Claudia - @segunda.opiniao 18/11/2022A leitura desse livro faz parte de um projeto literário pessoal, no qual me comprometi a ler séries longas que sempre tive vontade de conhecer, contudo o número de livros me assustava e acabava adiando as leituras. Os “Diários da Princesa” estão no topo dessa lista de séries e hoje trago para vocês a resenha do quarto volume, que infelizmente foi o menos empolgante até agora.
No quarto volume da série, nossa amada princesa está passando suas férias escolares em Genovia, mas diferente do que todos imaginam, Mia vai trabalhar muito e curtir pouco, afinal precisa ir a incansáveis reuniões com autoridades de todos os níveis, comparecer a muitos eventos entediantes e lidar com sua inflexível avó todos os dias e não só durante as espaçadas aulas de princesa, que era quando estava com sua (não tão estimada assim) Grandmère.
Além de as férias deixarem a desejar, agora Mia é oficialmente a namorada de Michael Moscovitz, um carinha mais velho, inteligente e lindo por quem ela sempre foi apaixonada, mas além de haver um mar de distância entre eles, a falta de comunicação deixa nossa princesa ainda mais insegura, se é que isso é possível. Será que Michael gosta mesmo dela?
Pois bem, reafirmo que a série da princesa tem uma leitura fluída, leve e divertida, não é diferente nesse volume. Ri muito e ainda peguei dicas com a Grandmère de como uma garota precisa tratar os rapazes. Até li Jane Eyre, um clássico muito citado nessa edição. O problema é que Mia fica tão deprimida com a ideia de Michael amá-la só como amiga e que a distância vai ser o fim para o tão sonhado relacionamento, que cansa qualquer leitor.
É claro que a insegurança é parceira de toda e qualquer mulher, convenhamos, quanto mais uma adolescente, mas Meg pesou muito a mão nos dramas relacionados a isso. Talvez uma leitora com a idade mais próxima a da Mia não teria se incomodado tanto, mas para mim foi sofrível. O Michael, maduro e maravilhoso como é, em nenhum momento deu base para tanta insegurança. É claro que o reencontro deles foi espetacular... Bem como os dois completando as falas de Star Wars juntos enquanto assistiam ao filme, isso sem mencionar o presente de aniversário que a Mia deu ao Michael!!! Essas foram as partes altas do livro.
Ainda amo a princesa e entendo essas inseguranças como ninguém, na idade dela então, é mais do que perdoável, mas que foi cansativo, ah... isso foi. Espero que ela vá amadurecendo ao longo dos outros volumes. Sigo com os planos de ler mais livros desta série esse ano. Que os deuses da literatura digam amém!
Outra coisa que merece destaque é o quanto a autora brincou, ironizou e homenageou o filme O Diário da Princesa nesse volume. As discussões dos personagens sobre como foram retratados foi sensacional!!! Continuo recomendando a leitura, especialmente para as garotinhas mais jovens.
Beijos reais.
Câmbio. Desligo.
~ Cau
site:
@segunda.opiniao - Instagram