Biografia involuntária dos amantes

Biografia involuntária dos amantes João Tordo




Resenhas - Biografia involuntária dos amantes


6 encontrados | exibindo 1 a 6


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lana 12/03/2023

Quando o narrador não é o principal
Na verdade, até as primeiras 80-90 páginas eu não estava gostando muito do livro... porém, depois a trama dos relacionamentos me envolveu e de alguma forma me fez lembrar de A insustentável leveza do ser (com as devidas proporções). A personagem Teresa é responsável não só pela fluidez, mas também pelas camadas do livro. Finalizei gostando muito das reflexões deixadas nas entrelinhas.
comentários(0)comente



regifreitas 03/09/2021

BIOGRAFIA INVOLUNTÁRIA DOS AMANTES (2014), de João Tordo.

BIOGRAFIA INVOLUNTÁRIA DOS AMANTES tem como protagonista um professor universitário da cidade de Pontevedra, na Espanha, bem próxima da fronteira com Portugal. Divorciado e com uma filha adolescente, com quem não tem um bom relacionamento, ele vive uma vida apática, sem grandes interesses além das suas aulas e de um programa de rádio que apresenta semanalmente, nas madrugadas. Um dia ele encontra vagando pelas ruas da cidade uma triste figura, soturna e sem rumo, que lhe chama a atenção. Trata-se do poeta mexicano Saldaña Paris. Uma amizade começa a se formar, e aos poucos o poeta vai desvelando sua história, intimamente ligada à história de Teresa, sua ex-mulher, recém-falecida, e por quem ele ainda nutria uma paixão obsessiva.

Em determinado momento, Saldaña Paris pede ao professor para que este leia um manuscrito deixado por Teresa; texto este que o próprio Saldaña Paris ainda não tivera coragem de ler. A partir da leitura do manuscrito, o professor toma conhecimento da história de pessoas tão problemáticas e de situações tão absurdas, que ele próprio acaba ficando obcecado em descobrir a verdade por trás dos acontecimentos que rodearam todos eles.

O livro até tem um começo promissor, lançando ideias que poderiam resultar em uma boa história. Mas o desenrolar é arrastado! Era pouco mais da metade da obra e eu já tinha perdido o interesse nessas pessoas. A impressão inicial que me ficou é que um emaranhado de contradições seria criado, cuja tensão seguiria num crescendo, até chegar em um desfecho no mínimo inusitado. Mas o autor opta - ou simplesmente não foi capaz - por entregar um final apenas banal.

A escrita em si não é ruim, mas o enredo traçado perde a graça muito rápido. Porém vi algumas qualidades no autor, suficientes para tentar algum outro título seu futuramente.
ElisaCazorla 24/03/2023minha estante
Regi, tivemos exatamente a mesma impressão! Eu li esse livro em 2017 e escrevi o seguinte nas minhas anotações:
"A narrativa é boa, mas a trama, os problemas e os personagens são muito clichês: uma menina que se apaixona por um homem mais velho e essa paixão adolescente acaba por destruir sua personalidade e seus relacionamentos futuros. Ahhhh sério mesmo?? Quantas vezes isso foi tema e o final é sempre o mesmo."
Mas eu li outros e hoje João Tordo é um dos meus autores favoritos. Se tiver a oportunidade leia O Ano Sabático! Abraços :)




Nathalie.Murcia 15/06/2020

Belo romance lusitano
Ler um livro escrito no português lusitano é sempre desafiador, não somente pelo léxico que, às vezes, difere dos nosso, mas também pela construção das frases. Acho de uma beleza notável esse estilo de escrita. Mas, em relação à trama propriamente, o início de um ciclo se desvela no momento em que dois amigos atropelam um javali na estrada. Enquanto aguardam os trâmites legais na Delegacia, Saldaña Paris pede ao nosso protagonista professor que leia um manuscrito deixado pela mulher que o primeiro mais amou. A

A partir daí, descobrir o que se passou, encaixar as peças do quebra-cabeca e, especialmente, resgatar o amigo de uma profunda letargia e de um exílio autoimposto em terras estrangeiras, em razão desse passado mal resolvido, se torna o mote do protagonista. Belíssima história!

Este foi mais um dos livros que, além da sinopse, me cativou primeiramente pela capa e correspondeu às expectativas. Vencedor do prêmio José Saramago.

Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br
comentários(0)comente



Vilamarc 29/07/2018

Amores e Amizades
Mais que um romance sobre amores, um livro sobre amizades verdadeiras, sobre escolhas e sobre acasos.
Os amores são abordados em diversas facetas, mas sobressai no livro, o poder de uma amizade, do compromisso e responsabilidade de cada um com as histórias das pessoas que amamos.
comentários(0)comente



Pipoco 13/07/2017

Memória, poesia e reflexões
Este livro me atraiu desde o lançamento: a capa, a sinopse e a autoria (trata-se de um escritor português contemporâneo) foram fatores fundamentais para que eu tomasse coragem, comprasse um exemplar e furasse a fila dos livros a ler.
Lindo, com um estilo bem poético e uma história repleta de memórias e reflexões, João Tordo nos apresenta uma obra que é, sobretudo, uma grande declaração de amor, em seus sentidos mais variados...
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR