Leandro de Lima 17/02/2022
Tema interessante, boa narrativa do autor, péssima estrutura de apresentação
Queria ter lido esse livro no colégio. O autor escreve de maneira muito simples e leve, o que foi bem diferente do que esperaria de um livro de história de autor brasileiro. Não que eu tenha lido muitos livros de história brasileiros, confesso, reconhecendo aqui meu próprio preconceito. Fica visível o motivo que esse livro foi um best-seller, pois creio que ele atinja muitos públicos justamente por não complicar muito. Realmente parece um ótimo livro introdutório sobre o tema, pra gerar interesse sem assustar e também sem perder a qualidade acadêmica de consulta à fontes etc. Recomendadíssimo pra quem não sabe nada sobre o assunto ou quem não lembra muito das aulas de história sobre esse período, que era meu caso.
Infelizmente, a edição que li (4ª) foi muito mal diagramada, com imagens agrupadas de maneira separada em partes do livro, como se tivesse dado um bug no arquivo word e o responsável simplesmente tivesse desistido de concertar. A despeito disso, as imagens em si não eram fundamentais para manter o leitor interessado. O autor também se repete em certos trechos de forma desnecessária, fazendo parecer também que faltou um pouco de primor na edição do livro. Conteúdo maravilhoso, péssima estrutura de apresentação.
O conteúdo em si do livro é revelador. O autor consegue se aprofundar mais do que numa aula expositiva típica da minha época de colégio, pois frequentemente utiliza-se da perspectiva de fontes históricas pra ilustrar os acontecimentos e consequências destes. Há comentários opinativos do Laurentino porém esses comentários são embasados e relativamente neutros na medida do possível, sendo também adições interessantes e não mera propaganda de pensamento.
Foi uma revelação para mim como o Brasil tem suas idiossincrasias e acontecimentos absurdos desde sempre, muitos acontecimentos que acredito nunca ter ouvido falar antes. Sem rebuscar muito, o autor teve sucesso em me fazer sentir ambientado no período histórico e me fazer acompanhar seus raciocínios com a perspectiva atual. Em momento algum me senti perdido, e assim, sinto que pude aproveitar o conteúdo ao máximo, o que é um ótimo indicativo da qualidade do autor e de seu livro. Pretendo ler num futuro próximo os livros seguintes da trilogia.