Judy

Judy Damien Lewis




Resenhas - Judy - A História Real da Cadela Que Virou Heroína Na Segunda Guerra Mundial


10 encontrados | exibindo 1 a 10


Dani 27/06/2024

Judy
Gostei do livro por trazer a tona uma perspectiva diferente do período, normalmente os livros da Segunda Guerra Mundial nos quais leio focam nos prisioneiros judeus, portanto achei legal abordar sobre as demais pessoas nas quais sofreram também com o nazismo e fascismo. Também gostei muito da questão de como animais são utilizados como apoio emocional pelas pessoas e o quanto é benéfico esta relação entre animal e dono, no caso donos.
Contudo, é necessário avisar que não é uma leitura leve, chorei por diversas situações passadas tanto por Judy quanto pelos seus companheiros. E em uma situação específica que fiquei meu deus quais são as chances disso acontecer, porque dentre tanto sofrimento esperado algo assim ocorrer é inimaginável.
Não preciso nem dizer que acho uma leitura necessária, principalmente para quem possue esse interesse pela Segunda Guerra Mundial, é uma leitura diferente na qual contribue bastante com a compreensão do fenômeno por apresentar a perspectiva dos soldados da marinha e dentre outros oficiais. Criei um carinho especial não só por Judy como por eles também.
comentários(0)comente



wtfjulis 14/04/2024

Parece até mentira
Não foi um livro que me pegou, mas me impressionou muito a história da Judy, em vários momentos eu me perguntei se realmente era verdade tudo que foi escrito, pq é simplesmente fantástico saber tudo que ela passou e ter sobrevivido, não só ela, como seus companheiros britânicos, é de deixar o coração quentinho pensar que eles fizeram de tudo por ela naquele caos, nunca a abandonaram.
comentários(0)comente



Mariana 02/07/2023

Um livro marcante, principalmente, para os amantes de animais e para aqueles que tem interesse em descobrir como foi a vida dos prisioneiros na Segunda Grande Guerra. Muito emocionante! ??
comentários(0)comente



annacsfraccaro 22/06/2023

Judy foi uma cachorra extraordinária
Eu amo livros sobre Segunda Guerra Mundial, já li muitos livros sobre esse tema, e nunca tinha ouvido falar sobre a Judy. Nem em livros, artigos, notícias e curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial.
Então, foi uma grata surpresa a descoberta desse livro, amei conhecer a Judy e de como ela fez história (mesmo que pouco conhecida), de como ela salvou vidas e de como ela foi um aconchego para as pessoas.
comentários(0)comente



Patricia.Granado 22/09/2022

???
Duas coisas que gosto muito nesse livro: histórias sobre a 2°Guerra e cachorro! Ainda mais sendo Pointer Inglês, tive duas cachorras dessa raça e absolutamente tudo da Judy me lembrava as minhas, Duda e Windy. Raça maravilhosa! Judy foi uma heroína de verdade, e durante todo sofrimento de uma guerra foi um porto seguro para aqueles que tiveram a horna de compartilhar da vida dela! Adorei o livro, recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Sofia.Stersi 02/10/2021

Não é o meu tipo de leitura
Olha, eu realmente queria dar uma nota maior para esse livro, mas a história não conseguiu me prender. É interessante saber sobre Judy e sua jornada, mas como é uma história real, eu fiquei meio empacada lendo e não aproveitei muito. Não é o tipo de livro que leio e que gosto.

Para quem quiser saber sobre a segunda guerra mundial, eu acho que é interessante ler o livro; mas eu não consegui aproveitá-lo!
comentários(0)comente



lys 17/10/2019

Otímo
Quando eu cheguei na livraria e vi esse livro me apaixonei na hora porque falou de dois temas que aprecio: cachorro e segunda guerra.

O livro fala de uma cachorrinha sapeca que, depois de alguns percalços, acaba indo parar dentro de um navio de marinheiros serventes ao exercito, nesse barco ela tbm vive muitas aventuras e se mostra muito útil, até que explode a segunda guerra mundial....
Logo a vida da cadela muda e ela vai pra auto mar servir na guerra junto dos tripulantes humanos do navio, que mudam com o passar da história. E é nessa longa jornada que Judy salva pessoas (mais de uma vez!), quase morre (tbm mais de uma vez), se apaixona (mais de uma...a não isso foi só uma vez), tem babys e vive mais um milhão e duzentas mil coisas diferentes.


Eu amei esse livro do início ao fim, como ela foi uma cachorra esperta avisando seus pobres companheiros humanos, que não tinham tanto os sentidos apurados, sobre perigos que estavam "pertos" e como ela foi uma cachorra forte ao ir para um campo de concentração de soldados capturados e ainda ajudar seus companheiros. Sinceramente cinco estrelas é pouco.
comentários(0)comente



Ticiane 06/02/2019

A lealdade dos cães não me surpreende pois sou apaixonada por eles. Juntando com histórias sobre a Segunda Guerra que é o meu gênero literário favorito, não poderia deixar de ser uma linda história sobre amor, fidelidade, proteção e amizade entre os cães e seus donos. Judy nos prova tudo isso nesse livro que conta toda a sua jornada em que viveu como mascote dos soldados britânicos e foi considerada heroína de guerra por sua braveza que os livraram de vários perigos do exército japonês.
comentários(0)comente



Lê Golz 05/04/2018

Adorável!
Sou suspeita para falar quando o assunto é livros com cachorros, imagine se somado a isso estiver uma história verídica da Segunda Guerra Mundial! Essa cadela linda da capa, Judy, uma pointer inglesa, foi o único animal POW (Prisioneira de guerra) desse período. O livro trata de contar a trajetória de Judy desde seu nascimento até sua morte. Uma filhote cheia de personalidade que nasceu em Xangai e tornou-se a mascote da Marinha Real Britânica. Contra muitas probabilidades, sobreviveu a bombardeiros, naufrágios, à fome no campo de prisioneiros dos japoneses e até à cultura local que tinha a carne de cachorro como especiaria. Em uma grande viagem a toda a vida de Judy, vamos conhecer nessa obra o porque ela foi uma cadela tão especial e se tornou uma heroína de guerra.

"Ficaram abraçados por um momento, milagrosamente reunidos, e sem que nada precisasse ser dito. Foi um daqueles momentos mais doces. Frank sentia como se seu coração fosse se abrir diante de tanta alegria. E, para Judy, sua longa espera havia sido recompensada." (p. 195)

Com uma narrativa em terceira pessoa e cheia de detalhes preciosos, vamos aos poucos nos encantando por essa protagonista canina. A escrita de Lewis é clara e explicativa, mas devo confessar que a primeira metade do livro foi pouco envolvente. Alguns detalhes sobre os procedimentos e registros dentro do dia a dia nas canhoeiras britânicas, tornaram a narrativa cansativa em alguns trechos. O autor usa certos detalhes para um leitor mais curioso que queira entender melhor o cenário. E isso acaba sendo um ponto positivo e negativo ao mesmo tempo. Porém, não desista da leitura, pois a maior parte da história é comovente.

O que mais gostei no livro foi acompanhar os anos que Judy e seus companheiros passaram nos campos de prisioneiros vivendo a violência física e psicológica dos japoneses. Ela já havia provado seu valor salvando vidas nos navios, mas os campos trazem os momentos mais comoventes e divertidos da narrativa. É surpreendente ver como ela sobreviveu àqueles dias duros, e como era um dos maiores incentivos para seus companheiros britânicos, em especial um deles, com quem teria o maior afeto pelo resto da vida. Com isso, outro foco do autor foi mostrar o quanto aqueles anos nos campos de prisioneiros foram assombrosos também para os soldados.

Essa relação homem-animal é bastante presente no livro, o que o torna mais especial. Uma história verídica que com certeza comove. Não tenho dúvida de que os amantes de cães irão adorar essa leitura. Não desista se o começo for cansativo, pois o livro vale muito a pena.

site: https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2018/03/resenha-judy-de-damien-lewis.html
comentários(0)comente



Mari 16/12/2017

Demorei a ler o livro um certo tempo, talvez por ser sobre guerra e tudo mais, talvez por causa da escrita, mas foi quando cheguei ao final que vi a jornada incrível dessa cachorrinha incrível. Recomendo pra quem goste de histórias verídicas, sobre a coragem que um animal pode ter, principalmente se for pra ajudar aqueles que amam.
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR