Edson 01/02/2024
Triste mesmo
Patriotismo exacerbado, essa é a principal característica, dentre tantas de Policarpo Quaresma. E foi essa característica que transformou um homem visionário num indivíduo duvidoso e arrependido patriota.
Além do patriotismo, que norteia o romance, Policarpo é um amante do Brasil, sua grandeza, cultura, recursos naturais? bem como defensor de tudo que o país produz em detrimento do exterior.
Policarpo, homem pragmático, porém com uma certa dose de sonhador, mergulha de cabeça no golpe republicano, esperando deste o desenvolvimento da nação.
A nação brasileira do fim do Século XIX é bem detalhada neste romance. O autor Lima Barreto, de maneira ímpar, abordou a cultura, sociedade no que tange a família, casamento, medicina, política religião, amizade e interesses desta época. O autor também foi um crítico ferrenho da República.
Policarpo visionário, aproveitando os embates dos republicanos, se alinhou a estes com intuito de ver o Brasil crescer, mas a medida que mergulhava de cabeça no movimento, percebia que retrocedia. Pois seu pseudo herói, Floriano, ignorou suas petições e ainda o encerrou numa ilha, onde teve seu triste fim.
É importante frisar que Policarpo teve um triste fim, e foi chamado de louco, não porque era patriota e amante de tudo que esse país possuía, mas porque se alinhou aos que não estavam preocupados com o futuro da nação, e sim com seu próprio umbigo. Então é possível entender o hoje olhando pra Policarpo ontem e concluir que o trabalho de tantos que buscam um Brasil melhor não é em vão, mas é necessário alinhar-se as pessoas certas.
Enfim, minha resenha é política, mas o romance não se resume a isto, é rico em detalhes sociais e trata de diversas famílias desde ex-escravos, doutores, músicos, agricultores ?