Leila de Carvalho e Gonçalves 21/10/2017
Faser De Um Limão Uma Limonada
Se errar é humano, tirar proveito da situação exige prática, habilidade e conhecimento de causa. Esta é a premissa de "Tô Frito!", uma coletânea de saborosos desastres culinários cometidos por vinte conhecidos chefes de cozinha. Sem o menor constrangimento, eles relatam como estes deslizes, distrações ou acidentes, frutos do acaso e do descaso, transformaram-se em acertos memoráveis.
O próprio título foi extraído de um destes episódios. Num descuido, um grão de arroz, usado na preparação de um risoto por Claude Troisgros, foi parar na frigideira com óleo fervente que estava ao lado. Após estourar, virou o ?arroz pipoca?, sucesso no cardápio do seu restaurante, o Olympe, no Rio.
De uma torta de merengue que desmoronou minutos antes de ser servida até um apagão num Dia dos Namorados com o restaurante lotado, há casos para todos os gostos que, cobertos de um humor refinado, compõem uma agradabilíssima leitura. Acredite se quiser: o D.O.M, primeiro restaurante brasileiro a integrar a lista dos melhores do mundo de acordo com a revista inglesa "The Restaurant", inaugurou sem fogão. Como seu proprietário, Alex Atala, contornou o problema, está no segundo capítulo no qual ele também menciona um pequeno acidente ocorrido em Singapura, durante os preparativos para um grande jantar, que quase lhe custou o braço e o fim de sua carreira.
A chefe Roberta Sudbrack afirma que erros podem ser boas fontes de inspiração, portanto, "Tô Frito!" comprova que acima de tudo, o importante é saber fazer de um limão uma limonada. Até a próxima!
Nota: Optei pelo ebook e tive a oportunidade de folhear o livro, pois comprei um exemplar, para presentear um amigo que curte gastronomia. Os dois formatos primam pela qualidade, recomendo.