Josi 15/11/2023
"O ódio que você passa para as criancinhas f*** com todo mundo". É dessa definição de Tupac para a Thug Life (vida bandida) que vem o título desse livro incrível!
Starr é uma adolescente dividida entre duas realidades: de um lado, a menina introvertida que mora em um bairro perigoso e ajuda no mercadinho da família. Do outro, a estudante comedida que frequenta uma escola particular, onde é uma das poucas pessoas negras no corpo discente. Apesar de haver uma clara separação entre os dois ambientes, em nenhum ela consegue ser ela mesma.
Na escola, precisa medir suas palavras e ações, para que seu comportamento não seja usado para reforçar estereótipos. No bairro, devido à violência, ela tem poucos amigos e sua vida é cheia de restrições. Então, em uma das poucas tentativas de se integrar, a barreira entre seus mundos começa a ruir. Starr reencontra Khalil, um de seus melhores amigos de infância, em uma festa, mas ao saírem de carro para se proteger de uma briga entre gangues, ela o vê ser assassinado por um policial branco durante uma abordagem.
A partir desse evento traumático, Starr se vê entre o medo de ser identificada publicamente como testemunha, comprometendo sua vida social e segurança ? pois além do estigma e julgamento, há ainda o temor de retaliação por parte da polícia ?, e a vontade de lutar por justiça.
A autora utiliza uma linguagem bem jovem e acessível, que torna a narrativa convincente e realista, pois consegue abordar assuntos fortes e sensíveis sem desviar do contexto e da construção da protagonista adolescente. Em alguns momentos, até achei exagerados os diálogos e as cenas de interação entre Starr e os amigos, mas pode ser pelo fato de eu ter saído da adolescência há muito tempo e não me recordar direito como funciona rsrs.
Para mim, o maior acerto da autora foi no desfecho, em que ela contorna um final previsível que tinha tudo para ser frustrante, com cenas de solidariedade e um discurso de esperança. A evolução dos personagens também foi bem construído.
O tema é bem atual e gostei muito da leitura. O filme também é ótimo, recomendo ambos!