"Ana Paula" 05/06/2017Dois de ler os 5 primeiros capítulos para postar minhas Primeiras Impressões sobre a obra, fiquei muito curiosa para conferir o restante do livro. Assim, quando vi que o e-book estava com desconto na Amazon, não pensei duas vezes: comprei-o e, finalmente, terminei a leitura.
Adianto que, só terminei a leitura por se tratar de um livro da Marcia Rubim. Não sou fã de romances melodramáticos, e Pátria Chamada Amor não foge do gênero. Se fosse qualquer outro autor, eu teria parado nos 5 primeiros capítulos e esquecido completamente a história. Mas, em se tratando da autora, eu sabia que me arrependeria se não lesse todo o livro. Márcia tem um carisma que contagia, suas histórias são maravilhosas e cheias de significados. A série Adeus à Humanidade é a prova disso, só que lá, o romance é misturado a fantasia e, neste livro, não.
"Nina era meu calcanhar de Aquiles, a fraqueza que me fortalecia, a perdição da qual não queria ser encontrado."
Como disse no post das primeiras impressões, o começo é bem clichê: típico mocinho que se acha e está fechado para o amor encontra a mocinha que também não está afim de romance e ambos se apaixonam perdidamente!
O mocinho em questão é Christiano Vicenzo. Um miliar em ascensão turrão, orgulhoso e infantil. Por diversas vezes imaginei estar lendo um livro infanto juvenil, tamanha era a infantilidade desses dois. Sim, a mocinha, Nina, também não ajudou. Apesar de ser muito mais madura, por diversas vezes senti raiva dela pela situação que ela se deixava viver com seu pai.
Nina é uma moça dedicada e sensível. Faz faculdade de medicina e almeja ter uma vida melhor. Não vou falar muito sobre os problemas que vivenciou com seu pai, pois só lendo para vocês entenderem, mas adianto que a vida dela não foi fácil.
Assim, a primeira parte do livro vai seguindo, entre brigas, ciúmes, maus entendidos e diversas outras coisas que um casal normal, conversaria para tentar resolver, ainda mais com tão pouco tempo de relacionamento, mas quem disse que as coisas são fáceis assim, neh?
"- Dá raiva enxergar como o orgulho é capaz de cegar alguém tão inteligente. Abra os olhos, Christiano. Não desperdice mais onze anos da sua vida."
A narrativa é em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Christiano e Nina, com capítulos intercalados entre eles. Ambos contam sobre sua vida e o sentimento que surge entre eles. Não sou fã de relacionamentos que acontecem do nada, como sempre falo aqui no blog, gosto do desenvolvimento, da descoberta; o que, infelizmente, não acontece aqui, mesmo com a recusa inicial de Nina.
A segunda parte do livro, passados 11 anos, foi o melhor de todo o livro. Nele encontramos os personagens mais maduros e coerentes. Nina aprendeu a se impor e, mesmo ainda amando Christiano não se deixou abater facilmente. Christiano por outro lado, ainda mostrava um pouco de sua infantilidade, mas uma hora tinha que aprender a ouvir, senão o livro nunca teria fim! rsrsrs
"Fechei os olhos ao ouvir aquela frase. Ela sempre vinha após a vida me ferir de alguma forma. Sempre, para confirmar a equação dilacerante que aprendi desde garota: eu te amo = dor."
Houve muita pesquisa por parte da autora para a criação do enredo. Jargões militares, áreas médicas, a missão no Haiti... tudo muito bem escrito e composto na medida certa para encantar o leitor durante a leitura. Claro que me emocionei! Não seria eu se não tivesse chorado nem que seja um pouquinho durante a leitura. Mas confesso que o final me pegou de surpresa... imaginei um final totalmente diferente e que me faria derramar mais lágrimas, mas não aconteceu... o final foi previsível.
Do mais, só posso indicar! Para aqueles que gostam de um romance meloso, dramático e cheio de dados reais que nos transportam para a vivência da realidade, super indico a leitura. A escrita da autora é gostosa e pouco descritiva, sofremos mais com a "sofrência" dos personagens mesmo, temos vontade de entrar no livro e dar uma boa sacudida neles para acordá-los.
site:
http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2017/07/resenha-patria-chamada-amor-marcia-rubim.html#.WVzSAoQrLDc