spoiler visualizarKarolis 01/03/2024
Um livro pra refletir eternamente
Foi uma leitura que me tirou da minha zona de conforto, seja pelo tamanho do livro, há muito não lia um calhamaço; seja pela complexidade das personagens e do texto, ainda que muito fluido. Ela me incomodou, ainda que tenha gostado da leitura, não consigo dizer que gostei do livro, mas da experiência de lê-lo.
Kafka a beira mar me fez perceber que sou uma pessoa muito concreta, falo e consumo coisas não muito metafóricas ou subjetivas e por sentir que esse livro falar da vida, para mim ele é, essencialmente, metafórico.
É um livro que aborda a vida, seu "propósito", relações humanas, solidão. E penso muito em solidão pois a única relação necessariamente familiar está apenas entre Oshima e o irmão. E quando digo solidão, penso nas tantas outras personagens que, pra mim, parecem um tanto sozinhas. A senhora Saeki, uma mulher que se mostra extremamente sozinha, Oshima mesmo com o irmão parece sozinho, a irmã de Kafka, Nakata, Hoshino e muitos outros.
Também penso sobre o "eu" em momentos nos quais chegamos ao ponto de buscar a própria identidade e quem somos por natureza. Lembro de uma passagem que diz que: o que a nós somos é construído com base no lugar em que nascemos e fomos criados. E entender quem somos por nós mesmos é muito difícil. Eu me vejo nas cosias que faço e vejo. Olhar pra dentro é um desafio.
Quando li um menino de 15 anos fugindo de uma profecia e buscando um propósito para tudo isso e Nakata que, aparentemente tem micro propósitos - encontrar um gato, encontrar uma pedra - e que mesmo quando não sabe o seu propósito é fascinante por sempre saber que na hora certa, ele saberá.
Minha questão com esse livro foi que, talvez por um vício ou costume, eu tenha necessidade por conclusões. Depois de terminar o livro senti que criei muitas expectativas em explicações de todos os ocorridos, uma conclusão de todos os fatos, algo que me fizesse pensar: então era isso!
Talvez não devamos buscar respostas para tudo porque, afinal, a vida é mais sobre as dúvidas que sobre as respostas.
Mesmo sem grandes conclusões, o livro é finalizado da melhor forma possível. É sobre a vida, sobre escolher viver e sobre seguir em frente.