Fabio Pedreira 28/03/2020Cada pagina uma bombaTudo que a professora Yuko Moriguchi tinha era sua filha de 4 anos. Uma menina fofa que adorava animais e que nunca conheceu o pai, pois ao descobrir que o marido tinha AIDS, o casamento de Moriguchi acabou. Então é só ela e a filha juntas, ou melhor, era…
.
As vezes, quando Moriguchi ia trabalhar, levava sua filha para o trabalho onde a garotinha a esperava sair. É em uma dessas esperas que a menina acaba morrendo e seu corpo é encontrado na piscina da escola. Sua morte é dada como afogamento acidental, mas o que Yuko descobre deixa as coisas muito mais chocantes, pois ela sabe que na verdade sua filha foi assassinada. E os culpados são alguns dos seus alunos.
.
Moriguchi então pede demissão, mas antes, em sua última aula ela tem um discurso para fazer e junto com ele, um plano de vingança extremamente elaborado. E é assim que começa o livro, com Moriguchi sentada na sala de aula, com seus alunos e fazendo todo um discurso de despedida. E o que começou como uma conversa normal, acaba com um relato chocante.
.
O livro tem apenas 187 páginas, mas em sua história ele é gigante. Os seus capítulos são contados por pontos de vistas diferentes, e cada um deles, sem exceção, contém uma bomba diferente. Isso acaba deixando a leitura pesada em alguns momentos, fazendo com que mesmo que você não queira largar o livro, tenha que dar uma pausa para associar o que acabou de ler.
.
Existe muita coisa interessante para analisar, e não só a visão de cada um dos culpados mas também o efeito dominó causado pela ação e pela vingança da professora. A autora consegue criar personalidades bem distintas para cada um e chega a ser chocante como ela consegue analisar o comportamento de cada personalidade mediante os acontecimentos. .
A autora criou um livro que mexe diretamente com o psicológico e te deixa doidinho. O “melhor” de tudo é que a trama é totalmente plausível - claro que com as devidas proporções -, tudo é mais real do que os thrillers que estamos acostumados. O que torna a leitura muito mais tensa.
De bônus o livro ainda traz reflexões sobre vários assuntos, principalmente para a realidade do japão, sobre questões familiares, preconceito, principalmente com status sociais, e outras coisas.
.
Confesso - piadinha ruim intencional que adorei esse livro e já estou doido atrás de Persuasão - outro livro da autora - para poder ler o mais breve possível. Se possível leiam Confissões, tenho certeza que todo fã de thriller irá adorar.