Anne C. Souza 21/06/2021Li na força do ódio!Maven foi moldado por Elara pra ser uma pessoa má, manipuladora e que não ama ninguém. "Ah, mas ele ama a Mare". Bom, ele é obcecado por ela, isso é diferente. A vida toda ele foi moldado para ser mal, para ser manipulador e mentiroso. E é isso o que ele é, é isso o que ele se tornou. Ele tem uma mente doente, não dá pra passar pano (muito menos shippar ele com a Mare ou qualquer pessoa que seja).
Sobre a Mare, acho muito egoísmo e hipocrisia da parte dela acusar Cal de traidor só por não ter a escolhido. Pra mim ficou claro nos livros anteriores que o foco principal da estória não era o romance e sim a luta pela igualdade de direitos entre Vermelhos e Prateados. A própria Mare afirmou que não deixaria os sentimentos influenciar a luta dela, então porque ela esperava que Cal fizesse diferente?
Assim como Maven foi moldado para ser mal, Cal foi moldado para ser Rei. Ele cresceu entre prateados, foi criado e treinado para ser o Rei e governá-los. Porém, devido aos acontecimentos de Rainha Vermelha e Espada de Vidro, ele teve a oportunidade de conviver com os vermelhos, entender melhor a realidade e a luta deles, lutar com eles e ter o mesmo desejo de mudança de Mare, só que ele acreditou que só alcançaria isso sendo Rei, que só assim teria voz e poder para provocar as mudanças necessárias para buscar essa igualdade. Se ele está certo ou errado, a resposta está no próximo livro, eu só não entendo porque tanto ódio contra o Cal e tanto pano passado pro Maven, que é o vilão dessa série.
No mais, achei a leitura arrastada como nos outros livros, não gosto muito da escrita da autora, acho que ela descreve demais alguns detalhes que não tem importância para a trama, e as cenas de lutas são um pouco confusas. Mas pretendo finalizar a série para ver como será conquistada a igualdade entre os Vermelhos e Prateados (se for conquistada).