Glauber Rosendo 02/07/2022
Fraco como introdução ao tema, redundante em aprofundamento.
Peguei esse livro com uma base razoável sobre os blocos, os nós da rede e "livro-razão digital", além das vantagens da Blockchain com auditoria, segurança, privacidade, imutabilidade, transparência, consenso e não-duplicidade.
Quero dizer com isso que esperava, no mínimo, que o livro me entregasse uma visão futura sobre as aplicações da Blockchain. Como ela poderia revolucionar nossas vidas, assim como a internet mudou tudo sobre relações e mercado.
Acaba que, como introdução ao tema, o livro não entra em detalhes sobre nada do que citei no primeiro parágrafo. Obviamente, pontua tais termos ao desenvolver algumas projeções, mas em nenhum momento usa algum capítulo para "nortear" o leitor sobre a "estrutura técnica" da Blockchain (conceitos-chave e lógica de funcionamento).
É como se partisse do pressuposto que o leitor já possui esse conhecimento básico. Se fosse isso, tudo bem! Bastaria entregar informações intermediárias ou avançadas, então.
No entanto, o livro vira um Frankenstein de visões interessantes "perdidas" em meio a textos e textos repetitivos, reforçando exaustivamente que a descentralização vai mudar tudo.
Como vai mudar tudo, irmão? COMO?!
Para ser justo, ele até faz alguns flertes interessantes sobre o sistema de reputações em transações e publicações; sobre a "nova internet"; sobre os históricos médicos unificados, entre outros revoluções futuras. O problema é aprofundamento.
É como se ele criasse uma fumaça sem fogo. Tu lê o ponto específico de Revolução, se empolga, daí ele volta a falar sobre o quão incrível será o mundo descentralizado e muda de assunto. Sempre um "coito interrompido", toda hora. Chega a ser frustrante.
Enfim, com certeza você não sairá dele sem aproveitar algo. Porém, garanto que uma pesquisa na WEB sobre Blockchain te trará conteúdos melhores e mais enriquecedores. Perca tempo aqui não.