1808

1808 Laurentino Gomes




Resenhas - 1808


975 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Leo 29/10/2009

Acabo de ler, com muito atraso, “1808”, de Laurentino Gomes. A essa altura, o livro já se consagrou como um bestseller inquestionável: figurou durante 104 semanas consecutivas na lista de mais vendidos da revista Veja e, segundo a Editora Planeta, já conta com “mais de 3 milhões de leitores” em todo o país. Além disso, a obra também arrebatou os prêmios Jabuti e Livro do Ano.

Não há como negar que “1808” tenha seus méritos. Consta que o livro consumiu 10 anos de pesquisas, cujo resultado é visível: em suas páginas transbordam dados, curiosidades e referências. Além de narrar a vinda da família real portuguesa para o Brasil, Gomes também joga luz sobre fatos e aspectos que costumam ser ignorados por outras obras do gênero, como o que aconteceu com Portugal durante o período em que D. João VI permaneceu na colônia e o que aconteceu ao monarca depois que voltou para a metrópole.

Mas provavelmente o grande mérito do livro seja também o seu maior defeito: “1808” é um impressionante compêndio de informações, e só. Nada de revelações bombásticas: D. João realmente carregava franguinhos em seus bolsos; Carlota Joaquina realmente tirou a poeira dos sapatos quanto partiu do Brasil. Nada de teses inovadoras: Gomes se limita a relatar os dados que compilou, de forma saborosa, vá lá, mas sem lançar um olhar diferente à historiografia já estabelecida.

Não deixa de ser irônico, portanto, que a grande revelação do livro seja relacionada à vida particular do arquivista real Luis Joaquim dos Santos Marrocos, figura menor sobre a qual Gomes dedica mais páginas do que o necessário e cuja biografia é usada para se traçar um paralelo artificial com a trajetória do próprio país.

Dessa maneira, “1808” se enquadra em uma linha editorial já explorada e consagrada pelo também jornalista Eduardo Bueno: a do livro de história que não questiona e não incomoda, mas instrui e diverte. Talvez isso explique sua enorme popularidade. Nada de linguagem acadêmica ou do estilo exuberante de um Sérgio Buarque de Holanda: “1808” é fácil e gostoso de ler. Seus capítulos são curtos e sua temática, acessível.

Fica então a pergunta: “1808” é um bom livro? A resposta depende da sua expectativa como leitor. Se você espera um olhar original sobre um dos grandes momentos da nossa história, provavelmente irá se decepcionar. Mas, se a intenção é apenas passar algumas horas com uma leitura prazerosa, fruto de um grande trabalho de pesquisa, então a obra de Laurentino Gomes é um prato cheio.
Tha 17/05/2012minha estante
É verdade! O livro em si não é uma grande novidade. Mas eu adorei justamente por ser gostoso de ler... me senti em 1808!


Gustavo 27/02/2014minha estante
Concordo, é um livro sem critica e mera compilação de informações. Muito superficial. Há livros de historiadores bem melhores, mas que, infelizmente, não conseguem a divulgação devida...


Jossi 25/04/2015minha estante
Justamente por não ter a linguagem acadêmica, e por ser um livro que conta a história, "que não questiona e não incomoda" [ser incomodado por quê? E para quê?] é que adorei os livros de Laurentino Gomes. Sem nenhum 'viés incômodo' seria a expressão correta. O jornalista apenas narra os fatos, numa linguagem acessível, agradável, sem deixar de contar apenas a verdade. Se eu quiser ler um livro com viés esquerdista, é só procurar por outro autor da moda. Na verdade, o que mais existe por aí, livrarias afora, são autores com ares sabichões, linguagem pouco acessível e tentando criticar ou reconstruir a História, de acordo com seus pontos de vista (críticos do "imperialismo português", cheios do chatérrimo politicamente correto).


eddye 11/03/2016minha estante
Só não entendi o porquê de você ter classificado o livro com zero estrelas, sendo que encontrou nele diversos méritos.

Que revelações bombásticas pode-se esperar da obra? O propósito da mídia não é este, afinal, trata-se de um livro de história, não de uma revista de fofocas.

Justamente por fazer um compêndio de informações expostas em neutralidade sem "contaminar" a obra com sua opinião pessoal, Laurentino Gomes conseguiu um feito admirável. Apresentar os fatos, e permitir que as pessoas tirem próprias as conclusões, sem serem influenciadas pela visão do autor. Concordo com a Jossi - livros com vieses críticos ou favoráveis são fáceis de encontrar. Difícil é conseguir ser neutro, informar sem pretender influenciar.




Gabriela 18/01/2022

Gostei muito desse livro, me permitiu aprender mais da história do Brasil que na escola! Obviamente naquela época talvez eu não entendesse algumas questões políticas envolvidas (obviamente não entendia haha). De qualquer forma, é muito interessante ir redescobrindo a história, com fontes fidedignas apresentadas pelo autor, o jornalista Laurentino Gomes.
As correspondências, registros, notas, notícias e demais documentos que fizeram parte da pesquisa do autor para este livro são fonte pura de história e conseguem esclarecer muitas características do Brasil atual.
Principalmente em relação à corrupção e à forma como isso é tratado desde a colônia até a atual República. Pretendo ler os outros livros da série, pois sem dúvida serão muito bem escritos e embasados em documentos históricos, como este primeiro.
Vicky 18/01/2022minha estante
Gostei da sua resenha! Me deu vontade de ler o livro! ???


Gabriela 19/01/2022minha estante
Que bom Vicky! Eu nunca gostei muito da matéria História na escola... Mas gostei muito do livro e quero ler outros do gênero também. Claro que a história vai muito além disso, mas para leigos no assunto como eu, vale super a pena aprender dessa forma!




Andre.Vieira 27/08/2024

Ótima aula!!!
Livro reportagem de Laurentino Gomes, muito bem feito, escrito, produzido, detalhado, fotografado e de fácil entendimento.
Livro muito rico em conhecimentos, com dados, citações.
Tem um apanhado geral dos avanços de Napoleão, história de como Dom João VI chegou a ser príncipe regente de Portugal, sua mãe louca, a fuga para a colônia, como Portugal ficou sem líder. A influência dos Ingleses a Portugal, a disputa entre Portugal x Espanha, a viagem dos portugueses, a chegada de Dom João a Salvador, partida para o Rio de Janeiro, o estilo de vida dos cariocas, os escravizados, a polícia brasileira, o Banco do Basil, como o dinheiro corria, a corrupção, abertura dos portos para os Ingleses e outras nações, a derrocada de Napoleão, a volta dos Portugueses, como o Brasil ficou e muito mais.
Livraço, livro de berço para qualquer amante de história.
Esse livro é tão bom, mas tão bom que ficava imaginando, em forma de literatura como seria. Daria para fazer uma série de livros calhamaços.

Minha nota? 10
comentários(0)comente



Bárbara 23/07/2023

Eu fui paga para ler, e não para avaliar
Sendo sincera, no início eu não queria ler esse livro. Eu nunca gostei tanto de história provavelmente por nunca ter tido bons professores da matéria até recentemente, então não ia lê-los. Até que me oferecerem dinheiro, então eu me interessei.
Eu comecei o livro só pelo dinheiro mas logo fui me interessando pela história. Até então eu nem sabia nem que a corte portuguesa tinha fugido pra cá em 1808! Quanto mais eu lia mais eu queria ler para saber como continuava. Eu descobri coisas que eu nunca teria imaginado sobre a real história do Brasil e acho que todos deveriam descobrir também. Eu acho importante que uma nação saiba a história de seu país e acho que muitos brasileiros assim como eu não tínhamos o menor interesse nisso, só conhecendo o básico como que em 1500 os portugueses iam para as Índias e decidiram ir pelo outro lado e bum, eles acharam a América, acho que devíamos ser mais interessados pelo assunto até porque é do nossa país que se trata mas muitos ainda não estão prontos para essa conversa
comentários(0)comente



radmilags 18/04/2021

Patriota
O autor expõe bem os seus sentimentos para com os portugueses, ele possui um ar bem patriota. Em relação ao conteúdo do livro, é triste perceber que não se trata de uma obra ficcional, na qual se escolhe os caminhos que a trama tomará. Por conta disso, o pesar sobre a história do meu país, se intensifica sobre os meus ombros, pois percebo que poderia ter sido melhor, se certas coisas tivessem sido mudadas. Por outro lado, não se deveria imaginar ações diferentes, vindas da nação que só queria extorquir essa mina de ouro chamada "Brasil".
comentários(0)comente



Elizabeth 04/06/2022

História
O bom de ler este livro, que aprendi que os outros países também se aproveitaram da riqueza do Brasil e deixaram a culpa para Portugal. Portugal foi um fantoche. A leitura é um pouco repetitiva, mas vale para, para as pessoas que lerem ver que muitas coisas se repetem até hoje.
Kleber 04/06/2022minha estante
A verdade é que poucas coisas mudaram daquela época no que diz respeito as nossas riquezas naturais, continuam sendo levadas diariamente.




Mossolim 25/06/2021

Uma monarquia apavorada em pleno século XIX
Um livro fabuloso, a história quase colonial e quase independente do Brasil.
Com as invasões napoleônicas força a fuga da corte portuguesa para a fechadíssimo colônia sul americana, o Brasil. Escolta pelos britânicos, que peitavam os franceses no continente, o príncipe regente D. João vem para o Brasil, transformando a cultura, a economia e toda sociedade nas terras brasileiras.
Uma verdadeira aula de história, um livro obrigatória q mostram as boas verdades do nosso príncipe regente, e o costumes do povo brasileiros, q jamais vão sair apesar dos tempos já passados.
Chega tbm ao fim algumas desmitificações da princesa com compulsão sexual e de um príncipe regente inútil, mas realidade perversa um país q se desenvolveu e construiu sua história na base da corrupção e na exploração humana.
As verdades desse livro mostram q o Brasil teve poucas mudanças no sentido da administração pública do país, onde ainda se nota na realidade atual, no passado brasileiro. Algumas pessoas oportunistas, preconceitos, corruptas q ainda vê o nome ou sobrenome ainda é lei e a ordem.
Conhecer uma parte da história do país é conhecer a realidade desse atual Brasil, q mesmo aos trancos e barrancos o país vai mostrando o seu lado bonito de construir a sua história apesar das vergonhosas atitudes dos administradores q desenvolveram esse país.

site: https://www.instagram.com/colecao_em_dobro/
comentários(0)comente



Reginato 30/10/2022

1808 História pura
Leitores de história vão amar esse livro, mas o leitores normais irão detestar o livro. O motivo é que trata-se de um livro de pesquisadores e não dr uma leitura legal sobre os fatos históricos.

Achei chato a formatação do livro

Não recomendo
Ane 15/10/2023minha estante
Tbm não gostei, não sei pq se eu tive aulas monótonas de história e devido a isso sempre detestei história, mas realmente tentei mas não rolou, é um assunto que não me atrai nenhum pouco, sei q é importante sabermos da nossa história mas?


Reginato 24/10/2023minha estante
Verdade... horrível essa leitura ? rsrss




Juliana 19/01/2024

1808
Livro muito interessante para conhecer aspectos curiosos da história do Brasil, especificamente sobre o período em que a corte portuguesa fugindo de Napoleão transferiu a sede do governo português para sua colônia mais produtiva. Um mergulho no período de 1808 a 1821 e seus desdobramentos para o povo brasileiro.
comentários(0)comente



Paulo2175 03/03/2024

O que seria do Brasil, se não fosse ele?
O livro "1808" é um best-seller do autor brasileiro Laurentino Gomes. Ele narra a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte que invadiram Portugal. A obra descreve a viagem da corte, a estadia no Rio de Janeiro e os impactos da presença da família real na colônia, incluindo as transformações sociais, políticas e econômicas que ocorreram nesse período.
Ao retratar esse momento crucial da história do Brasil, o livro oferece uma visão detalhada dos bastidores do poder, das mudanças culturais e das relações entre a corte e a população local. "1808" é muito elogiado por sua pesquisa histórica minuciosa e por apresentar os eventos de forma acessível e envolvente para o leitor. É uma leitura recomendada para quem se interessa pela história do Brasil e pela formação do país como o conhecemos hoje.
Denise Ximenes 03/03/2024minha estante
Eu tiro o chapéu pra pesquisa de Laurentino Gomes!




@Cb.victorpi. 14/03/2021

Em geral, o livro é bem escrito. É envolvente. Você vai se importando mais e mais com D João VI, mas ficou faltando algo. Para alguém que se aprofundou tanto na pesquisa, a ponto de descobrir que o arquivista real teve um filho ilegítimo, ficou devendo mais causos da corte durante os 13 anos que eles ficaram no Rio. Já estou na ansiedade para ler o próximo.
Fer 14/03/2021minha estante
O melhor é o primeiro, mas os outros dois são tão necessários quanto. Muito bom mesmo


kaka 14/03/2021minha estante
Amooo esse livro mostra para a gente a realidade nua e crua




Daniel.Ribeiro 23/10/2021

Sobre decretos e artimanhas
O principal destaque é a forma da linguagem ao longo da narrativa. Gomes procura uma forma de, não apenas explicar, detalhar, esmiuçar, mas, sobretudo, utiliza uma abordagem precisa sobre as pesquisas realizadas neste período. Os termos utilizados em cartas, decretos, entre outros, vem todo baseado num contexto das necessidades da família real para sobreviver em um novo reinado, em um continente totalmente despreparado, e cheio de problemas pela frente.
comentários(0)comente



Natalia Fernandes 13/04/2020

13 anos de monarquia
Gostei muito da forma que o livro descreve a mudança da corte portuguesa para o Brasil, além dos relatos dos viajantes da época e como era a percepção deles em relação a corte portuguesa, a cultura brasileira, a escravidão, o crescimento e evolução do país, a personalidade de Don JoãoVI e a mulher Carlota Joaquina, além dos órfãos portugueses após a partida da corte.

Confesso que me questionava como seria o Brasil se a monarquia portuguesa não tivesse se instalado por 13 anos no país, no final o livro esboça uma possibilidade sem essa monarquia.
JuBarbosa 13/04/2020minha estante
Sou loucaaaa pra ler esse livro. Sua resenha me deixou mais curiosa!! Ra


Natalia Fernandes 13/04/2020minha estante
Eu gostei muito do livro, algumas partes do livro dão uma sensação de desgosto, princilpamente os relatos da escravidão e corrupção, mas não deixa de passar de forma clara como foi essa parte importante na história do Brasil!


Natalia Fernandes 13/04/2020minha estante
Obrigada! :)


JuBarbosa 13/04/2020minha estante
Obrigada você pela dica. Acabei de comprar um outro livro, mas o próximo será esse!




@tigloko 06/11/2020

Mergulho a fundo no Brasil colônia
Apesar de ser um livro de não-ficção com temática histórica, ele me prendeu bastante como se eu estivesse lendo uma estória fictícia, com os personagens se desenvolvendo e tudo mais. Gostei muito desse aspecto narrativo.

Com riqueza de detalhes que me surpreendeu, deu para notar que a pesquisa foi complexa pelo tanto de notas e bibliografia no final do livro.

Vários tópicos interessantes abordados, como a corrupção, que caminha com o Brasil não importa a sua época, o famoso jeitinho brasileiro. O estilo de vida da colônia com a chegada da família real, as transformações que ocorreram ali, está tudo bem explicado e sem ficar monótono. E um grande destaque para a escravidão (como deve ser, não pode ser esquecido), tanto como questão social e econômica da época. Esses só são alguns dos que mais gostei. Mas o livro vai muito além. Recomendo muito para todos. Ansioso para ler 1822 e 1889.
comentários(0)comente



Mauricio Gonçalves 08/02/2021

Indignado
Indignado não com o livro, o livro é excelente. Aborda de maneira muito simples e precisa todo o período da Família Real Portuguesa no Brasil. Não só traz informação histórica, mas também consegue ilustrar a vida no Brasil, em especial no Rio de Janeiro da época. Livro muito rápido de ler, fácil leitura e compreensão. A forma como o livro é apresentado faz com que o leitor se apegue facilmente e deseje ter a coletânea completa (1822 e 1889).
A indignação se dá nos muitos trechos que retratam a vida no Rio de Janeiro, não por eu ser carioca e mostrar o que a cidade tem de ruim, mas por eu ser carioca e saber que é sim uma cidade péssima em muitos detalhes e que elas são assim há 200 anos, ou até piores nos dias atuais. Tudo de ruim que o Brasil e o Rio de Janeiro tem a oferecer nos dias atuais é um reflexo ou uma potencialização de coisas que se arrastam por séculos, passando pela desordem generalizada, idolatria política, corrupção e tudo de mais sórdido que todo brasileiro conhece bem.
comentários(0)comente



975 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR