Albino 09/05/2020
Um livro para nosso espírito guerreiro.
Muito se fala do livro "a arte da guerra" de Sun Tzu como guia para empresários e pouco se fala de Miyamoto Musashi. ? *MUSASHI (1584-1645)* foi um lendário samurais, invencível. Se recluiu por 20 anos para entender o verdadeiro espírito do samurai e escreveu este livro O LIVRO DOS CINCO ANÉIS.
Dividido em 5 partes. O LIVRO DA TERRA, conduz ao entendimento dos fundamentos do Caminho; O LIVRO DA ÁGUA conduz pela essencialidade e adaptabilidade; O LIVRO DO FOGO trata do combate e das vitórias; O LIVRO DO VENTO é sobre a amplitude do entendimento e da percepção; O LIVRO DO VAZIO trata do NADA, quando alcançamos a completude do conhecimento.
Apesar de ser, e foi feito para ser, um livro técnico para guerra e o combate, em sua leitura, e sua filosofia, de que "os mesmos princípios utilizados para vencer um único homem podem ser aplicados para derrotar 10 milhões de inimigos" e "o estado espiritual do guerreiro em combate não deve diferir do que é nos dias normais", nos conduzem a necessidade de agir sem atos inúteis e sempre treinar para uma capacidade elevada de enxergar a situação, estarmos sempre alertas e, inclusive, pensarmos como se fossemos nosso inimigo.
Traz tambem outros elementos e reflexões levando a conclusão para que se "tenha apenas o espírito como instrumento para alcançar a virtude suprema. Isso sim é o que maisio importa". Recomendo muito esse livro, que me foi apresentado como entretenimento ainda em minha fase infantojuvenil (através do recomendável mangá Vagabond), depois em um primeiro momemto de minha vida adulta, compreendendo mais sobre as responsabilidades e valores (2014, quando adquiri essa linda edição da @editoraconrad ); e agora, em um dia frio, reli com ainda mais apreço e novas notas para reflexão e aprimoramento do Caminho.