Fabs 17/04/2021
Todos deveriam ler esse livro!
tava na madrugada perambulando pelo youtube, até que vi um vídeo sobre esse livro. Eu ja tava interessado nele fazia um tempinho, mas depois de ver que ele era todo contando em versos, achei que era a oportunidade perfeita para ler ele.
Narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista do personagem principal, "Daqui Pra Baixo" mostra de uma forma rápida toda a questão do preconceito racial e como muitos garotos negros sofrem diante da sociedade.
Após presenciar a morte de seu irmão, Will, já acostumado com isso e ciente das regras sabe o que deve ser feito. Determinado a cumprir a terceira e última regra, Will entra no elevador e vai em busca de sua "tarefa". A cada andar, Will ve uma nova pessoa entrando no elevador, pessoas que de alguma forma são importantes em sua vida. A partir dai o jovem garoto passa a refletir sobre as regras e sobre o que realmente deve ser feito.
É muito complicado fazer a resenha desse livro porque foi um livro que me deixou muito impactado. Como eu disse, decidi ler ele el uma madrugada e eu devorei ele em uma hora. Faz uns três dias que terminei ele, e ainda não achei as palavras certas pra descrever tudo que eu senti.
A ideia da história de se passar toda dentro de um elevador, em um tempo de 67 segundos, e o formato do livro narrado em versos, torna a experiência de leitura bem rápida. Porém, mesmo rápida, não deixa de ser impactante e chocante.
A cada diálogo, a cada frase ou a cada cena, o livro não para de te dar um soco na cara e fazer você refletir em todas as questões que estão sendo tratadas ali.
O final dele em aberto, o que muitos odiaram, eu considero um bonus. Acredito que a ideia do autor era justamente essa de deixar o livro "sem final" pra cada pessoa que lesse, refletisse e tirasse sua própria conclusão sobre.
É uma leitura bem intensa, apesar de suas poucas palavras, extremamente chocante e muito, MUITO necessária para todos.