Michele @leituraempauta 12/01/2020
Maria de Fátima é uma portuguesa que vem a Salvador para uma feira de artesanato. Conhece Raimundo, organizador da feira, e se apaixona por ele. Sua família em Portugal não aceita o relacionamento, pois Raimundo é negro. Maria abre mão de sua família, se mudando para o Brasil. Se torna madrasta de Janaina, filha de Raimundo, a quem considera como sua verdadeira filha.
Algum tempo depois, recebe um telefonema de sua família em Portugal, pedindo para que ela vá à Lisboa, pois seu pai está muito doente, e deseja rever a filha e também falar com Janaina.
Acredita-se que existe um tesouro na família, que foi deixado por um antepassado de Vicente, pai de Maria, um tesouro que envolve muitas lendas à respeito das culturas africana e portuguesa.
Chegando a Lisboa, Vicente chama Janaina e Jorge, seu neto, para falar sobre a lenda do tesouro, pois Vicente acredita que Janaina poderá ajudar a encontrar o tesouro.
Porém, existem outras pessoas muito interessadas em encontrar esse tesouro. Será que Janaina e Jorge irão descobrir os mistérios envolvendo essa fortuna?
Uma aventura muito envolvente, cheias de lendas e mistérios. Gostei muito do fato do autor ter mostrado um pouco da cultura da Bahia e também de Portugal. Muito interessante a lenda do tesouro envolver as culturas africana e portuguesa, que são totalmente distintas.
O livro mostra também o preconceito racial, através do relacionamento de Maria e Raimundo, e depois entre a amizade de Janaina e Jorge, preconceito que infelizmente existe até hoje.
site: @leituraempauta