Paula 28/02/2012
2 vezes
Acabei conheçendo o livro por causa do primeiro filme, na época em que ele foi lançado. Fui alegre e saltitante ver o primeiro filme para descobrir que na realidade são três filmes, correspondentes a três livros, e como a segunda parte somente seria um ano depois, mais que depressa fui atrás dos livros. Eu não os li, eu os comi, literalmente.
Tive dificuldade com nomes de personagens, nome de locais, a diversidade de cultura envolvida no livro tinha tudo e mais um pouco, para explicar o presente era necessario voltar ao passado, sem tomar atenção eu acabava me perdendo. Apesar disso fique cativada pela historia, mas sabia que para entende-la melhor deveria ler denovo.
A grosso modo, é a história dos povos da Terra-média, onde eles devem se unir contra o Senhor dos Anéis para não serem massacrados. O livro funciona bem como um relato historico de toda a Terceira Era da Terra-média, que foi palco da Guerra do Anel. O próprio Anel poderia ser considerado um personagem, pois é de acordo com o fascinio que ele exerce no portador do anel, que as situações ser enrolam.
Senti que amadureci como leitora e tomei coragem para ler tudo novamente. Apreciei o livro como é merecido. Também li em primeiro lugar o Hobbit, que vem antes do Sr dos Anéis, e ajudou a compreender alguns fatos sobre Bilbo Bolseiro.
O livro é mágico, mas precisa de dedicação.