Helen.Roberta 24/02/2022
Não tenho como descrever o quanto esse livro é bom!
Já irá fazer quase um ano desde que comecei a realizar minhas pesquisas sobre feminismo, lendo as próprias autoras feministas e antifeministas também. Phyllis Schlafly à Simone de Beauvoir. Tenho lido todas.
Uma vez, li um texto onde Timothy Keller reagiu aos comentários sobre ele ser equilibrado em muitas questões (direita x esquerda, essas coisas), ele disse que não tinha interesse em ser equilibrado, mas sim em ser bíblico. Ser fiel ao evangelho.
Minha busca em todo este tema de feminilidade bíblica, feminismo e antifeminismo tem sido isso: evangelho.
Reler essa obra da McCulley me fez observar esse cuidado dela em ser bíblica acima de tudo. Alguns comentários antifeministas sobre esta obra que eu vejo pela internet, por mais bem intencionados que sejam, é apenas isso: militância às avessas e meio bobinhas também, muitas nem fazem sentido. Também me preocupa esse caça às bruxas de qualquer possibilidade de algo “soar feminista”, estamos pisando em ovos ultimamente nesse sentido. Não me entendam mal, eu também faço bastante críticas tal qual as antifeministas fazem e me alinho com elas em vários momentos… mas não posso chamar esse movimento de bíblico e me entristeço muito com o cenário atual de beligerâncias que temos visto por aí, isso também não significa que o feminismo é maravilhoso e seja uma opção, principalmente se você é uma cristã.
Fico feliz ao ler todo o trabalho de pesquisa da McCulley e uma profunda sinceridade e comprometimento bíblicos, muita pesquisa. Chequei bastante fontes que ela citou, enquanto na mesma proporção eu lia Simone de Beauvoir e ouvia feministas. Achei excelente!
Uma obra riquíssima em muitos níveis. Muito feliz em relê-lo!