João Vitor 11/08/2021
O PIOR LIVRO DE 2021 E TALVEZ DA VIDA
Nessa bomba de livro a gente acompanha a trajetória da professora Moriguchi, que após perder a filha, pede demissão da escola em que trabalha. Porém, já no primeiro capítulo ela explica pros seus alunos porque ela vai sair da escola e a causa é a morte de sua filha, só que o motivo ainda vai além disso, porque ela explica que a filha dela foi assassinada e não morta por acidente. E que, além disso, quem matou foram dois alunos daquela turma.
Assim, a gente já fica impactado porém a vingança que ela profere acaba com TODO o livro.
É uma parada BIZARRA, completamente SURREAL e de EXTREMA IRRESPONSABILIDADE.
E, por falar em irresponsabilidade, o HIV é um ponto principal que vai desenvolver toda a história (e sim, todo o desenvolvimento é ao redor disso, não é um probleminha específico de uma partezinha não), mas ele é tratado de uma forma que parece que a anta do Bolsonaro escreveu de tão péssima e escrota.
Vocês gostariam de ler um livro escrito pelo salnorabo tratando um assunto tão importante de uma forma sensacionalista, mentirosa e preconceituosa? Eu espero que não, porque eu definitivamente não gostaria.
O livro inteiro é um DESSERVIÇO a quem lê, uma jorrada de desinformação e esteriótipos preconceituosos jogados na cara do leitor (e aqueles que não conhecem bem o tema podem até acreditar, o que é ainda mais grave). Aqui o HIV é sempre tratado como "AIDS" e ainda é usado como arma de vingança. A autora achou que seria legal escrever uma história em que alguém acha "justificável" pegar sangue de uma pessoa soropositiva e espalhar pelos alimentos no mercado ou até mesmo "infectar" outra pessoa diretamente.
Só essa última parte já abre espaço pra diversos outros debates de como isso é errado, porque uma pessoa soropositiva pode muito bem ser indetectável, mas não quero me estender aqui.
Enfim, como eu disse, é um palco de horrores, que oferece apenas a agilidade da história como algo positivo (por isso as 2 estrelas), dá pra ler bem rápido. Porém, fora isso, toda essa temática que é o foco do livro é bizarra e irresponsável, os personagens são completamente inverossímeis e o final ainda é podre.