Ostra feliz não faz pérola

Ostra feliz não faz pérola Rubem Alves




Resenhas - Ostra feliz não faz pérola


128 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Marina128 03/11/2024

Não é um livro de autoajuda
Eu comprei esse livro acreditando que seria de auto ajuda e não sei se ele poderia ser classificado nesse gênero. Os livros comuns de autoajuda em geral mostram estratégias para lidar com questões inerentes à vida e às relações interpessoais. Esse livro não faz isso.
?Ostra feliz não faz pérola? é um livro de pequenas crônicas e algumas delas trazem reflexões, apesar de não serem todas. Rubem Alves mostra como a escrita é uma forma transformar em pérolas algumas coisas que podem nos incomodar, tanto por meio da mudança de foco quanto por um processo de reelaboração.
comentários(0)comente



Isa Beneti 12/09/2024

O Amor, a Beleza, a Religião... sob o olhar de Rubem
Conjunto de pequenas crônicas separadas em grandes assuntos gerais como amor, educação, religião e beleza.

As crônicas, no geral, são bem diretas: contam histórias ou trazem pensamentos e reflexões, com citações, que o autor teve. Mas essa "objetividade" não tira em nada o valor da obra, que teve várias histórias significativas para mim, como "Memória", "Culinária", "Sobre amar e o ouvir", "Arte e Ideologia", entre outras.

Nelas, Rubem me ensinou que nunca devo mostrar meu poema a um não poeta; que não podemos controlar nossos sentimentos, mas podemos controlar nossas ações; que o ato de falar é masculino, o de escutar é feminino, mas todos nós temos um pouco de masculino e de feminino; e que, se tamanho importasse, o elefante seria dono do circo.

Tudo isso ele faz usando muitas citações, que considerei até excessivas (algumas crônicas são SÓ citações), mas muito interessantes.

Amei conhecer esse kingo Campineiro
comentários(0)comente



david. 16/07/2024

Vazaram os desabafos!
É como ler o Notes do celular de alguém, com vários textos tocantes que nos fazem refletir os mais diversos aspectos da vida. Leitura bastante interessante. Recomendo.
comentários(0)comente



Bruna3810 16/06/2024

Ostra feliz não faz pérola
Livro de crônicas, confesso que achei que me agradaria muito mais em termos quantitativos, mais do que Martha Medeiros, mas ela segue sendo minha preferida neste quesito. Rubem Alves é Rubem Alves né? Ele é muito bom quando quer, mas meio sarcástico em coisas religiosas e fala de coisas sexuais de uma maneira grosseira, não me agrada! Das 408 crônicas existentes neste livro, gostei de 112, quase 30%! Comparando com a Martha que eu gosto de ao menos 50% do que escreve, é isso! Os dois seguem sendo meus autores favoritos, apesar dos pesares?
comentários(0)comente



Kelly02844 01/06/2024

Poético
Esse livro é simplesmente maravilhoso! A escrita do autor é tão poética e bonita. Eu devorei esse livro em um dia.
comentários(0)comente



Tania 22/05/2024

Primeiro livro que leio desse autor apesar de já ter lido a história da ostra a um tempo atrás e amei muito e por isso fui atrás de livros do autor. Gostei muito, fala sobre temas variados, temas do nosso cotidiano, nos sendo apresentados pelos olhos do autor....esse livro é para ser degustado, refletido , nos faz pensar.....me vi em muitas das opiniões do autor, concordando com algumas e vendo por outro olhar outros assuntos. Amei e super recomendo!!!?
comentários(0)comente



Matheus656 19/05/2024

Ostra feliz não faz pérola
Ler ?Ostra feliz não faz pérola? é ter uma aula sobre vivência. É ver o cotidiano com outros olhos, compreender os sentimentos, sejam eles bons ou ruins, e assim, desenvolver apreço pela vida.
comentários(0)comente



Malu Alves ð¨ 14/05/2024

???
"Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída... Por vezes a dor aparece como aquela coceira que tem o nome de curiosidade."



Um dia uma pessoa muito importante na minha vida me disse: "A poesia tem que ser sentida" e é oq o Rubem mostra nesse livro, cada palavra dele é um sentimento absurdo!!! demorei meses pra acabar de ler pelo simples prazer em devorar tudo oq esse homem diz.
A conexão que eu senti com p Rubem Alves foi sensacional...
É lindo sentir oq o autor sente do seu próprio jeito.
Esse livro virou um dos meus favoritos da vida!! Me tirou uns risos sinceros, reflexões profundas, emoções etc.
Cada experiência é única, pretendo ler novamente esse livro daq 5 anos e ver se eu ainda enxergo algumas coisas da mesmas forma.
Ele fala de coisas do cotidiano, arte, música, educação, saúde mental...
simplesmente uma experiência extraordinária.
comentários(0)comente



Camila 18/04/2024

Magnífico
às vezes (muitas vezes) os livros não precisam ter nada de extraordinário para se tornarem especiais. basta uma mesma conexão, uma mesma sintonia, uma mesma frequência entre autor e leitor; e foi a essa frequência que Rubem Alves me conectou sem nenhum esforço, ressaltando coisas já tão intrinsecamente minhas e, de alguma forma, dele também.
comentários(0)comente



Heittor_batista 14/03/2024

Ostra Feliz Não Faz Pérola de Rubem Alves é uma obra que desafia as expectativas, oferecendo uma perspectiva poderosamente reflexivas sobre a vida e suas complexidades. Alves tece habilmente histórias poéticas e insights filosóficos para nos levar a uma jornada de conhecimento e autoaceitação. Sua capacidade de transmitir mensagens profundas em uma linguagem simples e fácil de entender é verdadeiramente impressionante. Além disso, este livro nos faz repensar nossos conceitos de felicidade e mudança e nos inspira a encontrar beleza e significado mesmo nas piores situações. Resumindo, é uma leitura fascinante que nos convida a refletir sobre os valores da vida e a abraçar uma jornada de crescimento pessoal.
comentários(0)comente



Brnlli 24/02/2024

Rubem Alves é tão original, tão leve e descontraído. Me peguei rindo várias vezes na companhia de seu livro. É uma excelente leitura para aqueles que gostariam de se aprofundar mais sobre a nossa literatura brasileira que é tão rica em detalhes e piadas internas que somente nós como brasileiros entenderíamos. ???
comentários(0)comente



Clara 09/01/2024

Ñ LI ESSE LIVRO, mas ss "Fênix" de Ju Silva (@jufenixoficial
Primeiramente gostaria de pedir desculpa caso vc tenha vindo ler sobre esse livro. A real é que escolhi apenas pelo número de páginas, o qual coincidia com o livro que estava lendo.

"Fênix" é uma autobiografia de uma paratleta que conheci na feira da Reatch 2023. Como não possui editora oficial, esse livro não aparece aqui no skoob.

É simplesmente fantástico ver toda a força e vontade de viver dessa mulher. Me sinto honrada em ter conhecido um pouco mais de sua história.

Ela é carismática, sorridente, simpática e verdadeira. A leitura foi a mesma sensação de nosso encontro por acaso. Para a Ju (que depois enviarei pelo insta dela) apenas tenho que agradecer. Desejo muito sucesso e luz em sua trajetória! Ansiosa para tever na televisão em uma Paraolimpiada!!

*** Instagram dela está no título, caso queiram comprar ou dar uma olhada no livro ***

? Segue abaixo a sinopse:

Em 8 de Junho de 2015, o carro que Juliana Silva dirigia capotou numa curva na Rodovia Dutra, caindo ribanceira abaixo por quinze metros e batendo contra uma Rocha. A jovem engenharia, com uma carreira em ascensão, apaixonada por dança e andar a cavalo, foi diagnosticada como tetraplégica.
Foram seis meses na UTI, diversas cirurgias e complicações, e uma luta cansativa entre entregar-se à depressão e ter fé de que tudo ficaria bem. Com uma força de vontade surpreendente, ela se dedicou à prática diária da gratidão e encontrou no esporte uma conexão entre sua nova realidade e o mundo ao seu redor.
Conheça neste livro a história cheia de altos e baixos de uma mulher que superou todos os desafios colocados em seu caminho e transformou sua vida.
comentários(0)comente



Knots 29/12/2023

Crônicas
Rubem Alves mais uma vez nos da de presente outro livro com várias crônicas maravilhosas. Uma forma singular de ver os movimentos da vida!
comentários(0)comente



Esdras 23/12/2023

Uma verdadeira preciosidade em quase 300 páginas. Cada vez mais fã desse brasileiro que faz falta. A arte de Rubem Alves é memorável.
comentários(0)comente



Deise.Maria 18/12/2023

Pérolas de Rubens Alves
Mas uma obra magnifica do Rubens, dessa vez li diversas cronicas nos mais diversos assuntos desde amor a morte . O Rubens tem a proeza de trazer cronicas um tanto cômicas mas muitas com uma mensagem social interessantíssima, só pra citar algumas, destacarei alguns trechos :

"??Sobre o ouvir O ato de ouvir exige humildade de quem ouve. E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não"( ter empatia)

"??Essa é a tragédia dos aposentados: estão desplugados de empresas. Cartesianismo ao contrário: ?Estou desplugado de uma empresa, logo não existo...?.( sobre exclusão quando não se tem mais função trabalhista)

"??Vossos filhos são flechas que, uma vez disparadas, se transformam em pássaros que voam para onde querem e não na direção do alvo que o arqueiro viu?. Ser pai é alegrar-se com o voo do pássaro, livre, para longe, numa direção não sonhada."* sobre educar os filho)

??como lei: ?É direito dos lobos comer ovelhas?. Não existe caso em que os lobos tenham, democraticamente, aberto mão dos direitos que eles mesmos estabeleceram. As ovelhas são as culpadas de sua desgraça. Foram elas que, pelo voto, deram poder aos lobos.( politica)

"??A nossa sociedade define a nossa identidade por aquilo que fazemos, da mesma forma que os objetos são definidos por aquilo que podem fazer"

O Rubens é uma psicanalista que compõe cronicas com umas tiradas muito inteligentes sabe ,eu encontrei diversos textos provocativas,onde ele nos faz pensar ,tantos em questões políticas, religiosas ,questões sociais como educação ,democracia ,morte ,envelhecimento, assuntos até mesmo corriqueiros mas que poucos nos questionamos como o ato de deixarmos de sermos crianças impelidos pelas obrigações. Eu aprendi com ele a entender que Deus está em tudo em nossa volta e não só nas religiões; a ver a existência com mais significado,; a encarar a morte falando dela,inculsive passei a entender melhor outras obras como o da Cecília Meirelles, Fernando Pessoa ,Pablo Neruda entre outros pelas referências que ele faz ,ele cita bastante Os heterônimos de Fernando Pessoa, não só neste livro mas em outros tb ,ele valoriza muito a poesia pq na concepção dele é uma forma de nos reconectar com nossa criança interior, ennxergar a beleza da vida .
comentários(0)comente



128 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR