paula_ti_na_mente 28/09/2024
Escrita rítmica
Eis que esse ano me desafiei a fazer algumas aulas de escrita criativa e ?dentro de algumas das propostas de textos com diálogos? surgiu no meu mundo Herberto Helder e o poema ESTILO.
Fui fisgada e, dificuldade de achar um livro físico no Brasil, tive a sorte de à mesma época ter uma prima em Portugal que me trouxe o ?Os passos em volta?, que começa justamente com o poema que me fisgou.
Ele diz: ?Se eu quisesse, enlouquecia?, mas a verdade é que Herberto não quer enlouquecer. Dentro de sua escrita totalmente autêntica e rítmica, ?os passos? para mim são da loucura, do desequilíbrio, da impermanência da vida, enfim, de todo aquele pedaço de nós que não compreendemos - Herberto tem como intenção esmiuçar e nos levar junto.
O autor ainda consegue em certas frases poemas inteiros: ?E ainda se verifica ser no abismo que se principia a ascensão? foi uma que me pegou muito nesse momento de vida.
É um livro para mais de uma leitura para absorção. Já está na minha fila para reler. Agora irei atrás dos poemas completos.