O Navio Negreiro

O Navio Negreiro Castro Alves




Resenhas - O Navio Negreiro


74 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


dudacf 26/02/2023

Impressionada!
Sendo bem honesta, eu li esse livro pra fazer um trabalho da escola e me surpreendi bastante com ele! Nunca me interessei em pegar um clássico para ler, principalmente um em versos, mas como eu precisava ler, eu li e gostei bastante!! Nunca tinha tido contato com esse tipo de leitura então demorei um pouco pra me acostumar com o linguajar da época, além disso pelo fato do livro ser muito curtinho eu li em 15 minutos o que ajudou bastante! A história em si é bem chocante e retrata perfeitamente o desespero e a agonia dos povos africanos durante o período da escravidão no Brasil, focando na vinda deles pra cá, mais uma vez eu digo que tô chocada por eu ter lido o livro e ter realmente gostado,a partir disso vou dar uma chance pra outros clássicos, vai que eu viro fã né?

?Ontem simples, fortes, bravos.
Hoje míseros escravos,
Sem luz, sem ar, sem razão...?
comentários(0)comente



Camille Padilha 27/01/2023

doloroso & real
"Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus! se é loucura... se é verdade tanto horror perante os céus?! Ó mar, por que não apagas co?a esponja de tuas vagas de teu manto este borrão?... Astros! noites! tempestades! rolai das imensidades! Varrei os mares, tufão!"
comentários(0)comente



Heros Pena 11/01/2023

Bons poetas captam como ninguém o sofrimento conseguindo expressa-lo em palavras, foi isso que Castro Alves fez pegou toda dor e sofrimento de um dos períodos mais terríveis e cruéis da história da humanidade e imortalizou em palavras para que nunca nos esqueçamos e não voltemos a repetir aqueles erros.
comentários(0)comente



Rafa 05/01/2023

Ótimo livro para entender melhor como funcionava o transporte marítimo de negros escravizados. Leitura fácil e direta. ?
comentários(0)comente



Stefania 31/12/2022

Na época da escola eu ainda não tinha o hábito/vício em leitura e vejo que obras como está não foram devidamente apresentadas e aceitas pelos alunos adolescentes. Pelo menos foi minha experiência no E.M.

Agora, percebo a riqueza do poema e tudo o que podemos tirar dele.

Edição incrível da Antofagica.
comentários(0)comente



Matheus.Lamec 04/12/2022

Poema fácil de ler
Não sou fã de poema ou poesia. Pois me sinto burro lendo, pois não consigo entender (risos?). Mas esse poema é escrito de uma forma tão perfeita que eu via as coisas na minha frente. É forte e não é um poema pra ser lido numa tarde, por a nota no Skoob e acabou... Não, é um poema pra ser lido e relido e digerido e relido novamente. Simplesmente um dos melhores que já li.
comentários(0)comente



Igor.Banin 08/11/2022

Ótimo
Ótima edição curta de um poema importantíssimo. As descrições acuradas pintam quadros de sofrimento sem fim.
comentários(0)comente



Dooda 06/11/2022

O livro é muito bom, retrata os tempos de escravidão e mostra como eram as péssimas condições. A professora de história recomendou
comentários(0)comente



lantsovsfavgirl 25/10/2022

Navio Negreiro
Acabei de ler esse e teve um verso que mexeu muito comigo e eu comecei a criar algo em cima dele, porque pra quem não sabe eu também escrevo

?Senhor Deus dos desgraçados? ? Castro Alves

?Senhor Deus dos desgraçados.
Deus dos prateados do vinho alvo, lança tua farda em qu?eles que precisam de salvação pelas desgraças em teu nome.
Deus do luar em alvoroço, da pátria amada faminta que busca os meus em seu relento quieto, que muda seus nomes, que pinta sua cor, que mata seu deus? ? Clara Rochebois
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Usopp.Yeager 21/10/2022

Interessante
Livro clássico de leitura rápida, recomendo, um compilado de poesias compostas por negros em um navio negreiro
comentários(0)comente



Rita 23/09/2022

Vou ser bem simples e direta: O Navio Negreiro é definitivamente uma das melhores poesias que li na vida.
comentários(0)comente



Campodeverao 31/08/2022

?
Navio negreiro é um poema forte, o melhor de Castro Alves para mim. Rico em palavas e detalhes do que acontecia aos africanos nos navios negreiros.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carolinad 05/08/2022

O Navio Negreiro
Liberdade. Nacionalismo ufanista. Denúncias sociais. Identidade. Em "O Navio Negreiro", Castro Alves relata as condições dos navios que traziam escravos africanos para o Brasil.

Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus,
Se eu deliro... ou se é verdade
Tanto horror perante os céus?!...
Ó mar, por que não apagas
Co'a esponja de tuas vagas
Do teu manto este borrão?
Astros! noites! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!...

De forma poética, é relatado as condições desumanas do transporte de escravos e a desumanização realizada com essas pessoas. Faz o total sentido a obra ser um dos seus poemas mais prestigiados; chega a ser arrepiante acompanhar a maneira brutal, a ausência de liberdade e a privação de direitos com que os escravos eram submetidos.

Muito mais do que uma narrativa trágica: é uma grande denúncia da escravidão, da dor e do sofrimento. É um livro que deveria ser lido por todos, mas principalmente por aqueles que se mantem míopes para as mazelas históricas que carregamos até hoje desse episódio vergonhoso da humanidade.
comentários(0)comente



74 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR