O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Senhor dos Anéis


458 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31


Alecio Miari 18/08/2011

Início de Tudo
Bom, coloquei a data de leitura como 01/01/2002 porém só tenho certeza do ano. Isso porque foi o primeiro livro que me interessou de verdade em ler sem pressão de ter que fazer uma prova na escola.
Ao ver o primeiro filme (A sociedade do Anel) fiquei encantado com todo o enredo e toda a produção. Um outro mundo criado, com uma missão importantíssima, vários personagens cada qual com sua peculiaridade e quando enfim Frodo e Sam estão indo em sua jornada, quando as expectativas não cabem dentro de mim.... o filme acaba. FIQUEI PUTO!
Depois fui saber que era uma obra contendo três volumes e que seriam também três filmes.
Não pude esperar até o lançamento do segundo filme, tive que comprar a obra toda e descobrir quais aventuras aguardavam nossos heróis. Nunca tinha comprado um livro de livre e espontânea vontade. Minha mãe me dizia que era melhor eu começar com um livro menor, mas não resisti e arrisquei e quer saber? Foi a melhor escolha!!
O livro é sensacional em todos os aspectos! Enredo, aventuras, descrições de batalhas (sou apaixonado por este tipo de linguagem), de personagens, enfim... um livro perfeito para quem gosta de mundos fantasiosos que o fazem viajar para dentro da história se fazendo sentir parte de toda a luta e todos os desafios que o aguardam.
Muito obrigado Peter Jackson por esta maravilhosa trilogia cinematográfica (apesar de no livro constar mais batalhas que não deram para incluir nos filmes) e muito obrigado Senhor J.R.R. Tolkien, pela melhor obra de aventura que tive o prazer de ler até hoje.
comentários(0)comente



mirella 03/08/2011

O senhor dos anéis, ah! O senhor dos aneisss...
O que eu posso dizer?
Vou ser direta, depois explico.
A sociedade do anel: três estrelas.
As duas torres: cinco estrelas.
O retorno do rei: quatro estrelas.
Achei melhor dar a minha opinião quanto a esse livro depois de terminar de Ler-lo por completo, pelo fato de se algo que eu não gostava no primeiro livro, já era explicado no segundo, o que depois por final, não deixava a historia tosca, depois explico melhor...
A sociedade do anel...
Primeira Parte (quanto aos personagens) : Na boa, não gostei muito do hobbit Bilbo, os personagens tem um que de ficar puxando o saco dele, que acabo não gostando, em compensação achei algumas historias dele interessante. No inicio, não gostei de Frodo, e de Sam, mas mais ao final do livro, comecei gostar mais deles, achei um pouco fútil eles no começo. Tom Bombardil foi a mesma coisa, mas ainda acho ele um pouco fútil.
Pippin e Merry: eles não foram bem explorados no primeiro livro (pelo menos na minha opinião), entendi eles, como um fardo que tem de ser carregado. Não gostei disso.
Gollum: não tenho o que dizer sobre ele no primeiro livro, ele praticamente não teve participação nenhuma, se comparada em o retorno do rei. Apenas foi contada historia dele, e uma pequena participação, quase que pessoalmente no final.
Legolas, Passolargo (ou Aragorn, tanto faz) Gimli: Gostei muito desses personagens, especialmente de Legolas e de Gimli, que viviam trocando “elogios” indiretos ao longo da historia pelo fato de um ser Elfo, e o outro um Anão. (sem contar com Orlando Bloom fazendo o papel de Legolas no filme... um arraso!!)
Boromir: Me desculpem, mas não fui muito com a cara dele não, embora no final, quando ele tenta roubar o anel de Frodo, fiquei com pena dele.
Gandaf: Depois do desastre de Moria (o que na boa, na minha opinião tava na cara que ele não tinha morrido, o autor supervalorizava ele de certo modo ao longo da historia, dava de se entender que não era por qualquer coisinha que iria morrer), e do desempenho em liderar a comitiva, eu gostei dele, embora depois da suposta morte dele, eu realmente quis ver Frodo se virar um pouco sem ele (é que qualquer coisa, sempre recorriam a Gandaf, isso eu achei um pouco sem graça).
Cavaleiros Negros: Eu adorei esses carinhas, apesar deles serem do “mal” foi eles que meio que deu ação na primeira parte do livro, na perseguição ao portador do anel.
Os personagens que moravam em Bri: gostei deles, tiveram uma participação legal na minha opinião.
Quanto a história, achei a primeira parte melhor que a segunda, gostei da perseguição, pela passagem a floresta velha, pelos túmulos e em Bri, tirando a parte que Merry e Pinppin quase abriram a boca falando do anel.
Segunda Parte:
Quanto ao pessoal de Valfenda, gostei deles.
Na boa, achei esquisito Lórien, não encontro palavras para dizer, necessariamente se gostei ou não dessa parte, portanto quanto a eles, vou me manter neutra. Mas gostei muito dos presentes que a senhora Galadriel deu a eles, e gostei dela e de seu povo.
Achei muito legal o conselho de Elrond, explicou muita coisa da historia do anel, e dos acontecimentos que estaria ocorrendo, explicou muita coisa dos três livros.
Como posso me esquecer dos Orcs? Um personagem que eu diria que foi praticamente chamado de um bando de retardados no livro. Quer saber por que? Vou explicar, mas antes quero dizer, que foi por causa deste motivo que não acho que a segunda parte da sociedade do anel não foi melhor que a primeira: Imagina você mais oito pessoas, amigos seus, num lugar com cara de abandono, escuro, como se fosse um tipo de castelo, de cidade feito na rocha bruta, com milhares de anos, onde há partes se degradando, então de repende, você está numa sala. Trancado. Cercado e entra muitas criaturas, mais de cem, doidas pra matarem vocês. Do nada vocês conseguem matar uma boa parte delas, e conseguem sair por um lugar que leva a uma ponte, em seguida para fora da “cidade”. Mas chegar muitas dessas criaturas. Um detalhe, todas elas estão armadas, com arcos, espadas, facas. E vem chegando mais dessas criaturas, você não sabe mais quantos são, pois tem muitas delas, mas mesmo assim, a única coisa que acontece é um de vocês sair com uma pancada na cabeça, e uns dois arranhões, no geral das nove pessoas.
Pode isso pelo amor de Deus? Ninguém morre (a não ser os orcs), ou pelo menos perde um braço, pois, conforme você Le o livro, você fica abismada, imaginando muitas criaturas entrando, flechas zunindo, e nenhuma acerta ninguém?
Então ai, chega o “salvador” da ação (não sei bem, se salvador e ação é palavra certa para descrever), vem um tal de balrog, ataca a comitiva, luta com Gandaf, os dois caem no abismo, precipício, sei lá o nome daquilo e Gandaf (o líder da comitiva) “morre”, mas como disse antes, tava na cara que ele não tava morto, ah, só lendo o livro pra você entender.
Ai, eles passam por Lórien, e sobem/desce, (sei lá) o rio... se encontram com os orcs de novo, e mais uma vez segundo o autor, tem muitos deles, arqueiros ainda, mas mesmo assim só acertam uma flecha de raspão, não me lembro em quem... (eu sei, que eles estavam com a capa élfica, mas mesmo assim? Toma vergonha na cara, tava horrível a participação dos orcs).
Agora, uma coisa legal no livro... o rompimento da sociedade, achei interessante gostei do final. Cumpriu o seu dever, me dando curiosidade para saber o que aconteceria com os personagens depois do “sumiço” de Frodo.
As duas torres:
Quanto aos personagens: gostei do povo de Rohan e prefiro Faramir do que o irmão dele Boromir, nada contra, mas fui mais com a cara dele.
O livro já começa com ação... (até que enfim!!!) OBS: os livros começam exatamente onde parou.
Merry e Pippin são atacados pelos orcs, que a propósito deixam um pouco de ser retardados. Boromir chega para ajudá-los, mas morre depois de levar varias flechas no peito...
Aff, desse jeito vou contar a historia toda... ¬ ¬
Gostei muito mesmo da batalha nos abismo de helm, principalmente da descontração de Legolas e Gimli, competindo para ver quem matava mais orcs, achei legal, como um meio de quebrar um pouco a tensão da batalha.
Também gostei de como Gandaf voltou “o cavaleiro branco” embora tenha achado que ele ficou se achando um pouco.
Gostei muito dos Ents, achei super legal como eles destruíram Saruman em Isengard, embora achei que ele deveria ter dado um pouco mais de trabalho, pois era chamado de Saruman “o grande”, não acho que ele fez muito jus ao nome não, embora ele de certo modo tenha acabado com o Condado próximo no final de o retorno do rei.
Quanto a Merry, Gollum e Pippin, eles são muito mais valorizados e bem explorados o papel deles no livro, muito bom, mesma coisa no o retorno do rei.
Achei muito legal a forma como o líder dos Nazgul morreu ^^ (foi mal, esqueci, essa parte é no o retorno do rei, não nas duas torres, mas não importa, foi legal, e a minha nota para o retorno do rei não é tão ruim).
Gostei muito da luta de Sam com Laracna, achei interessante, gostei da lealdade dele com o seu patrão Frodo, achei muito bacana.
Mas ainda prefiro a primeira parte do livro, embora a segunda também seja muito boa.
Quanto ao Retorno do Rei... só não dou cinco estrelas por causa que sinto falta de uma coisinha... Legolas e Gimli, eles se tornaram os meus preferidos do livro, junto com merry e pippin (claro, os outros também foram muito importantes, principalmente Aragorn, Frodo, Gandaf e Sam) acontece, que achei amei a participação deles (Legolas e Gimli) na batalha nos abismo de helm, e depois no o retorno do rei, não falou muita coisa, sobre eles, como que aconteceu depois de acabar de visitarem a floresta de Fangorn, embora, nos apêndice diz que Legolas construiu um navio e se diz que ele e Gimli foram para outra terra... mas infelizmente sinto falta de mais informações sobre os dois. Por causa disso não dou cinco estrelas, embora eu esteja querendo mudar a minha nota para cinco. Quanto a merry e Pippin, eles tiveram a participação muito boa no final.
O senhor dos anéis é uma historia ótima. Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Felipe 13/12/2009minha estante
Excelente resenha! Eu tenho os 3 livros do Senhor dos Anéis, meu irmão comprou junto com Harry Potter =D Mas ainda não lí o Senhor dos Anéis, só O Hobbit. Mas, por ler o Hobbit, e achar fantástico, tenho quase que certeza que o livro será excelente, tanto como o filme, ou, bem provável, melhor! Adoro esse mundo criado por ele, e com certeza irei ler o livro para ter todos os detalhes dessa magia fantástica desse escritor gênio ^^


Matos 23/06/2011minha estante
PO CARA flaoooo tudu
é uma leitura bem cheia mesmo
mas concerteza é a melhor q já fiz
ótima resenha


Karen margui 10/12/2014minha estante
Ótimo! Já tinha vontade de ler...agora vou com certeza!!!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Garcia 08/07/2011

Alta fantasia
Sinceramente, na minha singela opinião é o livro de alta fantasia melhor escrito que existe até hoje. "As crônicas de gelo e fogo", de Martin, pelo jeito está conquistando o seu espaço, mas, apesar da diferença de estilos, a obra de Tolkien ainda é a mais lida do mundo no gênero e traz em suas entrelinhas valores morais que a humanidade jamais poderia perder.
A história desse livro se passa toda na Terra-Média (Segunda Era do Mundo) e é uma história lindíssima. Assim, deve ser lida depois de "O Hobbit" e antes de "Contos Inacabados".
E toda a obra de Tolkien deve ser lida antes da de Martin.
comentários(0)comente



marcus e v c 31/05/2011

Alus comtra O escuro
ese e um livro muito legau Eu gostei mais da festa mas esperada
e aniversario do bilbo ele e muito velho ele tem ums 132 anos leia este livro ja?
comentários(0)comente



Ju 26/05/2011

Detalhes
Tolkien é extremamente detalhista, o que pode ser enfadonho em alguns pontos, mas é exatamente essa minuciosidade ao descrever as mechas cor de mel dos cabelos anelados de Frodo reluzindo ao tremeluzir de velas é que, definitivamente, o torna único, assim como sua grande obra.
comentários(0)comente



Rlisboa 15/03/2011

O Universo de Tolkien
O Senhor dos Anéis


Em um único volume ou dividido em três, não importa! O Senhor dos Anéis indiscutivelmente é uma grandiosa obra de ficção e aventura da literatura clássica. Remete os leitores de quaisquer gostos, ao mundo indivisível do inglês J.R.R Tolkien. Não porque o mundo do autor é um mundo com aspectos introspectivos criado com uma linguagem romântica do ponto de vista dos detalhes inseridos, mas porque Tolkien “materializou” a fantasia de forma tão cuidadosa e instigante, que se tornou impecavelmente fiel a cada estrela das constelações que idealizou. Na gênese de seu mundo, criou o bem e o mal; culturas, línguas e muitos povos e criaturas viventes em uma natureza rica e inspiradora de muita magia, forças e eras de eras mitológicas.

A Terceira era da Terra Média abriga todos os cenários, “mapas” e acontecimentos do Senhor Dos Anéis.
No crepúsculo uma criatura rasteja sorrateira... É Gollum! Atormentado e corroído pelo poder negro do anel, acompanha o principal elemento sedutor, “um anel do poder para todos governar!” Um anel portado por Frodo bolseiro, homenzinho da raça dos hobbtis, destinado a um grande fardo e uma grande batalha consigo mesmo; contra o poder do anel e de Sauron.
Frodo, encabeçando a Sociedade do Anel na luta contra o mal, viaja com seu companheiro Sam. E assim nos levam as trilhas de muitas e espinhosas milhas. A sua frente e, nos seus rastros, mobilizam raças e forças opostas e truculentas em uma grande busca pelo poder e pela manutenção da Terra Média.

Sobre os livros “O Hobbit”, “O Senhor Dos Anéis”, “O Silmarillion” e “Contos Inacabados da Terra Média e Númenor” e toda a mitologias de Tolkien e seu eterno mundo, as revoluções não aconteceram apenas nas batalhas compassadas dos seus escritos. Posteriormente, outros autores “Tolkiaram” na literatura mundial e, ainda Tolkiarão.

Na atualidade, muitos que não leram O Senhor Dos Anéis, conheceram pelo menos as adaptações e simulações feitas para games, desenho animado e para a trilogia épica do cinema. É claro que o livro escrito antes e, em períodos da 2ª guerra mundial, não foi imaginado previamente como roteiro para cinema. Pelos métodos, truques e olhos do seu idealizador, as telas de cinema apenas reproduziram com grandiosidade, uma síntese fantástica e romântica das belezas, particularidades e percalços da Terra média

Para aqueles que apenas viram os filmes, recomendo a leitura integral do livro para que tenham os olhos realmente inseridos no crepúsculo e sintam as canelas e pés esbarrando nas folhagens, nos juncos ou nos pedregulhos


Abraços
@RLisb0a
comentários(0)comente



clara 06/03/2011

legal
O Senhor dos Anéis é uma história épica, criada por J.R.R. Tolkien, que consiste em quatro elementos: aventura, romance, tragédia e sátira.
Frodo Bolseiro, um Hobbit, toma posse de um anel de grande poder, que é uma ameaça para todas as raças da Terra-Média. A Sociedade é encarregada de levar o anel para a Montanha da Perdição e destrui-lo, atirando-o nas chamas de onde foi furjado. Há vários problemas para ultrapassar ao longo do caminho, guerras para batalhar, grandes criaturas para matar e nações para unir, o quê vai culminar na destruição do Anel.
=]

comentários(0)comente



Cookinhu 02/03/2011

Ótimo livro, mas MUITO detalhista a ponto de cansar.
comentários(0)comente



Becks 24/02/2011

O Senhor dos Anéis
É um dos livros que marcou a minha vida. Tolkien foi brilhante em criar a Terra-Média e todos os seres que vivem nele. Os conflitos internos e a riqueza em detalhes faz com que seja um desafio lê-lo. Leitura obrigatória para os amantes dos filmes e de literatura ficticia.

A historia começa no Condado, lar de Bilbo Bolseiro, senhor de Bolsão. No seu aniversario de 111 anos um velho amigo aparece, Gandalf, o mago. Disposto a encontrar paz e se desfazer do velho Anel mágico, companheiro de aventuras, é com muito custo que Bilbo se desfaz dele e o deixa para seu herdeiro, Frodo Bolseiro. Gandalf parte numa busca para saber o poder do Anel e descobre que ele faz mais do que desaparecer o seu usuário. A aventura começa com Frodo, seu leal amigo Samwise Gamgi e seus primos Merry e Pippin tentando levar o Anel para a proteção dos elfos. Uma aventura rica em detalhes e apaixonante. Impossivel de não se emocionar no final, após 1212 páginas de leitura.
comentários(0)comente



Kelly 14/01/2011

O Senhor dos Anéis - Volume único
Não conhecia essa estória até lançarem os filmes e foi paixão a primeira vista.Como eu já disse em outra resenha gosto muito de estórias medievais. O Tolkien me impressionou com a forma que construiu a estória. Todos as personagens tem passado, árvore genealógica, antepassados. A estória é muito envolvente, a gente fica preso na leitura e somos levados a outros mundos. Se tornou um dos meus livros favoritos.
comentários(0)comente



Thai Mafra 31/12/2010

Crítica de John Tolkien à sua obra
"O Senhor dos Anéis foi lido por muitas pessoas desde que finalmente foi lançado na forma impressa, e eu gostaria de dizer algumas coisas aqui, com referência às muitas suposições ou opiniões, que obtive ou li, a respeito dos motivos e do significado da história. O motivo principal foi o desejo de um contador de histórias de tentar fazer uma história realmente longa, que prendesse a atenção dos leitores, que os divertisse, que os deliciasse e às vezes, quem sabe, os excitasse ou emocionasse profundamente. Como parâmetro eu tinha apenas meus próprios sentimentos a respeito do que seria atraente ou comovente, e para muitos o parâmetro foi inevitavelmente uma falha constante. Algumas pessoas que leram o livro, ou que de qualquer forma fizeram uma crítica dele, acharam-no efadonho, absurdo ou desprezível; e eu não tenho razões para reclamar, uma vez que tenho opiniões similares a respeito do trabalho dessas pessoas, ou dos tipos de obras que elas evidentemente preferem. Mas, mesmo do ponto de vista de muitos que gostaram de minha história, há muita coisa que deixa a desejar. Talvez não seja possível numa história longa agradar a todos em todos os pontos, nem desagradar a todos nos mesmos pontos; pois, pelas cartas que recebi, percebo que as passagens ou capítulos que para alguns são uma lástima são especialmente aprovados por outros. O leitor mais crítico de todos, eu mesmo, agora encontra muitos defeitos, menores e maiores, mas, felizmente, não tendo a obrigação de criticar o livro ou escrevê-lo novamente, passará sobre eles em silêncio, com a excessão de um defeito que foi notado por alguns: o livro é curto demais."

Kennedy 29/01/2011minha estante
Pode até parecer piada, mas o livro é curto mesmo, apesar de muitas vezes ser massante...


Thai Mafra 29/01/2011minha estante
Acho que não massante, mas detalhista. O livro é detalhista demais. Exige muita atenção e a leitura realmente cansa um pouco. Mas, pelo menos para mim, esses detalhes forma essenciais. Consegui montar na minha cabeça um mapa completo das Terras Médias, com seus mínimos detalhes, graças às descrições do livro.


04/02/2011minha estante
Concordo qiue não é todo mundo que consegue ler O Senhor dos Anéis. Eu amo esse livro, já li não sei quantas vezes, mas também acho muito detalhista. Apesar disso, dá pra ler rápido.


Thai Mafra 04/02/2011minha estante
Depois que você lê uma primeira vez, a leitura se torna mais fácil, porque você já conhece boa parte dos detalhes. Percebi isso quando reli o livro.




@viajantedaleitura1 27/12/2010

Extraordinário
Amo histórias feitas com tamanha sutileza de detalhes como nesse livro!
Li o volume único em dias e a cada nome citado,cada lugar visitado, é uma viagem mesmo antes de conhecer o filme e os personagens nele contido!
O caminho de Frodo passa a ser o seu então!
comentários(0)comente



458 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31