Fabio.Nunes 15/12/2023minha estante?Gostaria que não tivesse que acontecer no meu tempo?, afirmou Frodo. ?Eu também,? assentiu Gandalf, ?e gostariam todos os que vivem para ver tais tempos. Mas isso não cabe a eles decidir. Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.
[Frodo] ?Seja como for, agora ele é tão mau quanto um Orque e apenas um inimigo. Ele merece a morte.? [Gandalf] ?Merece! Imagino que merece. Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem a vida. Você pode dá-la a eles? Então não seja ávido demais por conferir a morte em julgamento. Pois nem mesmo os muito sábios conseguem ver todos os fins.?
?O amplo mundo está em todo vosso redor: podeis vos encerrar em uma cerca, mas com cerca jamais podereis repeli-lo.?
?Então toda esta terra estranha lhe pertence?? ?Não de fato!?, respondeu ela, e seu sorriso se apagou. ?Isso seria um fardo deveras?, acrescentou em voz baixa, como que para si mesma. ?As árvores e os capins e todas as coisas que crescem ou vivem na terra pertencem cada um a si mesmo.?
?Bem, que a loucura seja nossa capa, um véu diante dos olhos do Inimigo! Pois ele é muito sábio e pesa todas as coisas com grande precisão na balança de sua malícia. Mas a única medida que conhece é o desejo, o desejo de poder; e assim julga todos os corações. Não penetra em seu coração o pensamento de que alguém o recuse, de que possuindo o Anel nós busquemos destruí-lo.?
?Porém assim costuma ser o curso dos feitos que movem as rodas do mundo: as mãos pequenas os fazem porque precisam, enquanto os olhos dos grandes estão alhures.?
?Aqui, no inverno, nenhum coração poderia lamentar-se pelo verão ou pela primavera. Nenhum defeito, nem doença, nem deformidade era visível em qualquer coisa que crescesse na terra. Na terra de Lórien não havia nódoa.?
(?)
?Frodo sentiu que estava em uma terra fora do tempo, que não se apagava, nem mudava, nem caía no esquecimento. Quando tivesse partido e passado outra vez ao mundo exterior, o errante Frodo do Condado ainda iria caminhar ali, na grama entre elanor e niphredil, na bela Lothlórien.?
?Quando Frodo se preparava para segui-lo, pôs a mão na árvore ao lado da escada: nunca antes estivera cônscio, tão súbita e nitidamente, da sensação e da textura de uma casca de árvore e da vida que ela continha. Sentiu o deleite da madeira e de seu toque nem como silvicultor nem como marceneiro; era o deleite da própria árvore vivente.?
?Conta-me, Legolas, por que vim nesta Demanda? Mal sabia eu onde estava o principal perigo! Bem falou Elrond, dizendo que não poderíamos prever o perigo que encontraríamos em nossa estrada. O tormento na treva era o perigo que eu temia, e isso não me reteve. Mas eu não teria vindo se conhecesse o perigo da luz e da alegria. Agora recebi minha pior ferida nesta despedida, mesmo que hoje à noite eu rumasse direto para o Senhor Sombrio. Ai de Gimli, filho de Glóin!?
?Caminhamos em lendas ou na terra verde à luz do dia?? ?Um homem pode fazer ambas as coisas?, respondeu Aragorn. ?Pois não nós, e sim os que vierem depois farão as lendas de nosso tempo. A terra verde, tu dizes? Esse é um poderoso tema de lendas, apesar de tu a pisares sob a luz do dia!?
?A guerra precisa existir enquanto defendemos nossas vidas contra um destruidor que devoraria a todos; mas não amo a espada brilhante por seu gume, nem a flecha por sua rapidez, nem o guerreiro por sua glória. Amo somente aquilo que eles defendem(...)?
?Ali vão três que amo, e o menor deles não menos?, disse ele. ?Ele não sabe a que fim cavalga; mas se soubesse, avançaria mesmo assim.?
?Para dentro cavalgou o Senhor dos Nazgûl, por baixo do arco que nenhum inimigo jamais atravessara, e todos fugiram na presença de seu semblante. Todos menos um. Ali, esperando, silencioso e imóvel no espaço diante do Portão, assentava-se Gandalf em Scadufax: Scadufax, único dentre os cavalos livres da terra capaz de suportar o terror, sem se mover, firme como uma imagem esculpida em Rath Dínen.?
?À carga, à carga, Cavaleiros de Théoden! Feros feitos despertam: fogo e matança! brandindo a lança, batendo o broquel, dia de combate, dia em brasa, antes do rubor da aurora! A galope, a galope! Galopem para Gondor!?
(?)
?E de pronto todas as trompas da hoste se ergueram em música, e o toque das trompas de Rohan naquela hora foi como uma procela na planície e um trovão nas montanhas.?
?Meu amigo,? comentou Gandalf, ?tu tinhas cavalos, feitos d?armas e os campos livres, mas ela [Éowyn], nascida em corpo de donzela, tinha espírito e coragem pelo menos iguais aos teus. Porém estava fadada a cuidar de um ancião, a quem amava como a um pai, e a vê-lo cair em senilidade medíocre e desonrosa; e seu papel lhe parecia mais ignóbil que o do cajado onde ele se apoiava.?
?Valha-me! Nós, Tûks e Brandebuques, não podemos viver muito tempo nas alturas.? ?Não?, disse Merry. ?Eu não posso. Ainda não, seja como for. Mas pelo menos, Pippin, agora podemos vê-las e honrá-las. É melhor apreciar primeiro o que somos feitos para apreciar, acho: precisamos começar em algum lugar e ter raízes, e o solo do Condado é fundo. Ainda assim, há coisas mais fundas e mais altas; e nem um feitor poderia cuidar do jardim no que ele chama de paz se não fosse por elas, quer ele saiba a respeito ou não. Estou contente de saber delas, um pouco.?
?Ali, espiando por entre os farrapos de nuvens acima de um pico escuro no alto das montanhas, Sam viu uma estrela branca piscando por alguns instantes. Sua beleza lhe atingiu o coração, olhando para cima desde a terra abandonada, e a esperança retornou a ele. Pois como um raio, nítido e frio, perpassou-lhe o pensamento de que no fim a Sombra era somente uma coisa pequena e passageira: havia luz e elevada beleza para sempre além do seu alcance.?
?Mas no fundo do coração havia algo que o refreava: não podia golpear aquele ser que jazia no pó, desamparado, arruinado, completamente desgraçado. Ele próprio, mesmo que só por pouco tempo, portara o Anel, e agora ele percebia obscuramente a agonia da mente e corpo atrofiados de Gollum, escravizado por aquele Anel, incapaz de reencontrar paz e alívio outra vez em sua vida. Mas Sam não tinha palavras para expressar o que sentia.?
?Também pensei assim, certa vez. Mas fui ferido fundo demais, Sam. Tentei salvar o Condado, e ele foi salvo, mas não para mim. Muitas vezes tem de ser assim, Sam, quando as coisas estão em perigo: alguém precisa desistir delas, perdê-las, para que outros possam mantê-las.?
?Então Elrond e Galadriel seguiram em frente; pois a Terceira Era terminara, os Dias dos Anéis haviam passado e chegara o fim das histórias e canções daqueles tempos.?