Deise.Maria 18/12/2023
Pérolas de Rubens Alves
Mas uma obra magnifica do Rubens, dessa vez li diversas cronicas nos mais diversos assuntos desde amor a morte . O Rubens tem a proeza de trazer cronicas um tanto cômicas mas muitas com uma mensagem social interessantíssima, só pra citar algumas, destacarei alguns trechos :
"??Sobre o ouvir O ato de ouvir exige humildade de quem ouve. E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não"( ter empatia)
"??Essa é a tragédia dos aposentados: estão desplugados de empresas. Cartesianismo ao contrário: ?Estou desplugado de uma empresa, logo não existo...?.( sobre exclusão quando não se tem mais função trabalhista)
"??Vossos filhos são flechas que, uma vez disparadas, se transformam em pássaros que voam para onde querem e não na direção do alvo que o arqueiro viu?. Ser pai é alegrar-se com o voo do pássaro, livre, para longe, numa direção não sonhada."* sobre educar os filho)
??como lei: ?É direito dos lobos comer ovelhas?. Não existe caso em que os lobos tenham, democraticamente, aberto mão dos direitos que eles mesmos estabeleceram. As ovelhas são as culpadas de sua desgraça. Foram elas que, pelo voto, deram poder aos lobos.( politica)
"??A nossa sociedade define a nossa identidade por aquilo que fazemos, da mesma forma que os objetos são definidos por aquilo que podem fazer"
O Rubens é uma psicanalista que compõe cronicas com umas tiradas muito inteligentes sabe ,eu encontrei diversos textos provocativas,onde ele nos faz pensar ,tantos em questões políticas, religiosas ,questões sociais como educação ,democracia ,morte ,envelhecimento, assuntos até mesmo corriqueiros mas que poucos nos questionamos como o ato de deixarmos de sermos crianças impelidos pelas obrigações. Eu aprendi com ele a entender que Deus está em tudo em nossa volta e não só nas religiões; a ver a existência com mais significado,; a encarar a morte falando dela,inculsive passei a entender melhor outras obras como o da Cecília Meirelles, Fernando Pessoa ,Pablo Neruda entre outros pelas referências que ele faz ,ele cita bastante Os heterônimos de Fernando Pessoa, não só neste livro mas em outros tb ,ele valoriza muito a poesia pq na concepção dele é uma forma de nos reconectar com nossa criança interior, ennxergar a beleza da vida .