spoiler visualizarJackson240784 01/03/2024
20 anos depois da primeira leitura
"Um Anel que a todos rege, Um Anel para achá-los, Um Anel que a todos traz para a escuridão atá-los". Essa frase é memoravel para todos os amantes de fantasia pois descreve e simbolisa o grande épico de J.R.R. Tolkien: O Senhor dos Anéis.
Na segunda era da Terra-média os ferreiros élficos de Eregion, liderados por Celebrimbor, criaram os Anéis de Poder. Mas o que eles não sabiam, era que em Mordor, Sauron, o Senhor das Trevas, forjou o Um Anel, enchendo-o com seu próprio poder para que pudesse governar todos os outros. Depois da Batalha da Última Aliança, onde os elfos e os poderosos Homens de Númenor lutaram juntos contra Sauron, ele foi derrotado e o seu Anel foi tirado dele. Sauron vagou em forma de um espírito derrotado por séculos, até que depois de ter reunido um pouco de forças, buscou seu artefato em vão. Ele estava perdido e se tornara apenas uma lenda, conhecida por poucos, na Terra-média. Depois de muitas eras, nos eventos narrados em O Hobbit, vrmos que o Um Anel foi parar, por acaso, nas mãos do improvável hobbit Bilbo Bolseiro do Condado.
A historia começa quando Bilbo atingiu seu onzentésimo primeiro aniversário (e o interessante é que o primeiro capítulo do livro é Uma Festa Muito Esperada, em contrapartida com o primeiro capítulo de O Hobbit que se chama Uma Festa Inesperada). Aqui elr acaba indo embora no meio de sua festa e deixa tudo para seu sobrinho Frodo, inclusive o Anel que ele "encontrou" na caverna do gollun. Quando Gandalf, depois de muito estudar, descobre a verdade sobre o artefato comeca a missao perigosa de viajar pela Terra-média, mergulhar nas sombras de Mordor e destruir o Anel, lançando-o na Fenda da Perdição, único local onde ele poderia ser destruído.
Elfos, anãos, trols, orques, águias gigantes, espectos, balrogs, magos, cavaleiros, ents. Tudo o que uma boa fantasia tem existe nesse épico que, com certeza, inspirou muitos outros autores.