Rodrigo Secolin 22/04/2022
O meu livro favorito
O Senhor dos Anéis é um dos melhores livros que já li, o qual ganhei de presente no Natal de 2001. Escrito entre 1937 e 1949 por John Ronald Reuel Tolkien, o livro conta a história de um anel de poder que pode controlar todos os seres da Terra Média.
O Um Anel, como é denominado, foi forjado por Sauron, senhor da terra de Mordor, com o único propósito de comandar toda a Terra Média. Mas em uma batalha sangrenta contra homens e elfos, Sauron perde o anel para Isildur, da linhagem real dos homens. O único modo de acabar com o mal é destruir o Um Anel no fogo onde foi forjado, nas minas de Mordor. Entretanto, a ganância por poder dos homens levou o Um Anel a corromper o coração de Isildur, o qual não o destruiu. Após séculos escondido e perdido, o Um Anel é encontrado por Smeagon, o qual também foi corrompido pelo poder do anel e se transformou em Gollum. Inusitadamente, o anel é encontrado pelo hobbit Bilbo Baggins, tio de Frodo Baggins.
Anos se passaram até que Bilbo resolve dar uma festa e convida nada mais nada menos que Gandalf, um mago extremamente poderoso e amigo de Bilbo. Logo Gandalf percebe o estranho objeto de Bilbo e descobre o perigo por trás do anel. Neste momento, Bilbo deixa o anel para Frodo, que o guarda com segurança até a volta de Gandalf com a terrível notícia: o anel é o Um Anel de Sauron e o senhor do mal o está procurando.
A partir daí, Frodo realiza uma viagem super perigosa para a Valfenda, a terra dos elfos, a fim de deixar o anel lá. Juntamente com seus amigos Samwise Gangee, Merry e Pippin, enfrentam diversos perigos até chegarem a Valfenda. Infelizmente, o Um Anel só tem um destino: a destruição nas minas de Mordor. Neste momento é formada a Sociedade do Anel, com Frodo, Sam, Merry, Pippin, os humanos Aragorn (Passolargo) e Boromir, o elfo Legolas, o anão Gimli, e claro, o grande mago Gandalf. Com o Um Anel na responsabilidade de Frodo, a sociedade o leva a uma incrível saga pela Terra Média a fim de destruir o Um Anel.
Batalhas épicas, criaturas fantásticas as quais encontram pelo caminho, intrigas e traições, tudo acontece nesta incrível viagem. Além das descrições detalhadas dos locais por onde passam, típico de uma boa narração, há também explicações sobre cada um dos povos que habitam a Terra Média, com detalhes impressionantes como idiomas e cronologia histórica, dignos da criatividade de Tolkien. Sem contar que no final do livro há um mapa da Terra Média. Sinceramente um livro para ler e guardar com todo carinho na sua biblioteca.