HMR 16/06/2022Título iscaO livro descreve vários elementos sobre o K-Pop, a música pop produzida na Coreia do Sul e 'pincela' aspectos acadêmicos. Não é um livro a ser indicado se você procura algo com mais fundamento e substância, é simplesmente mais um na linha 'gosto de K-Pop, vou lançar um livro'. Existem coisas aproveitáveis no livro, como algumas indicações de músicas de nomes mais conhecidos da Indústria de K-Pop. Um problema com o título do livro é porque simplesmente cai na 'mesmice' dos títulos isca, isso já pode desincentivar várias pessoas a comprar.
Outra dificuldade do livro estão nas 'pinceladas' acadêmicas. Existem várias teorias sobre a classificação das 'gerações de K-Pop' e no livro os autores exageram quando querem colocar essas categorias por uma leve mudanças nos gêneros musicais. Eles desconsideram que as categorizações vão para além das dinâmicas de consumo na Indústria de K-Pop, deve-se considerar também a forma de promoção, formação dos grupos e outros fatores mais específicos. Lembrando que, por a Indústria de K-pop também possuir o K-Pop como gênero, a diversidade é grande e no final de uma análise somente tomando como recurso da sonoridade, poderia chegar-se a 20 gerações em um período de uma década.
Esse livro é superficial em todos os seus conteúdos. Caso queira aprofundar-se sobre a Onda Coreana, a qual o K-Pop faz parte, pode-se procurar outros livros que tratam da mesma temática.