spoiler visualizarJolie.Oliveira 12/07/2023
A cosmovisão sexual cristã
O livro “A Cosmovisão Sexual Cristã: A ordem de Deus na era do caos sexual”, de P. Andrew Sandlin, aborda a realidade sexual atual e a ética sexual cristã, assim como o papel da igreja diante do cenário contemporâneo.
O escrito tem como foco a Revolução Sexual de 1960, e explora, principalmente, o modo em que ela afeta a sociedade atual. Já na introdução, o autor apresenta esse tema e contextualiza o sexo como uma cosmovisão que molda o comportamento e a mentalidade das pessoas, relacionando a Revolução Sexual com a transformação no modo de ver o mundo dos indivíduos.
Ao longo da obra, Sandlin trata sobre como a ética sexual cristã e a lei moral de Deus estão fora de moda no mundo moderno. Ele demonstra o contraste entre as práticas sexuais atuais e a ética sexual cristã, do mesmo modo que aborda separadamente vários aspectos controversos relacionados à sexualidade e os conceitua de acordo com a Palavra de Deus. O casamento entre pessoas do mesmo sexo, a homosexualidade, o aborto, o papel da mulher, a pornografia, a cultura do “ficar”, o sexo pré-marital, os gêneros como construção social e a objetificação das mulheres são alguns desses aspectos.
No fim, o autor analisa o sermão “Taking Refuge: Reflections in Same-Sex Marriage” de Dan Scott, para discursar sobre a responsabilidade dos cristãos nesses tempos de caos sexual. Sandlin disseca partes do sermão para examinar conceitos e mentalidades erradas comuns entre os seguidores de Cristo que frequentam a igreja e convivem com a realidade do nosso mundo caído. Porém, apenas no término do último capítulo, o autor instrui sobre como o cristão deve agir, e não apenas como ele deve pensar. Ele explica a responsabilidade dos discípulos de Jesus sendo fiéis e confiando em Deus de maneira “plena e abrangente”, reconhecendo a autoridade da Palavra de Deus, servindo ao próximo, aceitando, cultivando, ensinando e exigindo a ética sexual cristã em todas as vertentes de suas vidas.
No geral, a obra de Sandlin pode ser considerada objetiva e substancial em termos de conteúdo e informações. No entanto, existe uma certa escassez de instruções práticas quanto às ações que devem ser tomadas pelos cristãos estando em relacionamentos com pessoas afundadas na cosmovisão sexual caótica de hoje em dia. No ponto de vista de uma garota de quatorze anos, o livro seria mais eficaz se, enquanto o autor abordasse detalhadamente os temas em si, também orientasse os cristãos a como lidar de maneira ativa e inspirar indivíduos moldados por aqueles determinados temas, ao invés de falar de maneira genérica.