É isto um homem?

É isto um homem? Primo Levi




Resenhas - É Isto um Homem?


412 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Cleiton 03/03/2021

O relato de um sobrevivente
O testemunho de Primo Levi é muito sofrido e fiquei muito triste com toda a sua história no campo de concentração, sua escrita é muito fácil e intensa.
comentários(0)comente



Fabielli.Rocha 28/02/2021

O que nos torna homens?
Levei bastante tempo lendo, talvez por ser de difícil digestão, o livro trás a história de um italiano judeu no campo de extermínio, como chamado por ele, o mais impressionante é como cada livro, trás uma percepção única, neste em especial ele explora os vínculos construídos no campo, embora a princípio, somos levados a acreditar que isto não seja possível.

Os subterfúgios utilizados para a sobrevivência, como o comércio, principalmente de pão, apesar da barriga estar sempre vazia, pois esta é quase a única moeda de troca acessível, os companheiros de sempre são a fome, o frio, a desesperança e o cansaço.

Ele nos apresenta questionamentos quanto a despersonalização dos prisioneiros, como principal medida de controle, tiram-lhes o nome, as roupas, sapatos e até os cabelos, e privam de tudo que foram ou tiveram como casa, família, rotina e assim são esvaziados, não apenas de coisas, mas de si próprios.

Sou estranhamente atraída por estas histórias reais, que sempre me fazem questionar a frieza do ser humano e nossa capacidade de praticar o mal.

É isto um homem, aquele capaz de aniquilar outro homem sem nem entender as razões, é isto um homem o que restou dos seres que foram resgatados dos campos, "quebrados" com posse apenas de seus corpos vazios.
comentários(0)comente



Eliza.Beth 27/02/2021

Seres humanos... até onde chegam
Muito difícil ler esse livro.
São tantas coisas absurdas visando transformar pessoas em animais.
Reduzi-las a pó certamente é cruel mas tirar, diariamente, as pequenas coisas q nos fazem humanos, que nos permite nos sentir um ser humano, realmente, ultrapassa o limite de humanidade.

Todo mundo sabe como essas pessoas eram obrigadas a trabalhar em Campos, arrancadas de suas casas, abandonando todos os seus pertences e pessoas amadas.

Mas e passar 4 dias sem beber uma gota de água? Ser chamado por um número? Receber um pote para comer mas não receber uma colher? Ter que manter as unhas cortadas mas para isso, ter como ferramenta os dentes? Se você perde um sapato, eles te dão outro mas você escolhe a olho, se tiver sorte, vai ser o seu número. Se não, azar o seu.

Sobre as seleções de quem continuava apto ao trabalho ou quem iria para as câmaras de gás, esse vou deixar para vc descobrir sozinho.

LEIAM ESSE LIVRO, PELO AMOR DE DEUS!
Natália Carolina 28/02/2021minha estante
:(


Eliza.Beth 01/03/2021minha estante
?


Carolina.Gomes 04/03/2021minha estante
?


Eliza.Beth 06/03/2021minha estante
Pancada atrás de pancada nesse livro




Ana - @edicaodebolso 25/02/2021

É isto um homem?
Nem por um momento cheguei a pensar que seria um livro fácil, e mesmo assim fui surpreendida com essa leitura, principalmente pela contrariedade dela, o peso que ela deixa em nós, aquele sentimento denso, difícil digerir, aquele nó na garganta, aquela sensação de peso, mas ao mesmo tempo a leveza com que ela é contada.

Li bastante relatos da segunda Guerra, uma prateleira da minha estante destinada a essas histórias não me deixa mentir, mas em nenhum outro senti o que esse livro me passou, o sentimento com que ele foi escrito, as emoções ali despejadas são quase palpáveis.

Não há ódio, não há sentimento de vingança , é nítido que a mácula do ressentimento não conseguiu fazer morada em quem o escreveu e mesmo assim as atrocidades são contadas de uma forma indignativa!

Poderia ser mais um relato de sobrevivência ao período mais deplorável da história, da fase mais baixa que o ser humano já atingiu, mas vai muito além disso.

Poderia parar por aqui e apenas recomendar essa leitura embora tenha que te alertar para fazer em um momento apropriado, mas me sinto no dever de complementar e ser o mais sincera possível com relação a todos os sentimentos da leitura.

Sempre que leio relatos de experiências em campos de concentração me vejo reflexiva em relação ao sentimento de gratidão, você já parou para pensar no quão agraciado é por ter nascido no país que nasceu, na época que nasceu, nas condições que nasceu? E aí a reflexão vai se afunilando e você se vê grato pela teto que acima da sua cabeça o protege, o alimento que está sobre sua mesa, sua saúde, segurança e daqueles que você ama.

Cada um enfrenta suas batalhas e problemas nessa vida, mas um fato inegável é que sempre teremos algo do que agradecer.
comentários(0)comente



Tiago Fachiano 20/02/2021

A triste realidade do totalitarismo
Todos nós já ouvimos falar muito sobre Auschwitz e suas atrocidades cometidas. Esse livro do Primo Basílio relembra esse momento terrível, onde seres humanos foram aniquilados pela sua filosofia de vida.

A forma de triturar um ser humano sempre mantém o mesmo padrão, onde se rouba sua identidade, independência, individualismo e liberdade. Maneiras cruéis de fazer o homem virar um animal pre histórico, sem seu poder de raciocinar e refletir.

Todas as crueldades já vimos em vários filmes e livros e tentei nesse livro refletir sobre a filosofia de um ser humano. Quais seus impactos qdo lhe roubam seus princípios? Como é a forma que o ser humano age nesses momentos? Existem princípios e ética em um ser humano que não vive?
comentários(0)comente



Janaína Calmet 15/02/2021

Que livro!
Que livro, senhores!
?

"Se os Campos de Extermínio tivessem durado mais tempo, teria nascido uma nova, áspera linguagem, e ela nos faz falta agora para explicar o que significa labutar o dia inteiro no vento, abaixo de zero, vestindo apenas camisa, cuecas, casaco e calças de brim e tendo dentro de si fraqueza, fome e a consciência da morte que chega."


https://www.instagram.com/tv/CLVBZZIFyvC/?igshid=1icfk77gftt7o
comentários(0)comente



Jéssica Maria 14/02/2021

Relato doloroso e necessário
" Os personagens destas páginas não são homens. A sua humanidade ficou sufocada, ou eles mesmos a sufocaram, sob ofensa padecida ou infligida a outros".

Esse trecho do livro sintetiza a temática, contado pelo próprio autor sobre a degradação humana nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele antecipa aos leitores, os quais lhe são confidentes, que o livro não tem a intenção de relatar novidades sobre atrocidades cometidas ou tampouco para fins documentais. O Primo Levi trata da alma humana de pessoas que estão no campo de extermínio: do processo de guerra que retira a identidade e desumaniza os prisioneiros e os soldados pelo fato de não possuir liberdade de escolher, pois convivem diariamente com a morte, doença e torturas.

Enfim, recomendo a leitura, mas devemos estar preparados para uma leitura pesada, tendo em vista a temática.
comentários(0)comente



Ursa_Menor 10/02/2021

é isto um homem?
Eu não sei nem como começar e nem o que dizer. Nada que eu escreva chega perto do conjunto de emoções que eu senti a cada página desse livro. Apesar de estar configurado e escrito como um romance, em nenhum momento esqueci que aquilo que eu lia tinha sido real, tinha sido uma parte dolorosa da vida de alguém. Em vários momentos, tive que parar pra respirar e pensar, é uma leitura densa e tensa, Primo conseguiu colocar nas páginas todas as barbáries pelas quais ele passou no Campo de Concentração e isso faz o leitor se conectar e sentir um terço de como tudo aquilo foi.
É um livro sem comparação, virou um dos meus livros favoritos da vida, por todos os sentimentos entalhados em seus parágrafos.
comentários(0)comente



Michel Pinto Costa 31/01/2021

Depoimento pessoal
Um livro em primeira pessoa que trata de um assunto hipoteticamente esgotado: a vida num campo de concentração.
É livro obrigatório.
comentários(0)comente



SamuellVilarr 28/01/2021

É isto um homem? Primo Levi
Este é um livro que contém um relato de sobrevivência de um Judeu que foi transportado para o campo de concentração nazista Auschiwitz-Berkinau. Logo no começo em um prefácio o autor coloca: "Acho desnecessário acrescentar que nenhum dos episódios foi fruto de Imaginação." Para transportar e preparar o leitor de que a necessidade de contar a história não é um simples fator imaginativo e de ambição literária. É um livro que é composto por fragmentos de uma pessoa que passou e esteve em situações que colocam o desafio de expressar em palavras, o que aconteceu ou ao menos transmitir com esse conteúdo uma obra que revela um período histórico amargo e que transporte problemas e inquietações filosóficas da natureza humana para o pensamento, penso que principalmente por este motivo esse livro é considerado um Clássico da literatura contemporânea, sempre será relevante pensar sobre o Holocausto.
O autor começa contando como aconteceu dele ser transportado e como ocorre essa transportacão, porém ele coloca a melancolia e a sensação de ser transferido para um lugar que pessoas vão te matar. Depois desses eventos, ele conta a sensação e tudo que envolve até os mínimos detalhes, de estar em um campo (que no começo não é Auschwitz, ele é transferido anteriormente para outro campo) de concentração, como os Nazistas tratavam as pessoas lá, e tudo isso, ele envolve detalhes e perguntas até chegar no estado final que acontece eventos que ele se liberta dos Campos, de 650 judeus que foram transferidos juntamente com ele, apenas 3 saíram com vida. É um livro que considero importante e é uma leitura essencial para o assunto.
comentários(0)comente



Rai @atequeolivronosrepare 28/01/2021

📍 É isto um homem? por Primo Levi. Literatura italiana. 256 páginas. 5/5 estrelas. ☕ 3° livro lido em 2021. #acResenhas

O campo de Auschwitz sob a perspectiva de um prisioneiro judeu. A palavra crua quando não havia palavra. O silêncio escandaloso do Holocausto. Foram muitas as sensações ao ler este livro - algumas tantas transformei em poesia - e muitas também as percepções e reelaborações sobre "o que é um homem".

Forte. Cru. Ao mesmo tempo, belo.

É isto um discurso, é isto a palavra gerada?

site: https://www.instagram.com/p/CKlk-fTp5xc/?igshid=c4uz85za0qu2
comentários(0)comente



@zurcenila 25/01/2021

É isto um Homem?
Resenha (Livro) É Isto um Homem? - Primo Levi
.
??Hoje trago a resenha de um dos livros que mais me emocionou em 2020. Quem acompanhou nos stories sabe que esse mês trarei indicações de livros sobre o Holocausto.
.
??Em uma conversa sobre o tema com um amigo formado em história, ele comentou que não gostava de livros que romantizam a guerra e o holocausto que tirou mais de 85 milhões de vidas e me recomendou este livro que é um relato viceral de um sobrevivente.
.
??O italiano Primo Levi narra em 17 capítulos, com detalhes emocionantes como foi sobreviver a esta escravidão e massacre impostos pelos nazistas.
.
??O relato começa quando Levi aos 24 anos é preso em 1943 pela milícia fascista por ser de origem judia e pertencer a um grupo de resistência na Itália. Ele foi enviado para Auschwitz e permaneceu por dois anos até o resgate do exército russo.
.
??Apesar de ser o relato de um sobrevivente que afirma que todo e qualquer vestígio de civilização desapareceu dentro de si e dos demais prisioneiros, não existe ódio ou rancor. Toda a violência está descrita pelas atrocidades realizadas, mas Primo Levi nos conta isso apenas com tristeza e perplexidade, o mesmo sentimento que se instala em nós.
.
??Dos 650 deportados junto a Levi, apenas 3 sobreviveram, mas o fantasma e terror da guerra o perseguiram por toda a vida. Apesar de toda a luta para não perder sua identidade, há suposições que ele tenha sucumbido em 1987 e suicidou-se, mas a causa oficial descreve apenas que ele ?caiu de uma escada?.
.
??Este é um livro que caberia em mil resenhas tratando sobre fatos que o autor expõem e nos abala profundamente, e por isso peço que aqueles que já tiveram a experiência de ler este livro sintam-se à vontade para conversar comigo pelos comentários ou via direct.
.
??Conta pra mim se esse tema também te desnorteia e qual sua obra preferida sobre esse assunto. Esta aqui é a minha, mas não é a única. Ao longo do mês vou apresentar outras.
comentários(0)comente



Fer 24/01/2021

Legal, ok
Tenho que dizer que é um relato bem emocionante, assim como qualquer outro relato da 2º guerra mundial, mas não vi nada de extraordinário que o destaca-se dos outros livros, é bom, é um livro de um tema forte e triste, mas é simples
comentários(0)comente



17/01/2021

Livro narra os horrores do campo de extermínio. Vale a pena ler. Quero ler a trégua do mesmo autor que descreve a volta pra casa.
comentários(0)comente



Allison - @oallisonperin 12/01/2021

É impossível não favoritar essa experiência
Primo Levi foi um dos sobreviventes do Campo de Concentração de Buna-Monowitz, em Auschwitz.

Essa é sua memória nua e crua, sem vingança, que parte da desconstrução de um homem capturado pelo regime nazista até a reconstrução dos cacos que lhe sobraram após a libertação pelas tropas soviéticas.

"É isto um homem?" é uma obra-prima. É um relato preciso de dor, fome, frio, solidão, violência, brutalidade, desumanização, doença, crime dentros dos campos nazistas. É um relato da História tão primorosamente registrado que conta com o poder de te inserir nesse recorte macabo para que você jamais perca a sensibilidade humana (e se esqueça do Holocausto).

Marquei mais de 60 passagens, chorei diversas vezes e repetiria a dose outra vez. É impossível não favoritar esse tipo de experiência: todo mundo deveria fazer essa leitura.
comentários(0)comente



412 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR