coitadinhodasilva 17/01/2023
HEREGES DE DUNA, heresia e hereges por todo canto.
Tenho que admitir: fui um tanto preconceituoso com este livro.
Algo em "Hereges de Duna", na minha primeira impressão, me deixou com a impressão que não seria uma boa leitura, um tanto parecida com "Filhos de Duna". Mas como estava enganado! Fora uma das melhores leituras que tive, deixo ele terceiro lugar em meu ranking:
1°- DUNA
2°- IMPERADOR DEUS DE DUNA
3°- HEREGES DE DUNA
4°- MESSIAS DE DUNA
5°- FILHOS DE DUNA
Achei que teve mais ação que IDdD (Imperador Deus de Duna), diálogos bons, uns personagens que na qual me apeguei um tantinho e plots que explodiram minha cabeça, mas ainda acho IDdD melhor, toda a história me deixou muito apegada e quantas vezes queria q Siona, Nayla, Hwi tivesse uma rápida aparição, mas já sabia eu a resposta.
Mais de mil anos após o fim do Império tirânico do Imperador Deus, Leto II. E após sua morte, e Arrakis ficou ruínas, muitos imigraram para longe, iniciando a Dispersão. Agora, os Perdidos estão voltando com ambições renovadas.
Com uma missão ultra-segreta, as Bene Gesserit encontraram uma jovem que pode se controlar os vermes de areia, Shai-hulud, de Arrakis... mas agora com a volta dos vermes, a aridez de Duna e com nome renovado, Rakis.
Essa foi uma história mais na pegada de heresia, vemos, ao longo do enredo, séries de hereges, a primeira aparição, Schwangyu, que é contra os gholas, parte do plano das Bene Gesserit. E o Grande Herege, Miles Teg, um personagem muito importante para o livro em si.
Muito do livro depende dele, até mesmo o fim da Irmandade Bene Gesserit, que se encontra com um grupo de rivais um tanto semelhantes a elas, as Honoráveis Matres. Agora, outro ciclo se deu início, e o Caminho Dourado deixou de ser um termo tão utilizado. E as Bene Gesserit têm suas Irmandade mais amostras para os leitores, um fato muito esperado por muitos.
O livro encher-se com um gosto de quero-mais, me deixando com muita vontade de continuar a história em "Herdeiras de Duna" ou "Chapterhouse: Dune" (agora, depois desse final, o título em inglês tornou-se muito mais esclarecedor), o sexto e último livro de uma saga tão brilhante, que, infelizmente, não pode ter um final completo.
Acredito que minha próxima leitura será muito aproveitadora, e mal espero para começar.