Kelli 05/05/2018
Relato da simplicidade
Autobiográfico, o livro "As Pequenas Memórias" trata exatamente disto, pequenos trechos de memórias da infância e adolescência de J. Saramago colocados aleatoriamente - acredito que por este mesmo motivo o livro não seja dividido em capítulos, talvez tenha sido assim que o autor foi relembrando ao escrever. O livro mostra algo da vida simples no campo em Azinhaga, aldeia onde nasceu, e depois em Lisboa, sem qualquer ordem cronológica. Recordações dos pais, dos avós, dos companheiros etc, algumas alegres outras dolorosas, até mesmo no momento de escrever.
Para lusófonos brasileiros o livro me parece ainda mais pitoresco, pois o autor usa expressões e falares lusitanos de uma época não tão distante, mas onde a vida parecia ser mais simples.
" Andávamos com a tia Maria Elvira no rabisco do milho, cada qual no seu eito, de sacola ao pescoço, a recolher maçarocas que por desatenção tivessem ficado nas canoilas quando da apanha geral, e eis que vejo uma maçaroca enorme no eito do José Dinis e me calo para ver se ele passava sem dar por ela. Quando vítima de sua pequena estatura, seguiu adiante, fui lá e arranquei-a. A fúria do pobre espoliado era digna de ver-se, mas a tia Maria Elvira e outros mais velhos que estavam perto deram-me razão, ele que a tivesse visto, eu não lha tinha tirado. Estavam enganados. Se eu fosse generoso ter-lhe-ia dito simplesmente " José Dinis, olha o que está aí à tua frente.".
site: Auto biografia, romance, literatura