Depois do Azul

Depois do Azul Élaine Turgeon




Resenhas - Depois do Azul


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Beatriz.Pereira 22/04/2024

Uma boa leitura para refletir
É uma leitura realmente interessante... entender o funcionamento da família antes e depois de um suicídio, ainda mais composta por duas pessoas depressivas (a mãe e a vó), uma que não consegue/não quer viver o luto (o pai) e alguém q se sente abandonada por todos. É importante ler com calma para entender os mecanismos e a beleza em cada parte, a mensagem do livro é linda e inspiradora se olhado da maneira certa. Digo isso por já ter lido uma vez quando mais nova e não ter entendido completamente a história.
comentários(0)comente



Carol 27/07/2023

Intenso
Um livro super intenso apesar das poucas páginas.
Alternando entre narração e as anotações das irmãs, trás uma carga muito real e dolorida sobre a morte e o luto. Mas ainda assim, sobre a vida.
Os personagens se tornam muito reais sem que a autora descreva como ele são, mas sim o que eles sentem.
Uma família acometida por uma tragédia precisa se unir para encontrar a cura juntos.
comentários(0)comente



Yasmim 15/04/2023

Esse livro da uma vontadezinha de chorar se vc já perdeu alguém ou tava lidando com o luto, n sei se eu sou fresca mas acho que é. recomendo ?
comentários(0)comente



Cleber.Laia 12/04/2023

Esclarecedor
Muitos autores tem ressalvas ao tratar sobre o suicídio, um livro bem construído e de forma didática, além de ser bem curto. É uma boa pedida.
comentários(0)comente



leiturasdamafe 08/01/2023

Estranhamente, me fez sentir bem.
Esse com certeza foi um dos melhores livros que fala sobre luto que eu li, mostra as diferentes facetas da dor e não tenta mostrar um "motivo" por trás da morte, ela só acontece. É sobre se reconstruir, e é isso.
comentários(0)comente



Elaine 11/09/2022

Depois do azul
O tema do livro é o suicídio, mas vai além disso. Fala da dificuldade que é seguir em frente depois que isso acontece em nossa família, fala da importância de viver o luto, fala do vazio e da solidão que fica depois do suicídio.

O livro é intenso, dói tanto. Mas é necessário. Recomendo sim.
comentários(0)comente



Ingrid 24/07/2022

Lindo, delicado, melancólico e esperançoso
É uma história que retrata sobre o suicídio e o luto em diversos pontos de vista, de uma forma que causa uma angústia em alguns momentos mas também apresenta por muitas vezes as situações de uma forma bem poética.
Esse é um daqueles livros para ler de uma vez, imagino que seja por isso que não colocaram números de páginas, não é um livro para ler aos poucos.
comentários(0)comente



Irena Wieliczka 12/07/2022

Depois do Azul
Geneviève está prestes a completar quinze anos, uma idade tão sonhada para qualquer menina. Mas na véspera de seu aniversário, ela tem outra ideia em mente: por fim a toda sua dor e sofrimento. A questão que paira é como que uma salva-vidas pôde se afogar na piscina da escola?

Lou-Anne, sua irmã gêmea, não consegue compreender os motivos pelo qual sua inseparável melhor amiga se foi sem a levar junto. Por quê a vida (ou a morte) é tão injusta?

Seu pai, Jacques, não sabe lidar com o sofrimento. Ele precisa ser o porto seguro que vai manter a família unida. Como poderá se permitir ceder quando todos mais precisam dele?

Jeanne, sua mãe, se afunda ainda mais na depressão. Sua filha, sua bebê, se foi para sempre. Nunca mais vai ouvir a voz dela, sentir sua presença ou ver sua bela criança. Não havendo mais forças em seu corpo e em sua alma, quem poderá salva-la desse terrível pesadelo?

Esse é o livro mais triste (e poético) que alguém vai ler em toda a vida.
comentários(0)comente



Minha Velha Estante 10/03/2021


Se você está achando que essa é a resenha de um livrinho curto, fofo e de leitura fácil... Lamento informar, querido leitor, que você foi enganado! Depois do azul pode até ser fofo em alguns momentos, mas, com certeza, não traz uma leitura fácil.

Vamos conhecer a história da família de Lou-Anne Boisclair, e a maneira como ela própria, seus pais e sua avó lidam com o suicídio da sua irmã gêmea, Geneviève.



Geneviève era a gêmea linda, talentosa, que gostava de nadar e desenhar e ainda era inteligente. Sabe aquela pessoa que você jamais imaginaria ser depressiva? Era ela. Até que ela resolve pôr fim a toda a dor que ela sentia morrendo afogada na piscina do colégio com um esquema totalmente planejado.

O livro alterna os preparativos para o suicídio com partes do seu diário, que é quando entendemos o que Geneviève realmente sente em relação ao mundo; para depois nos mostrar quais as consequências restaram para os membros de sua família. Afinal, o fim da vida de Geneviève não é o fim para sua família nem amigos ou professores.


Quem nos conta agora a história é Lou-Anne, que carrega o peso de ser olhada de maneira estranha o tempo todo por todos, afinal sua irmã gêmea está morta e como olhar para ela e não lembrar de Geneviève? Isso sem contar o fato de estar sozinha, sem sua companheira, pela primeira vez na vida e por não se perdoar por nunca ter percebido o que havia de errado com a irmã.

A escrita da Élaine Turgeon é incrível, ela te embala pelos parágrafos mais difíceis com muita delicadeza. As ilustrações do livro referentes ao diário de Geneviève são lindas e retratam fielmente tudo o que ela sentia quando escreveu cada passagem.



Depois do azul não é um livro triste, é uma história que traz momentos de dor, mas, principalmente, que nos mostra que essa dor pode ser superada. Ela mostra que o suicídio como tentativa de acabar com o sofrimento não é a saída, afinal ele traz o sofrimento das pessoas que você deixou para trás.



Vamos conhecer também os dramas e dilemas de Pauline, avó das meninas, e de sua filha Jeanne, mãe das meninas, e como a depressão sempre foi uma companheira constante na vida das mulheres dessa família. E é quando a autora se supera e mostra como é importante não estar só, pedir ajuda, ter uma bela rede de apoio e aceitar que você está com um problema e precisa de ajuda, e que tudo bem que isso está acontecendo porque você não é o único a passar por isso!

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2020/10/depois-do-azul-elaine-turgeon.html?m=1
comentários(0)comente



zaqueotarcia 19/01/2021

Sobre os sobreviventes ao suicídio
Leitura curta mas que dá aquela sensação de que nunca mais as coisas serão as mesmas pra você.
comentários(0)comente



Nathi Ribeiro 03/07/2020

Reconstrução
O conteúdo relata a dor dos que sobrevivem ao suicídio...
Não é uma leitura agradável, mas acredito ser uma grande pincelada nesse tabu de doenças psique!
comentários(0)comente



Luci 01/07/2020

"Geneviève não desejava a morte, mas cessar seu sofrimento."
Vi muitas opiniões negativas sobre esse livro, realmente acho que a história poderia ter se aprofundado um pouco mais no personagens, mas esse livro me tocou de uma forma única, me emocionou do que começo ao fim, talvez pelo fato de eu ser gêmea e já ter passado por sentimentos parecido com os de Geneviève. Mostra que nunca estamos sozinhos, que se pedirmos ajuda podemos encontrar uma solução, e como a vida de todos são afetada com a nossa morte. Eu amei esse livro com todo o meu coração.
comentários(0)comente



Resenhando Parágrafos 06/04/2019

Depois do Azul - Precisamos falar Sobre o Suicídio!
[Para mais resenhas como essa, siga @resenhandoparagrafos no Instagram]

O livro conta a história de Geneviève que acaba cometendo suicídio na piscina da escola um dia antes de seu aniversário de 15 anos. Lou Anne, sua irmã gêmea, seus pais e sua avó precisam aprender a se reerguer em meio a essa tragédia.

É uma história rápida mas que provoca diversos sentimentos. O livro mescla o ponto de vista de cada membro da família e também o da própria Geneviève, além de enxertos de textos que a menina escrevia para se expressar.

Todos se culpam por não terem percebido os sinais de que Geneviève não estava bem. Lou Anne não compreende o porquê de sua irmã a ter deixado, ela se sente mais sozinha do que nunca. Cada um sente o luto do seu jeito.

Além de sua história bem escrita, o livro também é muito bonito esteticamente. Desde a capa até suas páginas azuis e suas ilustrações que completa ainda mais todo o contexto da narrativa.

A mensagem é ainda mais importante: Precisamos falar sobre o suicídio. Não de forma romantizada, mas entender o que leva uma pessoa a fazer isso e que você sempre pode pedir ajuda.

Os personagens são complexos, cada um da sua forma. Isso é muito bem explorado mesmo com tão poucas páginas. Esse livro me tocou muito e recomendo que você leia quando tiver a oportunidade.
comentários(0)comente



Luísa 25/11/2018

Importante causa
Depois do azul conta a história de Geneviève e de sua família após o suicídio da garota. É uma história simples, com linguagem poética e mensagem importante. O livro é curto, com isso, os sentimentos dos personagens são pouco desenvolvidos, porém a causa que motivou a escrita do livro - o suicídio - é necessária. O livro foi publicado no Brasil em parceria com o CVV. Parte do lucro obtido com a venda do livro é destinada à instituição, o que torna ainda mais importante a divulgação e a leitura dessa obra.
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR