julia 08/02/2021Eu tinha certeza de que eu ia amar esse livro, porque todas as informações que eu tinha a respeito dele me agradavam profundamente. Mas, de alguma forma, ele ainda assim conseguiu superar as minhas já muito altas expectativas.
Acho importante destacar que eu esperava outra coisa. A capa da edição da Darkside é linda. Gente, tem glitter. Porém me passou uma ideia diferente de como o livro seria. A capa da edição original (a de 2014, eu sei que tem edição gringa com a mesma arte que a brasileira), para mim, é muito mais condizente com o conteúdo. Mas, no fim, eu acho que essa dissonância foi uma coisa boa. Porque eu acho essa capa mais bonita e eu gosto mais do conteúdo que eu recebi do que o que eu achava que teria.
Esse livro me fez rir e chorar. Eu me apaixonei por absolutamente todos os personagens. E rolou uma coisa extremamente rara pra mim: eu mal posso esperar pelo próximo livro da série.
O enredo desse livro é literalmente o que tá no título: uma nave cheia de gente diferente faz uma longa viagem para um pequeno planeta hostil, onde eles precisam fazer um negócio. Eles chegam lá pra fazer o negócio nas últimas 50 páginas e rola um acontecimento. De resto, o livro são pessoas viajando juntas e se conhecendo e vendo coisas. Tem muita exposição nesse livro. A construção do universo é muito boa, mas depende muito de contextualizações constantes.
E é por isso que eu estou tão animada pro próximo livro. Pra mim, os personagens são geralmente a parte mais importante de qualquer história. A construção deles aqui é absolutamente impecável. Todos muitos lados e as relações entre eles são reais. Então, eu não ligo pra falta de enredo. E a construção do universo tem muitas exposições, mas eu também não ligo, porque é um universo que me deixa curiosa para conhecer mais. Portanto, um próximo livro que não deve focar tanto no estabelecimento e sim no desenvolvimento desse universo, mesmo que seja também a partir de exposições (não sei como vai ser), me deixa muito feliz. E eu mal posso esperar pra ver tudo que esses personagens tão ridiculamente apaixonantes vão fazer.
Esse livro é importante. É necessário. Tem tudo do que eu mais amo em ficção científica. Obrigada, Becky Chambers.