mirella 03/08/2011
O senhor dos anéis, ah! O senhor dos aneisss...
O que eu posso dizer?
Vou ser direta, depois explico.
A sociedade do anel: três estrelas.
As duas torres: cinco estrelas.
O retorno do rei: quatro estrelas.
Achei melhor dar a minha opinião quanto a esse livro depois de terminar de Ler-lo por completo, pelo fato de se algo que eu não gostava no primeiro livro, já era explicado no segundo, o que depois por final, não deixava a historia tosca, depois explico melhor...
A sociedade do anel...
Primeira Parte (quanto aos personagens) : Na boa, não gostei muito do hobbit Bilbo, os personagens tem um que de ficar puxando o saco dele, que acabo não gostando, em compensação achei algumas historias dele interessante. No inicio, não gostei de Frodo, e de Sam, mas mais ao final do livro, comecei gostar mais deles, achei um pouco fútil eles no começo. Tom Bombardil foi a mesma coisa, mas ainda acho ele um pouco fútil.
Pippin e Merry: eles não foram bem explorados no primeiro livro (pelo menos na minha opinião), entendi eles, como um fardo que tem de ser carregado. Não gostei disso.
Gollum: não tenho o que dizer sobre ele no primeiro livro, ele praticamente não teve participação nenhuma, se comparada em o retorno do rei. Apenas foi contada historia dele, e uma pequena participação, quase que pessoalmente no final.
Legolas, Passolargo (ou Aragorn, tanto faz) Gimli: Gostei muito desses personagens, especialmente de Legolas e de Gimli, que viviam trocando “elogios” indiretos ao longo da historia pelo fato de um ser Elfo, e o outro um Anão. (sem contar com Orlando Bloom fazendo o papel de Legolas no filme... um arraso!!)
Boromir: Me desculpem, mas não fui muito com a cara dele não, embora no final, quando ele tenta roubar o anel de Frodo, fiquei com pena dele.
Gandaf: Depois do desastre de Moria (o que na boa, na minha opinião tava na cara que ele não tinha morrido, o autor supervalorizava ele de certo modo ao longo da historia, dava de se entender que não era por qualquer coisinha que iria morrer), e do desempenho em liderar a comitiva, eu gostei dele, embora depois da suposta morte dele, eu realmente quis ver Frodo se virar um pouco sem ele (é que qualquer coisa, sempre recorriam a Gandaf, isso eu achei um pouco sem graça).
Cavaleiros Negros: Eu adorei esses carinhas, apesar deles serem do “mal” foi eles que meio que deu ação na primeira parte do livro, na perseguição ao portador do anel.
Os personagens que moravam em Bri: gostei deles, tiveram uma participação legal na minha opinião.
Quanto a história, achei a primeira parte melhor que a segunda, gostei da perseguição, pela passagem a floresta velha, pelos túmulos e em Bri, tirando a parte que Merry e Pinppin quase abriram a boca falando do anel.
Segunda Parte:
Quanto ao pessoal de Valfenda, gostei deles.
Na boa, achei esquisito Lórien, não encontro palavras para dizer, necessariamente se gostei ou não dessa parte, portanto quanto a eles, vou me manter neutra. Mas gostei muito dos presentes que a senhora Galadriel deu a eles, e gostei dela e de seu povo.
Achei muito legal o conselho de Elrond, explicou muita coisa da historia do anel, e dos acontecimentos que estaria ocorrendo, explicou muita coisa dos três livros.
Como posso me esquecer dos Orcs? Um personagem que eu diria que foi praticamente chamado de um bando de retardados no livro. Quer saber por que? Vou explicar, mas antes quero dizer, que foi por causa deste motivo que não acho que a segunda parte da sociedade do anel não foi melhor que a primeira: Imagina você mais oito pessoas, amigos seus, num lugar com cara de abandono, escuro, como se fosse um tipo de castelo, de cidade feito na rocha bruta, com milhares de anos, onde há partes se degradando, então de repende, você está numa sala. Trancado. Cercado e entra muitas criaturas, mais de cem, doidas pra matarem vocês. Do nada vocês conseguem matar uma boa parte delas, e conseguem sair por um lugar que leva a uma ponte, em seguida para fora da “cidade”. Mas chegar muitas dessas criaturas. Um detalhe, todas elas estão armadas, com arcos, espadas, facas. E vem chegando mais dessas criaturas, você não sabe mais quantos são, pois tem muitas delas, mas mesmo assim, a única coisa que acontece é um de vocês sair com uma pancada na cabeça, e uns dois arranhões, no geral das nove pessoas.
Pode isso pelo amor de Deus? Ninguém morre (a não ser os orcs), ou pelo menos perde um braço, pois, conforme você Le o livro, você fica abismada, imaginando muitas criaturas entrando, flechas zunindo, e nenhuma acerta ninguém?
Então ai, chega o “salvador” da ação (não sei bem, se salvador e ação é palavra certa para descrever), vem um tal de balrog, ataca a comitiva, luta com Gandaf, os dois caem no abismo, precipício, sei lá o nome daquilo e Gandaf (o líder da comitiva) “morre”, mas como disse antes, tava na cara que ele não tava morto, ah, só lendo o livro pra você entender.
Ai, eles passam por Lórien, e sobem/desce, (sei lá) o rio... se encontram com os orcs de novo, e mais uma vez segundo o autor, tem muitos deles, arqueiros ainda, mas mesmo assim só acertam uma flecha de raspão, não me lembro em quem... (eu sei, que eles estavam com a capa élfica, mas mesmo assim? Toma vergonha na cara, tava horrível a participação dos orcs).
Agora, uma coisa legal no livro... o rompimento da sociedade, achei interessante gostei do final. Cumpriu o seu dever, me dando curiosidade para saber o que aconteceria com os personagens depois do “sumiço” de Frodo.
As duas torres:
Quanto aos personagens: gostei do povo de Rohan e prefiro Faramir do que o irmão dele Boromir, nada contra, mas fui mais com a cara dele.
O livro já começa com ação... (até que enfim!!!) OBS: os livros começam exatamente onde parou.
Merry e Pippin são atacados pelos orcs, que a propósito deixam um pouco de ser retardados. Boromir chega para ajudá-los, mas morre depois de levar varias flechas no peito...
Aff, desse jeito vou contar a historia toda... ¬ ¬
Gostei muito mesmo da batalha nos abismo de helm, principalmente da descontração de Legolas e Gimli, competindo para ver quem matava mais orcs, achei legal, como um meio de quebrar um pouco a tensão da batalha.
Também gostei de como Gandaf voltou “o cavaleiro branco” embora tenha achado que ele ficou se achando um pouco.
Gostei muito dos Ents, achei super legal como eles destruíram Saruman em Isengard, embora achei que ele deveria ter dado um pouco mais de trabalho, pois era chamado de Saruman “o grande”, não acho que ele fez muito jus ao nome não, embora ele de certo modo tenha acabado com o Condado próximo no final de o retorno do rei.
Quanto a Merry, Gollum e Pippin, eles são muito mais valorizados e bem explorados o papel deles no livro, muito bom, mesma coisa no o retorno do rei.
Achei muito legal a forma como o líder dos Nazgul morreu ^^ (foi mal, esqueci, essa parte é no o retorno do rei, não nas duas torres, mas não importa, foi legal, e a minha nota para o retorno do rei não é tão ruim).
Gostei muito da luta de Sam com Laracna, achei interessante, gostei da lealdade dele com o seu patrão Frodo, achei muito bacana.
Mas ainda prefiro a primeira parte do livro, embora a segunda também seja muito boa.
Quanto ao Retorno do Rei... só não dou cinco estrelas por causa que sinto falta de uma coisinha... Legolas e Gimli, eles se tornaram os meus preferidos do livro, junto com merry e pippin (claro, os outros também foram muito importantes, principalmente Aragorn, Frodo, Gandaf e Sam) acontece, que achei amei a participação deles (Legolas e Gimli) na batalha nos abismo de helm, e depois no o retorno do rei, não falou muita coisa, sobre eles, como que aconteceu depois de acabar de visitarem a floresta de Fangorn, embora, nos apêndice diz que Legolas construiu um navio e se diz que ele e Gimli foram para outra terra... mas infelizmente sinto falta de mais informações sobre os dois. Por causa disso não dou cinco estrelas, embora eu esteja querendo mudar a minha nota para cinco. Quanto a merry e Pippin, eles tiveram a participação muito boa no final.
O senhor dos anéis é uma historia ótima. Recomendo.