Carol @solemgemeos15 10/06/2023
Anos atrás, Tokiko estava com sua mãe na praia. O mar a encobre e quase a leva, mas um ser surge e a resgata. Era uma sereia. Ela nunca falou sobre isso com sua mãe (que mal percebeu seu sumiço), nem com ninguém mais.
Agora, Tokiko está se mudando para essa cidade com seu pai. Sua mãe os deixou.
Em uma cidade nova e não se sentindo confortável com seu pai, o mangá segue com Tokiko buscando no mar as lembranças da sereia que anos antes a salvou. Um menino é especialmente importante em como ela se ajusta ao novo ambiente, assim como a ajuda em sua busca pela sereia.
Existe um segredo na cidade envolvendo seres do mar e, talvez, isso seja a resposta da memória de Tokiko, assim como, a inquietação de Yousuke.
A arte e o uso do mar (ou mais especificamente a água em um ambiente natural e que foge de seu controle) como metáfora são perfeitos para mostrar a jornada de emoções da protagonista (assim como de alguns outros personagens). O elemento da água significa emoções, ou melhor, as ações sendo conduzidas pelas emoções, e suas características são perceptíveis: apego e carinho a família e passado, intuição aflorada e capacidade de transformação, maleabilidade ao lidar com medos e inseguranças.
É uma slice of life bela sobre uma garotinha ao fazer sentido das mudanças ao seu redor.