Em Defesa de Cristo

Em Defesa de Cristo Lee Strobel




Resenhas - Em defesa de Cristo


53 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Kelly Oliveira Barbosa 26/02/2021

Em defesa de Cristo ou The case for Christ, foi escrito pelo jornalista americano Lee Strobel em 1998. É um best-seller com milhões de cópias vendidas, e penso que até por isso eu não tinha grandes expectativas a respeito dele – sou meio cismada com best-sellers – entretanto, a leitura me surpreendeu positivamente.

VOCÊ JÁ CONVERSOU COM UM ATEU OU CÉTICO?
Se sim, você já deve ter ouvido perguntas como essas abaixo, que muitas vezes são feitas, na intenção de passar uma ideia preconcebida da impossibilidade da fundamentação racional e lógica do Cristianismo.

Jesus Cristo de fato existiu?

Os evangelhos são fontes confiáveis a respeito do que ele “fez” e “falou”?

Ele morreu mesmo na cruz?

E quanto à ressurreição, não será simplesmente uma lenda?

Existe alguma evidência na história sobre Cristo além dos evangelhos?

Lee Strobel (1952- ) se propõe nesse livro a demonstrar exatamente isso: que há fundamentação racional e lógica para o Cristianismo. Para tanto, ele compartilha da sua própria jornada. Ele conta como por muitos anos foi um ateu convicto, e como após a conversão de sua esposa resolveu colocar o seu preconceito de lado e investigar minuciosamente às origens do cristianismo.

Utilizando-se de sua experiência como jornalista investigativo na área legal, ele partiu em busca da verdade lendo pela primeira vez a Bíblia versículo por versículo, lendo também muitos livros de autores cristãos e não cristãos, entrevistando especialistas de várias áreas (história, arqueologia, literatura antiga, medicina, filosofia, psicologia…), chegando por fim ao que não esperava: fortes evidências da veracidade do Cristianismo.

O livro é dividido em três partes principais. Em cada começo de capítulo o autor traz uma entrevista com um especialista diferente, tornando a leitura dinâmica e muito rica em informações a respeito do assunto.

A primeira parte é dedicada aos evangelhos. Considerados como as melhores fontes a respeito da vida de Jesus Cristo, os quatro evangelhos são colocados no centro da pesquisa de Strobel. O resultado é fantástico! Muitos argumentos falaciosos a cerca deles são desmontados facilmente.

Na segunda, ele foca sobre a pessoa de Jesus Cristo. Dentre os vários aspectos interessantes tratados nessa parte, há uma breve explanação (no capítulo 10) sobre as inúmeras profecias do antigo testamento acerca do Messias esperado e a impossibilidade do cumprimento delas em um único ser humano. Jesus possui todas as chamadas “provas digitais” ou marcas dessas profecias – é uma das muitas horas da leitura que eu comecei a glorificar a Deus – “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (Rm 11:33 NVI)

Na terceira, entendendo que a ressurreição de Cristo é o maior milagre “operado por Deus” em toda a história da humanidade e coluna principal de toda crença cristã – se Jesus não ressuscitou dos mortos o evangelho é uma farsa – ele trabalha os vários argumentos dos céticos derrubando um a um de maneira sensacional.

Por fim o autor relata como depois de sua longa pesquisa ele se rendeu aos pés de Cristo, não só pelas evidências puramente racionais, mas, porque nessa jornada ele foi tocado pelo Espírito de Deus – quem pode resisti-lo? – e termina encurralando o leitor na seguinte reflexão: Não há brechas quanto ao cristianismo para ficar em cima do muro… o que está em jogo é valioso demais (a eternidade) para brincadeiras ou pensamentos infundados. Se é para crer ou não crer, precisamos saber bem o porquê de nossa posição.

PARA CRENTES E CÉTICOS
Estou publicando esse texto vários meses após a leitura do livro, os detalhes já se perderam na memória, porém a mensagem central do livro continua viva em minha mente: Um homem como nenhum outro jamais visto, nasceu, viveu e morreu entre os judeus a dois mil anos atrás. Após a sua morte, os seus discípulos e quase 500 pessoas disseram o terem visto ressuscitado e enfrentaram até a morte por causa dessa convicção. Esse homem mudou o seu mundo enquanto vivo, abalou todo o globo após a sua morte e sua influência é inegável até os dias de hoje. Os seus opositores por mais furiosos ao longo da história jamais foram capazes de refutar a sua existência (vida, morte e ressurreição), e nunca foram capazes de exterminar dentre os povos os seus seguidores.

Esse livro não relata uma experiência subjetiva de fé, o autor mostra as evidências dos fatos que aconteceram e marcaram a história, em outras palavras, como o Cristianismo a-ba-lou a humanidade para sempre. Recomendo a todos, é um livro que nos faz pensar (repetindo, tanto para crer, como para não crer, precisamos estar baseados em fundamentos sólidos e não em achismos ou levados pelo pensamento da maioria).

site: https://cafeebonslivros.blog/2017/12/07/eu-li-em-defesa-de-cristo-de-lee-strobel/
almeidalewis 26/02/2021minha estante
Caramba ! Vc estava lendo esse livro ?! Já assistiu o filme ? Ja leu dele em defesa da fé ?


Eva 26/02/2021minha estante
Depois dessa resenha não tenho outra opção se não ler esse livro ???


Kelly Oliveira Barbosa 26/02/2021minha estante
Almeida, na verdade eu li esse livro há alguns anos atrás. Tinha publicado à época essa resenha no meu blog. Resolvi colocar aqui também ;)


Kelly Oliveira Barbosa 26/02/2021minha estante
Eva, recomendo muitooo mesmo. A leitura dele é uma experiência bem interessante e depois acaba ficando com você. Quando ler me conta o que achou.


Denise.Sartori 01/03/2021minha estante
Tá na minha lista, ansiosa para ler ?


Kelly Oliveira Barbosa 01/03/2021minha estante
Muito bom Denise. Vou gostar de saber sua opinião sobre ele..




Tânia Gonzales 20/11/2009

Livro excelente!
O autor, Lee Strobel, é um jornalista, ex-ateu, que depois da conversão da esposa ao Evangelho,e de observar o quanto ela havia mudado para melhor, resolve fazer uma investigação sobre Jesus Cristo. O livro é muito interessante porque o autor faz uma pesquisa bem profunda sobre a vida de Jesus, para isso ele entra em contato com vários especialistas no assunto e os interroga de maneira bem direta. E um detalhe importante: o autor participou de vários tribunais como repórter policial, então ele usa exemplos dos casos para ilustrar as suas conclusões. Ele sempre inicia um capítulo com alguma história que possa ajudar a entender melhor as suas próximas descobertas. É um livro fascinante.
Wallace.FranAa 20/08/2021minha estante
Como faz para começar a ler?


Tânia Gonzales 06/10/2021minha estante
Olá! Faz tempo que não entro, por isso vi o seu comentário só agora. Aqui você só fala sobre sua leitura, o que deseja ler, os lidos, faz resenhas etc.




NatAlia.Martins 20/06/2024

Um ateu que se tornou cristão porque investigou Jesus ?
Lee Strobel era um famoso jornalista do Chicago Tribune, além disso, era formado em direito e sabia como ninguém aliar as duas coisas para conseguir reportagens icônicas quando trabalhava neste jornal, mas Lee era ateu. Porém, uma reviravolta aconteceu em sua vida quando a sua esposa conheceu a Jesus. Tentando desencorajá-la de professar a fé cristã, pois para Lee o cristianismo não passava de uma lenda, de uma estória fraudulenta a respeito de um humilde carpinteiro que afirmava ser Deus, ensinava moral, realizava milagres, foi morto por Roma, e cujos seguidores afirmaram tê-lo visto vivo novamente. Lee tentou persuadir a esposa a abandonar a fé. Como as palavras não foram suficientes, ele se propôs a investigar quem era Jesus e provar a sua esposa que ele estava certo. Que tudo isso era só fruto da imaginação de pessoas esquisitas. Então, Lee atravessa os Estados Unidos em busca de especialistas que pudessem responder às suas dúvidas. Como cético, a sua sinceridade em relação às dúvidas era real. Lee passou quase dois anos nessa busca por respostas. E entrevistou mais de 12 especialistas nas mais diversas áreas do cristianismo, psicologia, arqueologia e medicina para poder desmascarar o cristianismo. O que ele não contava em meio a essa empreitada era que Jesus o encontraria quando ele tanto procurava desqualificá-lo, desacreditá-lo e fazer com que sua esposa apostatasse. Bem, Lee Strobel tornou-se o Lee apologeta. O Lee pastor, sim meus amigos, pastor! Palestrante e até apresentador carregando a luz de Jesus e o amor por Ele por onde passava. Este ex-ateu tornou-se um cristão convicto e passou a defender a fé que atacava. Anos depois da investigação concluída, Lee resolveu escrever um livro, adaptou todos os seus escritos e complementou com mais outras entrevistas e "tcharam" surgiu 'Em defesa de Cristo', que tornou-se um best-seller vendendo milhões de cópias em vários países do mundo e sendo traduzido para mais de 20 idiomas. Que Deus extraordinário nós temos! 


Em relação à obra: 'Em defesa de Cristo' é um livro necessário para todo aquele que tem dúvidas sobre a sua fé, para aqueles que ainda precisam aprender sobre os primórdios e o nascimento da igreja, sobre a vida e obra de Jesus. Lee entrevistou especialistas que falaram sobre a credibilidade dos evangelhos, elencando pontos que demonstravam a sua relevância e veracidade histórica. Também buscou referências extra-bíblicas sobre o Jesus histórico, onde foram realmente encontradas citações sobre Cristo. Lee também queria saber se Jesus era realmente quem dizia ser, se Jesus era o filho de Deus e se ele não estava louco quando afirmou ser quem é,  também analisou junto com especialistas se Jesus poderia ser o Messias, se ele realmente tinha esse perfil. Por fim, na parte 3, Lee pesquisou sobre a ressurreição, foi atrás de um médico renomado que comprovou que Jesus estava morto quando foi retirado da Cruz, esmiuçando o tipo de morte que Jesus enfrentou, além disso, entrevistou apologetas muito famosos como William Lane Craig e Gary Habermas que afirmaram que o corpo de Jesus de fato desapareceu do túmulo, que ele fora visto vivo por várias pessoas, em diversas circunstâncias; e analisaram várias provas diretas e indiretas que apontavam para a concretude da ressurreição de Cristo, como a vida dos discípulos, o nascimento da igreja e a sua disseminação pelo mundo, até hojeeee! 


Ao final, Lee, com a mente aberta, foi convencido de que Jesus não era uma lenda, Jesus é um fato e a partir disso toda a sua vida mudou!!! 


Que livro interessante, não só pelo conteúdo, mas pela experiência do autor. Um ateu que tornou-se cristão porque investigou Jesus rsrs. E a sua pesquisa serviu/serve de material relevante para muitos que estavam/estão na mesma busca espiritual que ele. Excelente! 5 de 5 com certeza!
barlaventomaria 20/06/2024minha estante
Uau




Pazcovsky 28/02/2022

O melhor livro de apologética que já li!
Meu desejo de ler Em Defesa de Cristo surgiu quando assisti o filme pela primeira vez, cerca de 6 anos atrás. De lá pra cá, esse desejo só aumentou, pois continuei pesquisando sobre o livro e, cada vez mais, nutrindo altas expectativas sobre ele. Mas devo admitir que, sem dúvidas, todas elas foram superadas ? e muito! ? quando finalmente pude começar a lê-lo.

Lee Strobel construiu a narrativa de uma forma simplesmente incrível! Fiquei surpresa com o quanto ele se dedicou para realmente trazer os mais diversos questionamentos acerca de Jesus, muitos dos quais eu sequer conhecia. Cada capítulo foi muito bem detalhado, com vários pontos sendo analisados pelos especialistas e respondidos de forma clara, sem abrir brechas para interpretações diferentes. Apesar dos temas complicados e extremamente específicos, conseguiram possibilitar uma leitura fluida, para que fossem facilmente compreendidos.

Além disso, a estrutura em forma de entrevista também contribuiu muito para que a leitura não se tornasse maçante e difícil. Como jornalista, Lee soube conduzir perfeitamente as entrevistas, fazendo sempre ótimas perguntas e lidando com os assuntos complexos de um modo bastante didático, o que fez com que as entrevistas se transformassem em verdadeiras aulas transcritas para o leitor. Isso com certeza me ajudou muito a não apenas entender, como também memorizar os argumentos de forma sólida ? algo que, para mim, sempre foi muito difícil ao ler livros de apologética.

Por fim, não posso deixar de destacar a excelente contextualização feita em cada um dos capítulos, em forma de introdução. Esses trechos introdutórios certamente foram essenciais para entender o porquê de ser necessário analisar tão minuciosamente cada conjunto de provas, bem como o motivo da divisão do livro em três partes. Os casos reais presenciados por Lee e relatados no início dos capítulos me fizeram imergir ainda mais na narrativa (pois amo a temática de investigação criminal) e compreender todas as categorias de provas apresentadas ? algo que foi feito, novamente, com maestria, por um mestre em Direito.

Como resultado disso tudo, durante a leitura foi possível de fato sentir que estava em um tribunal, onde Lee era o promotor e os especialistas eram os advogados de defesa. Porém, muito mais que um livro de apologética, trata-se de uma narrativa instigante onde acompanhamos o processo de investigação do autor, com riqueza de detalhes, e seu lindo testemunho no final.

Esta certamente é uma leitura essencial para céticos que desejam encontrar respostas para seus questionamentos acerca de Jesus, e mais ainda para cristãos que querem aprofundar seus conhecimentos acerca dos Evangelhos. Posso afirmar com convicção que ler esse livro fez com que eu amadurecesse muito em minha fé e me firmasse ainda mais na Rocha, esse Cristo que não apenas existiu, como também morreu por meus pecados e ressuscitou para me dar a vida eterna!

"É assim que eu me sinto sobre Em Defesa de Cristo. Eu bati a bola: em outras palavras, eu pesquisei e escrevi o livro da melhor maneira, mas Deus o exaltou e levou para longe, bem mais longe do que os meus pequenos esforços poderiam alcançar."
? O autor

Soli Deo Gloria!
Samlimasilva 01/03/2022minha estante
Que maravilhoso ???
Só pelo que você foi me contando, já tive uma vontade enorme de ler, realmente os argumentos são simplesmente geniais e dignos de uma pesquisa profunda. Ansioso pra ler também ??




Wesley - @quemleganhamais 28/07/2021

Claro e explicativo
Quando um jornalista investigativo quer buscar respostas para compor a sua manchete, ele faz uma investigação melhor do que muitos departamentos policias. E nesse livro vemos um excelente trabalho por um desses jornalistas.

Lee Strobel, jornalista, formado em direito e ateu fez uma verdadeira jornada para investigar se Jesus, já que sua esposa se tornou cristã e ele como cético não poderia deixar isso acontecer em sua família.

Lee entrevista os maiores especialistas norte-americanos nos assuntos ligados ao cristianismo e munido de ceticismo e objecções, ele vai fundo na busca por respostas.

O autor sugere que você leia como se estivesse no júri, ouvindo as provas para que no final, você possa dar o veredito final.

Uma leitura cheia de informações, esclarecimentos e evidências para que você possa aprender mais e mais.

Um excelente livro.
Wallace.FranAa 20/08/2021minha estante
Como faço para ler este livro?




gardvet 14/01/2009

Interessante
O autor argumenta muito bem sobre a existência de Cristo. Recomendado para quem quer aprender um pouco mais sobre a biblia e sobre religião.
comentários(0)comente



Eduardo Sousa 02/12/2010

Em defesa de Cristo
Um obra escrito por um ex-ateu, o jornalista Lee Strobel, onde ele traça uma linha investigativa sobre aspectos importantes da vida e ministério de Jesus Cristo.

Utilizando-se de sua experiência como repórter forense, Strobel entrevista grandes estudiosos a fim de buscar respostas para questões como: Jesus realmente existiu? Quem foram suas testemunhas oculares? Porque as pessoas o seguiam? Como ele morreu? A Bíblia fala a verdade quando diz que Jesus ressuscitou ao terceiro dia?

O livro é uma ferramenta de apologética e edificação pessoal.
comentários(0)comente



Thales Duart3 07/11/2024

Maravilhoso.
Que livro bom! É maravilhoso acompanhar a jornada do escritor. Todos os fatos comprovados. Coisas que eu, como cristão nunca me questionei. Mas coisas que eu, como um crítico, sempre me perguntei. Tudo respondido de forma acadêmica aqui. Um livro muito palatável. Recomendo dms.
comentários(0)comente



Vinicius, Pr. 21/04/2016

Um dos melhores
Um ex cético conta de maneira quase romanceada sua trajetória de como chegou à fé investigando honestamente o que cristãos de renome têm a dizer sobre a Bíblia, Deus, Jesus. Leitura indispensável para leigos e estudiosos.
comentários(0)comente



Gutenberg Carlos 07/06/2016

Ótimo livro de apologética
Após a conversão da sua esposa, Lee Strobel, um jornalista ateu, decidiu investigar minunciosamente os fatos que corroboram o cristianismo.

Usando o preparo que recebeu durante a Faculdade de Direito, a experiência como jornalista e editor de assuntos jurídicos e a coleta de informações através de entrevistas com especialistas de destaque e autoridades de credenciais acadêmicas impecáveis.

Examinando diversos tipos de provas — testemunhas oculares, provas documentais, provas corroborativas, provas de refutação, provas psicológicas, circunstanciais e até mesmo impressões digitais.
Lee chega ao cerne da credibilidade, confiabilidade, e veracidade do Cristianismo trazendo provas irrefutáveis que Jesus Cristo é o filho de Deus, que morreu e ressuscitou dentre os mortos, para nos trazer a vida Eterna.

Fazendo deste livro, um ótimo livro de apologética.
Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Gleybson.Gomes 19/09/2017

Veredicto
Esse livro fortaleceu ainda mais minha fé, muita gente tinha falado da riqueza de evidências que existia nesse livro, mas somente depois de lê-lo foi que confirmou-se o que me disseram. A linguagem dele é extremamente clara com um toque maestral de erudição! Não é um livro profundo, pois muitas perguntas não foram aprofundadas e ficou um ar de, cabia mais detalhes, contudo não é simplista longe disso. É um livro apaixonante daqueles que a gente quanto mais ler mais dar vontade de ler! Tudo que posso dizer é que comprem o livro e não vai haver arrependimento! Agora como disse o Lee, não espere encontrar todas as respostas pois não existe um livro capaz disso, sempre haverá uma pergunta sua que colocará dúvida em vc, mas pelo menos naquilo que se propôs mostrar esse livro seja aberto a pesar as evidências apresentadas e julgue com sua mente aberta e apresente seu veredito. Mesmo com algumas dúvidas ainda não sanada, será que as evidências aqui apresentadas não são bem convincentes?? Qual seu veredito?
comentários(0)comente



Marcos.Santos 04/11/2017

Fascinante
É tão maravilhoso perceber que mesmo em seu ceticismo muitas pessoas assim como Lee são sinceras em sua busca pela verdade. E pelo que percebo, da mesma forma que resultou na vida dele, tem acontecido com todos os que se aventuram a descobrir se a fé em Cristo é verdadeira. Por fim eles se renderão à aquele que é o único Senhor e Salvador dá humanidade. Um livro que certamente vai te manter ligado do início ao fim e tem uma leitura fluída e extremamente prazerosa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sunamita Conti Santos 28/02/2020

Um livro, ao estilo de reportagem investigativa, instigante e sólido em argumentos. Foi o primeiro livro que li a respeito do assunto em torno da veracidade do cristianismo e simplesmente amei.
comentários(0)comente



Albertina.FlAvia 29/02/2020

Impressionante
Esse livro me abriu os olhos para inúmeras questões das quais eu ainda não havia me perguntado e que fazem total sentido. Me ajudou a ter ainda mais certeza da razão da minha fé.
comentários(0)comente



53 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4