclatura e que cria a caliagnosia para as pessoas não verem que ele é um heptápode e que gosta de matemática.

Pra entender tudo isso, você tem que ler o livro. E confiem em mim porque vocês não vão se arrepender.
comentários(0)comente



Aldemir2 27/06/2021

Nossa nossa...
Incrível, espetacular, maravilhoso, fazia muito tempo que eu não lia um livro de contos tão bom assim. Cada conto vai te fazer pensar e refletir bastante sobre o assunto que ele vai trazer, não é algo raso e de leitura simples, é profundo como um lago gelado no meio do inverno, mas extremamente prazeroso de nadar. Os melhores para mim foram os contos "Entenda" e "História da sua vida", ambos são de ficção científica, o primeiro envolvendo um pouco mais de ação e o segundo algo bem mais sistemático que é a língua e o contato. "História da sua vida" foi o conto que deu origem ao filme "A Chegada" (Arrival), com a Amy Adams que concorreu ao Oscar de melhor filme em 2017, também recomendo assistir o filme pois ele vai ampliar bem mais o que foi mostrado no conto. Se você quer uma leitura que te faça pensar bastante sobre determinados aspectos do mundo e da vida e dos humanos eu recomendaria bastante esse livro.
comentários(0)comente



Leticia 26/06/2021

Não é fácil mãos é bom
Ótimos contos! Os meus preferidos, alem do conto "historia da sua vida" que inspirou o filme a chegada, são os contos "Entenda" e " Gostando do que vê : um documentário". Eles são geniais!

Eu tirei meia estrela pelo conto "Divisão por zero" pelo simples fato de eu ter me sentido burra lendo. Hahahah

Alguns contos são difíceis mas todos têm uma originalidade assustadora!! Eu recomendo demais.
comentários(0)comente



Flavio.Vinicius 13/06/2021

Conto que originou o filme A Chegada
Li apenas o conto A História da sua Vida, que inspirou o filme A Chegada. Gostei bastante do filme e do conto também. Acho que as duas obras se complementam. O filme é mais diferente do conto do que eu imaginava, mas tem muito respeito pelo conto. Gostei bastante.
comentários(0)comente



Flávio10 02/06/2021

Excelente leitura
Cada conto instiga o pensamento e nos faz refletir constantemente sobre nós mesmos. Ao mesmo tempo nos faz querer estar dentro do universo de cada estória contada.
comentários(0)comente



161 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR