mou shinderu 11/01/2022
Agora é daqui
Pra baixo
Que obra incrível, desde o momento que eu peguei esse livro até a última palavra dos agradecimentos eu não conseguia parar de ler, é extremamente envolvente e curtinho, li em 2 horas. A diagramação é excelente e a quebra dos trechos e o local onde as palavras estão escritas dão destaque as ideias e mesmo sem marcação de diálogo conseguimos saber quem está falando.
O livro é cruel, mostrando a realidade vivida por jovens negros e periféricos dos estados unidos, chorei no final e me senti muito angustiada durante toda leitura. Os personagens são muito bons, e conseguem mostrar suas personalidades em pouquíssimas falas, o encontro deles no elevador, as regras, os pensamentos aleatórios, tudo é perfeito. Só senti falta de uma conclusão maior sobre a morte do shaw ou se o will realmente vai até o fim seguindo essas regras. Queria muito mesmo que a conclusão final ficasse mais evidente, mais claro para todos nós, por mim o livro teria mais umas 200 páginas, mas entendi a subjetividade no fim e talvez seja até melhor assim...
Queria muito também que o shaw tivesse conversado com ele como todos os outros, e mesmo sem trocarem uma palavra já deu pra realmente sentir todo amor que existe ali. No fim so espero que o will não tenha seguido a última regra, pois vimos como isso não termina nunca...
Retrata uma realidade cruel que precisa ser falada e discutida com mais responsabilidade. Ja vou procurar outro livro do autor pra ler, pois eu amei, de coração leia, porque pra mim todos precisamos passar por essa experiencia.??
"dei um abraço
Ele não abraçou de volta
Só ficou ali parado, travado, tipo a gaveta do meio se fosse um cara."
"mas se o sangue dentro de você corre dentro de outra pessoa, você nunca vai querer ver esse sangue correr fora deles."
"AGORA O PERFUME nunca mais vai chegar ao fim do frasco.
E eu nunca mais vou dormir acreditando que se pegar o perfume ou outra coisa dele vou acabar com um braço em volta do pescoço.
Mas é como se tirasse um braço em volta do meu pescoço, me torturando, isso de ficar pensando e eu nunca mais vou dormir acreditando nele ou acreditando que ele mais cedo ou mais tarde vai voltar pra casa, porque não vai, e acho que agora eu devia amá-lo mais, como se ele fosse o melhor do mundo, e isso é difícil demais porque ele era meu único irmão, e já era o melhor do mundo."