Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



carlineeeee 30/08/2023

Que livro!!!!!
Pra mim esse livro tá no mesmo patamar que bras cubas, juro, é perfeito e o final pqpppppp Olga te amo

"Nada deixava que afirmasse a sua passagem e a terra não lhe deram nada de saboroso"
comentários(0)comente



Sofia.Massarelli 29/08/2023

Quarto livro da saga: só li pro vestibular
Esse livro em questão trata de temas muito importantes como o nacionalismo exacerbado apresentado pelo protagonista Policarpo Quaresma e o impacto do casamento na vida das mulheres como no caso de Ismenia e Olga.
A linguagem do livro é relativamente simples, porém é necessário prestar atenção para absorver todos os detalhes da história. Em geral, foi uma leitura agradável
comentários(0)comente



Jam Sales 28/08/2023

Então...O que esperar ?
Do autor:
Lima Barreto, foi um grande militante em suas obras. Deixando sempre em evidência para debate e conscientização, assuntos como violência a mulher, discriminação racial e socioeconômica, fora também sua crítica a república e ao jornalismo.

Do contesto histórico:
República recém proclamada - e a desilusão que boa parte dos brasileiros sentiram ( inclusive o próprio autor, daí os assuntos abordados na obra)

Da minha opinião:
Crítica social? Temos... Mas cuidado, a ingenuidade aqui é perigosa!
A política gananciosa e os regimes autoritários sempre buscam um bode expiatório ( De preferência, se esse bode quer mudar um pouco as coisas).
Obrigada por ler até aqui, um abraço. (?.? ??? ??? ???.?)
comentários(0)comente



Gábi 27/08/2023

Todo livro é certo na hora certa
Eu tenho uma opinião muito além da obra em si, trata-se mais de como os clássicos são apresentados a nós na fase escolar e de como criamos um certo medo, sem necessidade, deles.
Achei o livro incrível e eu estou ansiosa por um próximo clássico.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gui Souza 22/08/2023

O que é a Pátria?
O romance trás Policarpo Quaresma, um homem inteligente, que fez carreira militar, não se casou, e mora com Adelaida sua irmã solteira também.

Vemos a trajetória de Policarpo por desejar o melhor do seu país, por amar demais terra, ele conhecia as rochas, os animais, as plantas, os rios, e a história.
E desejava buscar algo genuinamente brasileiro, e aqui já começa o problemas, pois ele não encontra algo genuinamente brasileiro, até os costumes mais distintos, viam de outros povos.
Esse desejo move Quaresma durante todo o livro, até o que pra mim foi o ápice, ele se apresentar para auxiliar o processo do golpe da República, que entre muitos dos entusiastas da revolução havia um sentimento quase religioso, idólatra.
E claro, como o nome já disse, ele teve um fim triste.

É um texto cheio de críticas, já que vinha de um homem negro, que mesmo vivendo após a abolição, sofreu demais com o racismo.
Barreto tem um tom de sátira forte, quase ninguém escapa de sua escrita.
.
Essa edição da Antofagica é linda, com ilustrações, e com alguns textos úteis, para entender oque está por trás do texto.
.
Barreto foi um gigante!
comentários(0)comente



lelê 19/08/2023

é um clássico. no começo achei meio chato mas a história melhora aos poucos. também li por causa da escola e me surpreendi
comentários(0)comente



Daniel.Malaquias 17/08/2023

Major Policarpo
Major Policarpo Quaresma, um visionário, um amante do Brasil e de suas riquezas, um brasileiro ufanista desmedido. Sua história de amor e ternura por este país o levará a caminhos que o mesmo não esperava, não contava. A maior riqueza do Brasil Major Policarpo é o povo brasileiro.
comentários(0)comente



Doug 15/08/2023

Major Quaresma...
Um livro que é um baita repertório cultural! Lima Barreto trás nesse livro a história do Major Quaresma que é um forte nacionalista. Quaresma é internado no hospício por levar em consideração, o Tupi Guarani como o idioma oficial do Brasil, de acordo com o mesmo, os índios são os verdadeiros brasileiros. Como crítica social, o livro rebate aí o nacionalismo exacerbado e os interesses individuais dos políticos. O triste fim consiste em o Major quaresma questionar o Marechal Peixoto e acaba sendo fuzilado
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



William LGZ 15/08/2023

Infelizmente não me pegou
Mesmo com uma escrita leve e uma pegada mais cômica do que de costume entre os grandes clássicos brasileiros, eu não consegui ficar em nenhum momento imerso dentro de sua história e tampouco me afeiçoei a seus personagens, o que tornou a experiência bem razoável no geral.

Ainda assim a obra tem seus pontos positivos, como vários trechos que me causaram profundas reflexões enquanto lia, e certamente a darei uma nova chance no futuro quando não estiver com tanta urgência para ler em espaços de tempo tão curtos como ultimamente tá acontecendo, o que não é culpa do livro em si.

De qualquer modo, não o indico a menos que você esteja realmente a fim de consumir seu conteúdo e tenha construído uma certa empolgação para poder embarcar na sua proposta e aproveitá-lo como se realmente deve.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



yvnvitx 14/08/2023

Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
O livro trata dos azares de um nacionalista idealista, que é obcecado pelo Brasil e pela cultura brasileira.

Quaresma, que dá nome ao livro, trnta de três maneiras servir o seu país e salvar o Brasil: por meio da língua, da agricultura e do serviço militar, porém vê todas essas tentativas frustradas e ridicularizadas, seja pelo povo, pela terra ou pelo governo de nosso país.

Além de ser uma profunda reflexão sobre os problemas do Brasil e de sua gente, esse clássico do pré-modernismo é um alerta aos idealistas, e traz a lição de que nem sempre convém aplicar valores de perfeição em um mundo cheio de pessoas e instituições falhas.
comentários(0)comente



Natalia 14/08/2023

O triste fim de um ideal
Policarpo Quaresma , cidadão brasileiro, patriota e idealista . A primeira coisa que me integrou a ler este livro foi seu título : O triste fim de ... , Me perguntei porque tão triste o fim de tal personagem, talvez ele seja cruel e miserável , mas nosso pobre Quaresma é uma das personagens com as aspirações mais generosas que tive o prazer de ler . Por muitos apelidado de Dom Quixote brasileiro , Policarpo realmente se assemelha ao cavaleiro andante , tem a mania de leitura que aliada a seu patriotismo o leva ser visto como louco , mas assim como o personagem de Cervantes , Policarpo é guiado por ideais nobres , quer ele um Brasil que aproveita de suas terras férteis ( para ele as mais férteis do mundo ) , que valorize sua língua própria , o Tupi ( não usando o empréstimo vergonhoso da língua herdada pelos colonizadores ) , anseia por fim na valorização plena do Brasil . Na sincera vontante de servir a seu país Policarpo se voluntária a combater forças contrárias a recente república , é posto como major , título que já possuía ; por ocasião de uma alcunha que pegou . Assim , passa nosso pobre personagem pela gradativa desilusão com o ideal que havia centralizado toda sua vida : as terras mais férteis do mundo também tem pragas , o governantes e em parte o povo não se empenha no progresso desta potente nação e o povo bom , gentil e cordial pode também ser cruel e facínora. Para além disso tudo , o velho major constata que a guerra não está a serviço da ordem e proteção do país , mas sim de um ditador fraco e cruel e homens com desejos mesquinhos. Acredito que esse seja seu triste fim !
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR