luisa673 11/05/2023
"Se o fogo nos consumir, vamos virar cinzas juntos."
O enredo é dramático! Boa parte disso tem relação à realidade caótica enfrentada pelos protagonistas, especialmente por Logan. Desde uma família abusiva até o vício em drogas, o livro contempla temas bem pesados e importantes.
Quando a autora fala "depois dos momentos felizes, sempre vinham os momentos ruins" ela tá realmente falando a verdade. O livro vai englobando muitos plots dramáticos ao longo da história: pais abusivos, violência doméstica, vício em drogas, perda de bebê, câncer. São poucos os momentos de alívio emocional no livro.
Um ponto interessante foi que não me apeguei tanto ao casal do livro mas sim às histórias individuais de cada um. O casal tem sim uma conexão emocional muito grande, principalmente na adolescência quando compartilham o desenho de serem amados pelos pais, mas sinto que se eles tivessem seguido caminhos diferentes eu também ficaria ok com isso.
Achei que a autora foi bem fiel à mensagem de cumplicidade dos personagens, e isso engloba Logan, Alyssa, Kellan e Érika, trazendo a ideia de que "se o fogo nos consumir, vamos virar cinzas juntos."
A trama secundária do casal secundário também me conquistou muito, principalmente na reta final do livro. O amor entre eles foi quase palpável e realista, gostei muito dessa parte do livro.
Notei também que o livro tem certas falhas e também sinto que faltou um desenvolvimento de alguns plots abordados, principalmente com relação a perspectiva da Alyssa sobre certos acontecimentos do livro. Também mudaria a abordagem de certas cenas, mas acredito que seja mais um desejo pessoal mesmo.
Um detalhe que mais vale como um gosto de leitura pessoal é relacionado a certas falas que se repetem no decorrer do livro que não sei se me agradaram muito, umas três falas até vai mas mais que isso acho um pouco repetitivo e estraga um pouco aquela sensação de ineditismo, ao meu ver.
Gostei também como foi abordada a questão do recomeço e da superação, colocando em evidência a grande dificuldade que alguns temas são superados, não romantizando assuntos que são de fato muito delicados.
Mas é isso, não achei melhor que o primeiro livro "O Ar que Ele Respira", mas acho que cumpriu bem como um sucessor, claro com algumas ressalvas. Quem curte um livro dramático, pode se jogar na leitura!