A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil

A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil Becky Chambers




Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil


734 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


Samanta 14/02/2021

Criei expectativa e não me decepcionei ?
Toda a história dos personagens dentro da nave Andarilha me cativou. Todo esse universo com diversidade de várias espécies é simplesmente lindo, mas nada supera a família que se forma dentro da nave de perfuração, com a aceitação e apoio que se tem entre eles dá vontade de chorar, pois não é sempre que se encontram pessoas tão incríveis em um único ambiente. Todos os tripulantes tem suas histórias e importância em algum nível, não existe um único personagem principal, tornando a história ainda mais rica.

Te faz refletir sobre muitos costumes e manias do ser humano que nos prejudicam ou apenas não fazem sentido, e não seria possível reparar em tais coisas se não fosse descrito por uma alienígena Aandriskana com costumes e cultura totalmente diferente da nossa. Esse universo abriu meus olhos para muitas coisas, me fez sentir mais tranquila em relação a outras, e com certeza vai ficar no meu coração.

Creio que a parte que mais gostei foi a explicação de como a espécie da Sissix é criada tendo três famílias ao longo da vida. Isso simplesmente ficou na minha cabeça e faz tanto sentido que é até perturbador kkkkk tudo sobre essa personagem é incrível de se ler.

Não foi uma história que me deixou obcecada como outros livros que já cheguei a devorar, foi algo mais tranquilo e simples, mas sem deixar de conquistar nos detalhes, na sensação de coração quentinho que sentia. Poderia passar horas falando sobre esse livro, e é isso o que importa.
comentários(0)comente



Luiza 13/02/2021

Melhor tripulação de todas
O livro acompanha a jornada da nave interespécie Andarilha, que faz túneis no espaço, à um pequeno planeta hostil após receber uma proposta de trabalho lá. O livro não vai ter muita ação, porque ele é mais focado nos personagens que são muito bem escritos e aprofundados.
O livro trabalha muito bem a diferença das espécies e ainda aborda as questões de gênero fluído e pronomes neutros de uma forma muito natural. Eu adorei que a Becky Chambers desenvolveu muito bem a cultura da maioria das espécies apresentadas. Mas com certeza a melhor parte desse livro é a tripulação em si, e a escrita faz com que você se sinta caminhando pela Andarilha para chegar no Aquário e todos estarem lá para o jantar.
Eu terminei ansiosíssima para ler o próximo livro da série, que sei que vai ser tão bom quanto esse.
comentários(0)comente



Ana Roque 12/02/2021

Lar
Eu já pretendia ler esse livro em algum momento pois ele sempre chamou minha atenção, aí surgiu de ser a LC do grupo de leitura das Quimeridas e eu fiquei bem animada e estava com boas expectativas, só que esse livro se transformou em bem mais que isso.
Nós acompanhamos a jornada dos tripulantes da andarilha enquanto eles fazem uma jornada no espaço, eles são cada um desenvolvidos e o universo todo é apresentado enquanto isso. Essa leitura foi tão gostosa e maravilhosa, o sentimento de lar e família presente nessa leitura me fez sentir abraçada.
Se tornou um favorito da vida e eu quero ler tudo que tiver sobre esse universo.
comentários(0)comente



Tuiizinho 11/02/2021

A envolvente viagem a um pequeno planeta hostil
Em um universo com exóticas espécies e diferentes culturas, um pequena tripulação abordo da nave Andarilha viajam a um pequeno planeta hostil para cumprir sua tarefa, construir um túnel espacial conectando dois pontos diferentes no espaço.

A longa viagem te envolve com personagens únicos que nos fazem refletir sobre temas como diversidade, gênero e cultura, de uma maneira genial. Foi uma leitura tranquila e confortável que me prendeu de uma maneira impressionante, realmente valeu a pena a leitura.

Com certeza irei ler o segundo volume. :3
comentários(0)comente



Danilo 11/02/2021

Experiência Tranquila
Neste livro, o espaço é habitado por diversas espécies com costumes e mentalidades totalmente diferentes entre si. Apesar de suas diferenças, todas vivem em relativa harmonia.
O livro explora as relações interpessoais e interespécie entre os habitantes da Nave Andarilha, responsável por "cavar" túneis "Intra-temporais?" no espaço, para facilitar a locomoção entre planetas distantes.
Como mostra o título, a nave recebe uma proposta de trabalho que envolve fazer uma viagem mais longa que o normal, e o livro vai se passar justamente nessa "Longa viagem a um pequeno planeta hostil", abordando pequenos conflitos que acontecem ao longo do caminho e as interações dos tripulantes levando em conta suas diferenças culturais, físicas, comportamentais, etc.
Apesar de em boa parte do livro o objetivo deles ser chegar no planeta em si, a viagem até lá acaba sendo bem mais interessante de se ler do que o planeta em si, e isso é proposital, esse é o real objetivo do livro.

O livro é lento se você o lê esperando que algo super grandioso vai acontecer a qualquer momento.
Não devorei o livro, o li ao longo de uma longa e tranquila semana. Levei meu tempo e é assim que esse livro deve ser lido, sem pressa.
A história é cativante, consegue prender bem a atenção, consegue te fazer rir ao mesmo tempo que te faz se sentir triste por muitos personagens e acontecimentos.
Os personagens, por sinal, são muito bem escritos. Cada um tem uma personalidade única e é importante pra nave e para os outros tripulantes do seu próprio jeito. Na metade do livro pra frente você se pega se importando até mesmo com a Inteligência Artificial da nave, o que é até bem engraçado.
Foi uma boa experiência, com certeza lerei os próximos livros da saga.
comentários(0)comente



Bia 08/02/2021

A longa viagem a um pequeno planeta hostil
Quando comecei a ler, achei uma leitura bem arrastada, tanto que demorei relativamente bastante tempo pra terminar. Mas é um livro que vale a pena de mais.

História incrível que retrata temas super reais apesar de ser ficção científica, como problemas com cultura, sociedade, trabalho, gênero, família, guerra, romance e política.

O que eu mais gostei foi como a autora trouxe tudo isso no livro, além de fazer várias menções a física (o que eu amo) e o universo (já que a história se passa nele)
comentários(0)comente



julia 08/02/2021

Eu tinha certeza de que eu ia amar esse livro, porque todas as informações que eu tinha a respeito dele me agradavam profundamente. Mas, de alguma forma, ele ainda assim conseguiu superar as minhas já muito altas expectativas.

Acho importante destacar que eu esperava outra coisa. A capa da edição da Darkside é linda. Gente, tem glitter. Porém me passou uma ideia diferente de como o livro seria. A capa da edição original (a de 2014, eu sei que tem edição gringa com a mesma arte que a brasileira), para mim, é muito mais condizente com o conteúdo. Mas, no fim, eu acho que essa dissonância foi uma coisa boa. Porque eu acho essa capa mais bonita e eu gosto mais do conteúdo que eu recebi do que o que eu achava que teria.

Esse livro me fez rir e chorar. Eu me apaixonei por absolutamente todos os personagens. E rolou uma coisa extremamente rara pra mim: eu mal posso esperar pelo próximo livro da série.

O enredo desse livro é literalmente o que tá no título: uma nave cheia de gente diferente faz uma longa viagem para um pequeno planeta hostil, onde eles precisam fazer um negócio. Eles chegam lá pra fazer o negócio nas últimas 50 páginas e rola um acontecimento. De resto, o livro são pessoas viajando juntas e se conhecendo e vendo coisas. Tem muita exposição nesse livro. A construção do universo é muito boa, mas depende muito de contextualizações constantes.

E é por isso que eu estou tão animada pro próximo livro. Pra mim, os personagens são geralmente a parte mais importante de qualquer história. A construção deles aqui é absolutamente impecável. Todos muitos lados e as relações entre eles são reais. Então, eu não ligo pra falta de enredo. E a construção do universo tem muitas exposições, mas eu também não ligo, porque é um universo que me deixa curiosa para conhecer mais. Portanto, um próximo livro que não deve focar tanto no estabelecimento e sim no desenvolvimento desse universo, mesmo que seja também a partir de exposições (não sei como vai ser), me deixa muito feliz. E eu mal posso esperar pra ver tudo que esses personagens tão ridiculamente apaixonantes vão fazer.

Esse livro é importante. É necessário. Tem tudo do que eu mais amo em ficção científica. Obrigada, Becky Chambers.
comentários(0)comente



Anna 04/02/2021

Eu amei...
Mas o livro não é para qquer leitor. Estou a dois dias tentando escrever essa resenha, amei tanto e não sei sobre o que falar. Então vão alguns fatos:
- o título resume tudo, é uma história sobre uma viagem longa, os tripulantes da nave e a interação entre eles;
- comecei lendo muito rápido, queria saber tudo... Mas mergulhei tanto na história que no final não queria que terminasse, enrolei o quanto deu;
- não tem como não ser identificar com pelo menos um deles, tem personagens para todos os gostos;

Mesmo assim, não indico para todos, a história é sobre pessoas e relações (nem sempre humanas), vivência e dia a dia (e sim, é incrível).
comentários(0)comente



Hamilton* 02/02/2021

O livro é extremamente envolvente, apesar de ser lento, ainda sim é uma leitura fantástica, e que todos deveriam ler
comentários(0)comente



Yasmim 02/02/2021

a prazerosa viagem a uma história cheia de sensibilidade.
Falar sobre um livro que eu não gostei é muito fácil, difícil mesmo é encaixar num texto todas as sensações incríveis que eu senti lendo um livro extremamente BOM.
Comecei essa leitura com muita expectativa e, felizmente, ela conseguiu não apenas atender as minhas expectativas, mas sim supera-las.

Em 'a longa viagem a um pequeno planeta hostil' nos deparamos com um mundo pós apocalíptico, os seres humanos conseguiram esgotar todos os recursos naturais da terra, tornando-a inabitável.
As pessoas mais ricas conseguiram migrar para outros planetas, enquanto as mais pobres só tiveram a opção de vagar sem rumo pelo universo.

Aqui iremos conhecer o dia-a-dia de 9 tripulantes de uma nave chamada Andarilha, a função deles é cavar túneis (buracos de minhoca) no espaço com o objetivo de encurtar caminhos e aproximar civilizações.
Apenas três desses nove participantes são humanos, os demais são de espécies diferentes e essa é a cereja do bolo: a multiplicidade de raças e personalidades. Todos os personagens são muito únicos e possuem características bastantes peculiares, é encantador. Mas para além de encantador, é um baita exercício para a imaginação pois as vezes é muito trabalhoso tentar visualizar os personagens de acordo com a descrição da autora.

Por ser um universo muito diversificado, com vários gêneros, sexualidades, raças, costumes e etnias, os personagens têm uma sensibilidade admirável, é lindo demais o cuidado e o respeito que cada um têm com as diferenças a sua volta. Aprendi muito sobre amizade, cumplicidade e sobre os limites do que é considerado vida.

"De certa forma a ideia de um estoque compartilhado de genes que flutuam através da galáxia é muito mais fácil de aceitar do que a noção assustadora de que talvez nenhum de nós tenha a capacidade intelectual de entender como a vida de fato funciona." Esse trecho vai ficar guardado para sempre na minha memória e no meu coração.

É importante avisar que não é um livro de acontecimentos, é um livro de desenvolvimentos. As criaturas desse universo são muito interessantes e com o decorrer da história é impossível não se apegar a eles. Você acompanha de perto a evolução de cada um.

Terminei a leitura feliz da vida por ter mudado a visão que eu tinha sobre ficções científicas (sempre achei que eram muito difíceis). Becky Chambers usou vários conceitos físicos, inventou novas palavras, novas criaturas e o mais interessante é a simplicidade de tudo. Apesar da história se passar no universo, a autora conseguiu tornar a ambientação tão verossímil que parecia possível sentir o lugar como algo palpável. Eu jurava que já tinha conhecido todos os lugares!

E por falar na autora, saber que Becky é filha de cientistas espaciais expandiu muito minha mente, todos os dias vou dormir pensando que aquilo tudo realmente aconteceu e que ela era uma das tripulantes da Andarilha.

Esse livro veio como um presente, um abraço, um conforto. Tornou-se um dos meus favoritos da vida.
"Estrelas" é uma expressão que os personagens dele usam sempre para expressar determinados sentimentos e é isso que ele merece: estrelas, todas elas!
comentários(0)comente



Rita 30/01/2021

Livro grandioso
Eu amei demais esse livro.
Nem sei bem como explicar o quão maravilhoso eu o achei, por isso vou falar pouca coisa dele.
As personagens são perfeitamente construídas, o universo é perfeitamente construído, a leitura é fácil e tranquila, as palavras diferentes se tornam normais enquanto vamos lendo.
Amei a ideia de decana e padrão. Amei a Andarilha. Amei todos as diferentes espécies de sapientes que conheci, mesmo as mais problemáticas.
Estrelas, o livro é sensacional!
Aliás, que expressão perfeita essa!
Não cheguei a chorar lendo, mas muitas partes tocaram fundo na minha alma.
Nem sei mais o que dizer sobre ele porque se for falar de tudo que achei incrível, essa resenha vira um livro sobre o livro.
Além de tudo, a capa da edição física é tão linda que nem sei expressar o quanto.
Sei que tem continuações, sei que as continuações não são com as mesmas personagens, o que é chato de um lado (por eu ter me apegado) e incrível de outro (há muito a se explorar nesse universo).
Estrelas, só isso pode resumir, Estrelas!
comentários(0)comente



Renata 27/01/2021

definitivamente, não era nada do que eu esperava. e que bom!
há muito tempo eu coloquei esse livro na minha lista de leitura. não sei por que demorei tanto pra começar a lê-lo. acho que foi por causa da minha noção anterior de que livros "que envolviam vida no espaço" eram livros mais sérios e densos (eu baseava essa opinião nas minhas leituras de 'os despossuídos', da ursula k. le guin, e da trilogia 'o problema dos três corpos, do cixin liu - que são livros muito bons, mas que são leituras que requerem mais atenção). então fiquei um tempo sem muita vontade de mergulhar numa leitura assim.

até que finalmente dei uma chance a esse livro. e eu não poderia estar mais enganada em relação a ele. eu não sabia, até então, que um livro de sci-fi poderia ser tão divertido e tão leve, mesmo com todas as teorias físicas que possam estar envolvidas na trama.

'a longa viagem a um pequeno planeta hostil' é um livro que fala sobre vida no espaço, sim, mas vai bem além de somente isso: fala também sobre relações interpessoais, sobre como pessoas podem ser tão diferentes e ao mesmo tempo tão similares, independentemente de sua espécie e aparência física, e também sobre conflitos entre diferentes povos intergaláticos, e o que move cada um deles.

becky chambers criou um universo rico nesse livro, conseguiu desenvolver com maestria povos diferentes, culturas diferentes, linguagens diferentes. muitas vezes, ao longo da leitura, me senti um pouco como se estivesse no universo star wars, com todas aquelas "raças" convivendo juntas, com todos aqueles diferentes planetas, com tanta diversidade em um livro só.

a leitura é fluida, cativante, leve, divertida e envolvente. é fácil perder a noção do tempo depois de iniciado o texto. não tem nenhuma teoria mirabolante que dificulte o entendimento da leitura: sempre que há alguma explicação científica, isso é exposto de maneira simples. acho até que as teorias científicas que aparecem na história por ela se passar no espaço sideral ficam mais como plano de fundo; o foco aqui são as pessoas, é a tripulação da nave andarilha, como cada um é (perdão pela pieguice) especial.

é uma leitura que vale a pena. mal posso esperar pra conferir o que acontece no próximo livro da saga wayfarers.
Qnat 08/06/2021minha estante
gosto muito desse livro e do terceiro livro da série!




giovanna | @theuniverse_bookshelf 27/01/2021

a breve leitura de um maravilhoso livro de ficção científica
IG: @theuniverse_bookshelf

Rosemary é uma humana que se junta sem muitas expectativas à tripulação da nave Andarilha; tudo o que ela quer é um lugar pequeno e tranquilo para ser seu lar por um tempo. Mas a garota tem gratas surpresas: além de encontrar uma vida pacífica a bordo, conhece diferentes indivíduos das mais diferentes espécies e personalidades, como Sissix, a piloto aandriskana, ou Lovelace, a IA da nave. Mas quando é oferecido à tripulação um trabalho para construir um túnel espacial até um planeta distante, a sobrevivência deles, seus segredos e a frágil aliança intergaláctica poderão estar ameaçados.

Indicado a prêmios como Arthur C. Clarke e Hugo, "A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil" é o primeiro livro da série "Wayferers", que conta com três volumes já publicados. Talvez vocês já tenham visto muitas resenhas por aí falando sobre um ponto muito legal desta história: embora a autora tenha construído de forma muito, muito rica e magistral o universo (literalmente), o ápice da trama é o desenvolvimento dos personagens, as relações - humanas ou não -, e os diferentes aspectos que nos tornam únicos.

"Sabia que ele amava a IA? Amava de verdade, estava apaixonado. É ridículo, eu sei. Não finjo entender. Francamente, acho um absurdo. Sabe o que foi que percebi, no entanto? [...] O fato de eu saber que essa história toda é uma idiotice não diminui a dor dele".
- p. 318

Sem fugir dos elementos clássicos das narrativas sci-fi e explorando as questões científicas da trama com bastante propriedade, Becky aborda temas como racismo, identidade de gênero e família com uma sensibilidade linda; uma obra incrível cuja leitura deixa uma sensação de acolhimento e um gostinho de quero mais.

5⭐/❤️
comentários(0)comente



Ari 27/01/2021

Sensacional!
Sabe aquele livro que você quer saber o que acontece, mas não quer terminá-lo de tão sensacional? Meu primeiro livro sci-fi e não poderia ser mais perfeito! Amei demais a experiência e já vou tratar de começar o segundo da trilogia.
comentários(0)comente



ana 26/01/2021

A melhor parte desse livro são os personagens!! A história em si achei meio lenta, mas os personagens fazem valer a pena.
Ah, e a nota especial da Becky no final me fez chorar hahaha
comentários(0)comente



734 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |