Evelyn 15/08/2017O Livro da Menina que comprava livros, via filmes, mediava eventos...Em O Livro da Menina, a blogueira e autora Raffa Fustagno compartilha suas emoções, experiências e aventuras despertadas por livros, filmes e séries.
Fustagno aborda inúmeros assuntos literários, por exemplo, a criação de metas literárias todo início de ano quem nunca, ressaca literária quem nunca², onde a autora dá sugestões de livros para sair da bad, entre eles, Anna e o Beijo Francês, da Stephanie Perkins, que eu super amo e super recomendo também, além de dicas e experiências para com a Bienal do Livro, seja a do Rio de Janeiro ou a de São Paulo. Quem é leitor voraz (ou não) sabe a importância da Bienal em nossas vidas, o que é chegar duas ou três horas antes da abertura da feira para (tentar) garantir uma senha de autógrafo, e é por esse motivo que Raffa divide suas histórias conosco.
O livro também vem a ser interativo, ou seja, há quizes, desafios, testes, listas e afins, onde vim a descobrir que sou uma leitora Jedi (prazer, Evelyn Skywalker. Sim, eu sou casada com o Luke Skywalker, tá). Mas, a pessoa que vos escreve tem horror a rabiscar livros (o único livro que “rabisquei” foi o da monografia, porque não tinha jeito), então eu preenchi, respondi e listei tudo mentalmente.
Raffa também fala sobre a criação de seu blog literário, além de indicar outros canais e blogs, onde revela acreditar que “um blog literário precisa falar de diversos gêneros, até aqueles pelos quais não sejamos tão apaixonados assim... imagino que minha opinião possa contar muito para a escolha do próximo livro ou filme.” (eu espero estar fazendo meu trabalho corretamente, e que vocês estejam levando minha opinião em consideração). Ela também relata sobre como organiza o Evento da Menina, que pode servir de inspiração para você criar o seu.
Além disso tudo, Raffa também fala sobre como foi conhecer diversos artistas e autores, entre eles, Johnny Depp, Bradley Cooper e Stevie Wonder, e dá dicas de como stalkeá-los (no bom sentido) quando eles estiverem na cidade. Porém, nem todos os encontros foram memoráveis (agora no mau sentido). Imagina a minha decepção ao descobrir por meio deste livro que Reese Witherspoon, minha, nossa Elle Woods aka Legalmente Loira, é antipática que só!
Além disso tudo², Fustagno ainda fala sobre séries, entre elas, Barrados no Baile ou Beverly Hills 90210 (que deu origem ao remake de 2008, 90210, que vem a ser uma das séries que mais ano na vida, sendo que, também amo a original), The Vampire Diaries (onde, como a página do Facebook, sou Stelena Eternamente) e Friends, na qual ela confessa que “morria de raiva toda vez que as tentativas de juntar Ross e Rachel eram um fiasco. Torcia por isso todo episódio.”. Eu também, Raffa, eu também. E nem mesmo acompanhei Friends em tempo real, já que a série estreou em 1994, ano em que eu ainda ia nascer (eu nasci faltando 10 dias para o fim do ano).
Enfim, depois disso tudo, minha única ressalva para com O Livro da Menina foi que ele poderia conter, mesmo que ilustrado, a foto da Raffa com os autores e artistas que conheceu. Em contrapartida, foi ótimo saber sobre suas experiências, além de aprender e tirar proveito (no bom sentido) delas.
site:
http://garotablockbuster.com/2017/08/15/livro-o-livro-da-menina/