Nath @biscoito.esperto 02/07/2022Irei postar o resumo em breve, esta é apenas a resenha!"Nenhuma daquelas pessoas hesitaria por um instante antes de condenar um planeta inteiro à tortura se disso adviesse um ganho pessoal. Ou se a recompensa fosse algum prazer imaginado. Ou se a tortura produzisse mais alguns dias ou horas de vida".
Não sei como escrever uma resenha de verdade para este livro, por isso só vou falar o que achei sem me aprofundar demais, principalmente porque quero evitar spoilers.
Em Hereges e Duna, voltamos para o que sobrou de Arrakis depois dos 3.500 anos em que Leto Atreides II, o Imperador Deus de Duna, governou com seu pulso de ferro.
Temos um elenco completamente novo de personagens (exceto, é claro, pelo Duncan Idaho) (aliás, será que podemos concordar que ele é o personagem principal de Duna? Ou, no final do quinto livro, ainda é cedo demais para dizer isso?).
Quero ressaltar que este livro tem algumas das minhas personagens favoritas de toda a saga! Temos Sheeana, a menina que conversa com os vermes e bota todos os sacerdotes de Shai-hulud no chinelo. Também somos apresentados a Odrade, uma Bene Gesserit obstinada e quebradora de regras. A Madre Superiora de Odrade é Taraza, simplesmente uma mastermind, a maior jogadora de xadrez intergaláctico da saga. E o que falar do homem, do mito, da lenda... Miles Teg??? Simplesmente o MAIOR DE TODOS, um bashar idoso temido pelos inimigos, querido pelos amigos e desejado pelas mulheres!
Eu amei Hereges, acho que é o livro com o melhor worldbuilding da saga até agora (e isso realmente quer dizer muito). Conhecemos mais da ciência e da filosofia Tleilaxu através do escorregadio Waff e temos uma visão clara do povo da Dispersão e das Honoráveis Matres.
Principalmente, alguns pontos nebulosos da saga começam a tomar forma pela primeira vez. É curioso que, apesar de cada leitor ter em seu coração a desconfiança do que é o Caminho Dourado, é impossível saber que futuro terrível Paul, Leto e Ghanima viram. Neste livro, porém, temos pistas fortes do plano secreto de Leto II. Plots sendo preparados desde o primeiro livro vem à tona, e Frank Herbert não nos poupou de revelações inesperadas e loucuras inimagináveis.
A jornada que comecei em janeiro de 2021 está quase no fim, falta apenas um livro para que eu termine de ler Duna... Não sei se quero que esta história acabe!
"A compreensão requer palavras. Algumas coisas não podem ser reduzidas a palavras. Existem coisas que só podem ser experimentadas sem palavras".
site:
www.nathlambert.blogspot.com