O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Senhor dos Anéis


458 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31


Marcelo 05/08/2022

Mais uma obra mestre.
Li esse em 3 dias, me vi tão vidrado nessa obra, que quase fui atropelado uma vez, e ignorei meus amigos pelos dias que se sucederam sua leitura. Uma obra no mínimo fantástico, tão fantástica quanto a palavra fantástica pode mensurar.
comentários(0)comente



Mari 06/09/2022

Simplesmente perfeito
Sem palavras para a grandiosidade desta história. Cada detalhe, cada acontecimento muito bem amarrado até o final. Mal terminei e já estou com vontade de reler. Incrível demais.
comentários(0)comente



Hilsa Camargo 07/09/2022

É apenas incrível Tolkien ter criado um mundo de ficção com raças, culturas, línguas e tantas coisas tão ricas

Ler Senhor dos Anéis é como mergulhar num universo de magia e mistério que te surpreende a cada página

Só leia...
comentários(0)comente



Wilson 19/09/2022

Tolkien é Tolkien
O senhor dos anéis é o maior livro de fantasia de todos os tempos. Uma das leituras favoritas da vida. Uma obra repleta de simbolismos cristãos e católicos, virtudes eternas. Tolkien concebeu um mundo repleto de histórias fantásticas.

Obs: a série da Amazon não tem nada a ver com a obra de Tolkien.
comentários(0)comente



Sandra (@lidosnaestante) 22/09/2022

Minha capa favorita
Minha primeira leitura de O Senhor dos Anéis foi nessa edição e como sou feliz por ter conseguido adquirido. Essa é minha capa favorita, além de ser o volume único. Uma pena que seja folhas brancas mas, na quando li pela primeira vez eu nem tinha isso como um defeito então tá tudo certo.
Amo demais esse livro!!!
comentários(0)comente



Thay262 27/09/2022

A magnificência de Tolkien em criar todo um universo fantástico é notável.
A sensação que tenho é que J.R.R Tolkien primordialmente criou a geografia de seu universo, posteriormente criou os diferentes habitantes com suas mitologias originais, crenças, história e culturas. Para só então criar personagens específicos e delinear um enredo com sub-tramas.

É justamente a construção de mundo, e cada pequeno detalhe dele, que surpreende o leitor. O autor conta sobre seu "mundo" com tamanha naturalidade e irreverência, como se conhecesse intimamente cada parte dele, que muitas vezes a sensação é de que o lugar é real (Como leitora, muitas vezes me vi imersa nesse "mundo" a ponto de esquecer que era uma obra de fantasia).

Os personagens, todos, são meros coadjuvantes frente ao principal destaque: Eä/Arda/Terra-Média. Na fantasia de Tolkien é o território, seus povos, histórias e mitologias que encantam. A sensação é que enquanto outros autores intuitivamente exploram a complexidade de seus personagens, Tolkien intuitivamente explora a complexidade do mundo onde os personagens fazem parte. Creio eu que é justamente isso que faz dele um autor tão especial e aclamado na fantasia, nesse quesito Tolkien é estupendo.

Por outro lado, apesar de meu deslumbramento com a genialidade de Tolkien em tamanha habilidade de criação, costumo me apegar aos aspectos psicólogos e no que tange a individualidade dos personagens mais do que outras coisas. E com Tolkien a jornada e desenvolvimento dos personagens não me prendeu tanto quanto eu gostaria, e a trama de "o bem/benigno contra o mau/maligno" para mim já é um clichê (Tolkien pode ter inovado, mas isso já é tão utilizado hoje que qualquer narrativa assim é previsível).
- Logo, a mitologia de mundo criada por Tolkien é fascinante, mas seus personagens não me cativaram tanto (acho inclusive que o autor era mais apegado aos aspectos mitológicos por ele criado que a personagens, e isso já demonstra como ele era MUITO especial como autor de fantasia).

Compreendo agora porque gostei mais de O Hobbit (mais focado num único protagonista e a trama central não tem nada haver com "salvar o mundo de algo nefasto") que de SdA, e porque fiquei deslumbrada com O Silmarillion (mas não fui capaz de me apegar ao "todo mitológico" e por isso não consegui me aficcionar tanto assim pelo universo idealizado por Tolkien).

Em resumo: Sim, J.R.R Tolkien tem merecida fama porque é um gênio da fantasia e um autor realmente único em sua forma atípica de, ao invés de focar em personagens, destacar e delinear um universo inteiro com mitologia própria.

Sua obra vai encantar quem gosta de um universo vasto e bem construído. Porém, quem tem preferência a individualidade e dá primazia a fatores psicológicos, ao pensamento, aptidões, interesses, desejos, inclinações, sentimentos, sensações, emoções, falhas, defeitos e intuições de personagens, como eu, pode sentir que "algo deixou a desejar" na obra de Tolkien.
- Mas não que isso desmereça a obra, de forma alguma. Em todo caso, achei incrível. E se ele, além dele criar um mundo assim tão fantástico e complexo, ainda pussesse isso tudo que citei a obra teria que ter mais 1000 páginas e eu acharia inacreditável. Geralmente é isso aí, ou o autor é bom em criação e construção externa de mundo, ou é bom em criação e construção interior de personagens.

site: entulhandoideiasdiversas.blogspot.com
comentários(0)comente



Pedrocka 20/10/2022

A mais pura Fantasia...
Simplesmente o meu livro de fantasia favorito escrito pelo meu autor de fantasia favorito!

O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, sem sombra de dúvidas, revolucionou o mundo da fantasia de uma maneira absurda.

A história do pequeno Hobbit que enfrenta as forças malignas de uma anel poderoso e seu criador, cativou e encantou o mundo inteiro. A famosa frase não mente:

"O mundo está dividido entre aqueles que leram 'o Hobbit' e 'o Senhor dos Anéis', e aqueles que não leram"

Podemos dizer que grande parte das obras de fantasia que lemos atualmente, existem por conta de Tolkien ter escrito esta obra de arte.

O universo que Tolkien criou, é simplesmente tão complexo e realista, que as vezes chegamos a realmente crer que ele existe...

Com certeza eu recomendo este livro para tudo e todos, pois isso é simplesmente uma obra de arte!
comentários(0)comente



Daniela 21/10/2022

Retorno para casa
Esse livro para mim emocionalmente é um retorno para casa. Ele esteve comigo durante minha adolescência e eu me sinto tão familiar no universo de Senhor dos Anéis que é impossível eu me irritar ou ficar entediada lendo. Dito isso, quero fazer uma resenha sincera para quem está pensando em ler esse livro.

Primeiro pensando na abordagem do livro, bom, são três em um. É um livro realmente intimidador mas no fundo, uma trilogia com livros separados teria esse tamanho também.

Segundo: sua história é mais bem apreciada caso você já conheça algo de Tolkien. Eu recomendaria começar pelo O Hobbit caso você nunca tenha lido nada de Tolkien.

Sobre o livro em si: ele é composto por uma narrativa bem descritiva, que ajudam o leitor a construir o cenário e também os personagens na imaginação. O autor se esforça muito em manter a consistência de seus personagens e acontecimentos, o que faz com que a história fique muito acreditável.
O autor é ótimo em construir o universo do Senhor dos Anéis, Tolkien não dá ponto sem nó, e acredito que ninguém consiga encontrar uma falha de continuação ou de lógica nessa obra. Na minha opinião esse livro leva uma genialidade maravilhosa que estamos tão imersos que não percebemos o quanto de trabalho foi feito para criar a história e mundo.

Dito isso, eu acredito que a história é fantástica, mas seu storytelling deixa a desejar. O livro não te deixa ansioso para ler mais e também não cria suspenses durante a leitura. O conflito se dá no mundo e nos acontecimentos políticos e pouca importância se dá a acontecimentos relacionais ou emocionais. Nesse ponto é difícil para o leitor se manter interessado na história, a não ser que já tenha se apaixonado pelo trabalho de Tolkien anteriormente.

Também há alguns pontos negativos que gostaria de citar:
Personagens femininos foram colocados na trama de forma escassa e desorganizada. Nesse mundo há dragões e seres míticos, mas nenhuma mulher guerreira. As mulheres mais notáveis da trama são Galadriel, Arwen e Éowyn. Somente a trama de Éowyn é a mais interessante, mas mesmo assim, ao final de seu arco, sua cura é ter um par romântico. Sério, Tolkien?
Todas as mulheres citadas são mencionadas pela sua beleza e delicadeza. Até Éowyn que vive entre guerreiros é mencionada como pura, bela e branca. Isso me incomoda na narrativa mas não me impede de apreciar e reconhecer a magnitude da obra como um todo.
Eu entendo o contexto da obra, mas como ela ainda se mantém muito atual, tenho direito de criticar e apontar esses pontos negativos que considero na história.

No fim das contas, acredito que é um livro que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. Seja pelo desafio ou seja para conhecer sua história, que permanece extremamente atual.
comentários(0)comente



Bentinho 29/10/2022

Minha maior conquista como leitor iniciante!
Um dos livros mais fantásticos que já tive o prazer de ler na minha adolescência!
Era o único que ia para a biblioteca da escola para lê-lo e por isso fui presenteado com o mesmo!
3 em 1 incrível!
comentários(0)comente



Ana Clara 31/10/2022

Ainda não acredito
Eu consegui ler os 3 livros em um mês, além de satisfeita eu estou orgulhosa, risos. Se alguém me perguntar o que eu achei, vou responder que adorei, mas eu não lembro nem da metade do que eu li. O primeiro livro foi o que eu mais gostei, a introdução de tudo, por mais que fosse bem confuso no início. O segundo livro eu estava muito desanimada, mas já no último me deu um pique, teve gente nova, guerra e glória.
Se não fosse pelo filme, eu não teria entendido nada, nada mesmo. Não que o filme seja totalmente fiel, mas ele foi bem útil.
Enfim, adorei a trilogia, não vou ler os outros livros do Tolkien porque são muito complexos para minha mente lenta.
comentários(0)comente



Arraes.Arraes 15/11/2022

A Jornada.
O cânone supremo de tudo aquilo que habita o imaginário à posteriori.

Riquíssima nos detalhes práticos e subjetiva nas entrelinhas (principalmente no que diz respeito às personagens) esse equilíbrio é o que ficou mais latente ao término da obra.

O que a princípio pode sugerir simplicidade quanto a dicotômica clássica entre bem e mau, luz e trevas, vícios e virtudes, na sabedoria de Tolkien se faz apenas uma primeira camada de aprofundamento - o que permite encontrar vazão nos mais variados tipos de leitores. Não se deixe levar portanto pelo clichê "mito fundador" de sociedades primitivas. Aqui, se faz presente algo além (até propositadamente ambíguo talvez) que desafia quem estiver disposto à teorias mais.

Personalidades carismáticas, interessantes, divertidas e trágicas, intrigantes. Cenários belíssimos do sagrado ao profano, reinos obscuros e batalhas épicas, tudo isso e um clima de mistério pontuam a jornada de nossos heróis e seus respectivos desafios junto da própria jornada do expectador. Assim como eles, você terminada num ponto diferente daquele em que começou, mesmo quando do retorno ao início, porque agora você terá mudado.

PS: 4.5/5 por razões estéticas: a despeito do cuidado na definição dos muitos mundos, existe alguns pequenos entraves (quase um vício do autor) na orientação geográfica - tanto se norte, sul, leste, oeste - quanto nas distâncias. Esses pequenos momentos "picavam" meu ritmo.

Vale também ressaltar que o segundo livro carece de capítulos extras para manter a intensidade da leitura, dados que Tolkien por vezes parece uma montanha russa.
comentários(0)comente



Luiza.Carmo 23/11/2022

Se fosse julgar os livros separadamente, eu daria uma outra nota, pois achei o primeiro livro mais cansativo dos outros, por isso o pior dos 3, mas os outros dois foram muito melhores, uma história mais cativante, por isso, no geral, eu gostei da trilogia
comentários(0)comente



Perla.Campos 06/12/2022

Leitura mágica.
Como não se apaixonar pela leitura de O Senhor dos Anéis. Um capítulo mais inebriante que o outro, que te leva para um mundo mágico. Perfeito. Hoje faço parte do lado do mundo que leu O Senhor dos Anéis.
comentários(0)comente



Pedro Schabarum 31/12/2022

"O fim de nossa sociedade na Terra-Média"
"... pois será melhor cavalgar para casa com dois amigos do que sozinho."

Junto com essas palavras de Gandalf, digo Adeus, mas não o último, para a Terra-Média, para o Condado e para seus Hobbits.

Feliz Ano Novo!
comentários(0)comente



LetTuy 05/01/2023

Além de personagens bem feitos e do seu plot interessante, Senhor dos Anéis se destaca por seus tantos detalhes: o universo de Tolkien tem suas próprias línguas, com todos os seus pormenores, uma história desde a criação até o momento atual, uma geografia própria, e o autor até assegurava que a fase da lua correspondesse ao tempo em que estavam os personagens. São esses detalhes que tornam esse livro especial.
comentários(0)comente



458 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR