NatAlia.Martins 20/06/2024
Um ateu que se tornou cristão porque investigou Jesus ?
Lee Strobel era um famoso jornalista do Chicago Tribune, além disso, era formado em direito e sabia como ninguém aliar as duas coisas para conseguir reportagens icônicas quando trabalhava neste jornal, mas Lee era ateu. Porém, uma reviravolta aconteceu em sua vida quando a sua esposa conheceu a Jesus. Tentando desencorajá-la de professar a fé cristã, pois para Lee o cristianismo não passava de uma lenda, de uma estória fraudulenta a respeito de um humilde carpinteiro que afirmava ser Deus, ensinava moral, realizava milagres, foi morto por Roma, e cujos seguidores afirmaram tê-lo visto vivo novamente. Lee tentou persuadir a esposa a abandonar a fé. Como as palavras não foram suficientes, ele se propôs a investigar quem era Jesus e provar a sua esposa que ele estava certo. Que tudo isso era só fruto da imaginação de pessoas esquisitas. Então, Lee atravessa os Estados Unidos em busca de especialistas que pudessem responder às suas dúvidas. Como cético, a sua sinceridade em relação às dúvidas era real. Lee passou quase dois anos nessa busca por respostas. E entrevistou mais de 12 especialistas nas mais diversas áreas do cristianismo, psicologia, arqueologia e medicina para poder desmascarar o cristianismo. O que ele não contava em meio a essa empreitada era que Jesus o encontraria quando ele tanto procurava desqualificá-lo, desacreditá-lo e fazer com que sua esposa apostatasse. Bem, Lee Strobel tornou-se o Lee apologeta. O Lee pastor, sim meus amigos, pastor! Palestrante e até apresentador carregando a luz de Jesus e o amor por Ele por onde passava. Este ex-ateu tornou-se um cristão convicto e passou a defender a fé que atacava. Anos depois da investigação concluída, Lee resolveu escrever um livro, adaptou todos os seus escritos e complementou com mais outras entrevistas e "tcharam" surgiu 'Em defesa de Cristo', que tornou-se um best-seller vendendo milhões de cópias em vários países do mundo e sendo traduzido para mais de 20 idiomas. Que Deus extraordinário nós temos!
Em relação à obra: 'Em defesa de Cristo' é um livro necessário para todo aquele que tem dúvidas sobre a sua fé, para aqueles que ainda precisam aprender sobre os primórdios e o nascimento da igreja, sobre a vida e obra de Jesus. Lee entrevistou especialistas que falaram sobre a credibilidade dos evangelhos, elencando pontos que demonstravam a sua relevância e veracidade histórica. Também buscou referências extra-bíblicas sobre o Jesus histórico, onde foram realmente encontradas citações sobre Cristo. Lee também queria saber se Jesus era realmente quem dizia ser, se Jesus era o filho de Deus e se ele não estava louco quando afirmou ser quem é, também analisou junto com especialistas se Jesus poderia ser o Messias, se ele realmente tinha esse perfil. Por fim, na parte 3, Lee pesquisou sobre a ressurreição, foi atrás de um médico renomado que comprovou que Jesus estava morto quando foi retirado da Cruz, esmiuçando o tipo de morte que Jesus enfrentou, além disso, entrevistou apologetas muito famosos como William Lane Craig e Gary Habermas que afirmaram que o corpo de Jesus de fato desapareceu do túmulo, que ele fora visto vivo por várias pessoas, em diversas circunstâncias; e analisaram várias provas diretas e indiretas que apontavam para a concretude da ressurreição de Cristo, como a vida dos discípulos, o nascimento da igreja e a sua disseminação pelo mundo, até hojeeee!
Ao final, Lee, com a mente aberta, foi convencido de que Jesus não era uma lenda, Jesus é um fato e a partir disso toda a sua vida mudou!!!
Que livro interessante, não só pelo conteúdo, mas pela experiência do autor. Um ateu que tornou-se cristão porque investigou Jesus rsrs. E a sua pesquisa serviu/serve de material relevante para muitos que estavam/estão na mesma busca espiritual que ele. Excelente! 5 de 5 com certeza!