Miguel 28/02/2014
CENSURAR, OU NÃO?
http://estanteradioativa.blogspot.com.br/
Então eu finalmente terminei Os Sete Minutos. Então, aqui na biblioteca existe uma estante enorme, praticamente dividida em dua partes, sendo que a parte que mais me interessa seja apenas a mais próxima da entrada, então obviamente eu apenas me limitava a ela, mas não da ultima vez que eu fui lá. Dessa vez eu tive a curiosidade de realmente ver o que havia ali, naquele outro lado inexplorável por mim, fui até lá e vi romances, apenas isso, não me interesso muito por esse tipo de leitura, onde só existe beijos e mais beijos. Fiquei desapontado, quando eu estava me virando para voltar a outra seção meu celular caiu debaixo daquela estante, quando eu ia pegar meu celular eu vi uma coisa que não é romance, eu vi duas prateleiras, cada uma com aproximadamente 50 livros, esses livros eram classificados como obsceno pela bibliotecária, por isso estavam lá. Eu como não presto nem um pouco, pus-me a ver todos eles, e é aí que eu encontro Os Sete Minutos.
Uma coisa que você precisa saber quando já estiver nas primeiras cinquenta páginas do livro, é muito chato e cansativo, devido a apresentação dos personagens, eu realmente não gosto dessa parte. Quase a metade final do livro se passa em um tribunal, se você não gosta... vamos fazer um esforcinho aí, né?
Os Sete Minutos, fala sobre um próprio livro com o mesmo nome, escrito na década de 30, em Paris. Naquele tempo o livro foi extremamente censurado não só pela igreja, mas como também pela sociedade. 40 anos mais tarde, - quando a história realmente se passa - um editor quase falido resolve publicar o livro na esperança de que ele dessa vez seja aceito, - pois os tempos mudam - mas não foi isso que aconteceu, a história começa quando um livreiro é preso sobre a acusação de venda de material pornográfico, Os Sete Minutos. Então é aí que nos conhecemos o Mike Barrentt. Advogado e amigo do editor que publicou o livro, ele no começo apenas queria livrar o livreiro de ser preso, mas logo depois se vê envolvido pelo livro. Acredite se quiser, mas o livro é acusado de fazer um adolescente estuprar uma garota, apenas porque ele se sentiu excitado demasiadamente depois que o leu. Então é aí que a história realmente começa, Mike forma a defesa e Elmo Ducan, forma a acusação. Então estamos ali com o personagem em busca de provas que libertem o livro da acusação de estupro. Acaba que mais tarde, é realmente apurado provas a favor do livro, provas essas que são roubadas. Então conformados com a perda do caso, a turma de advogados de Mike já estavam preparando as considerações finais quando acontece a coisa que tornou esse livro um dos meus dois preferidos.
Uma coisa que vale ressaltar, é realmente as passagens que o livro faz, realmente defendendo a liberdade de expressão não só na ficção como aqui, para nós também. Diversas passagens no livro cita falas de grandes nomes mundialmente conhecidos como Platão... Shakespeare, e muitos outros. Realmente um livro delicioso na questão de algo realmente bom para ler, e algo realmente bom para aprender, fiquei apaixonado pelo Irving.
É claro que o livro não é apenas isso que eu descrevi acima, são mais de 550 páginas extremamente recheadas de uma odisseia atrás do passado do livro e de quem o escreveu. Contem com uma reviravolta magnifica e extraordinária. O livro é cheio disso, de modo que, se ou entrar muito em explicar, é spoiler para tudo quanto é lado.