Triste fim de Policarpo Quaresma

Triste fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


Raquel.Lacerda 27/02/2023

Triste fim
De fato o patriotismo de Policarpo Quaresma era enorme, mas sua ingenuidade era maior ainda.

Como já esperava, foi uma leitura morosa, não me cativou muito, algumas partes foram bem arrastadas. Mas o livro tem seus pontos positivos, com informações históricas, reflexões interessantes e a carta escrita por Policarpo Quaresma nas últimas páginas foi bem impactante.
comentários(0)comente



Jessica Moraes 25/02/2023

Outro livro que voltei pois estava com mais de 50% lido. E é isso, no fim ele só se fodeu por acreditar convicto na brasilidade, fazendo muito pela nação e não recebendo nada em troca. Dá para entender a loucura por trás do "patriotismo" hoje em dia, pena que é um viés que mancharam e talvez não tenha volta.
comentários(0)comente



Tiago344 25/02/2023

Policarpo Atual
"O triste fim de Policarpo Quaresma" é um livro de Lima Barreto, publicado em 1911. A obra conta a história de um homem frustrado com a vida, que busca encontrar um sentido para ela. Policarpo Quaresma é um personagem complexo, que passa por diversas situações durante a história.

O livro nos mostra a história de um homem que não se conforma com a vida e busca sempre um sentido para ela. Policarpo Quaresma é um personagem extremamente complexo, que passa por diversas situações ao longo da história. A obra nos mostra ainda a importância da família e dos amigos em nossas vidas.

Com uma escrita marcante, Lima Barreto nos apresenta um personagem único, que nos faz refletir sobre a vida. A história de Policarpo Quaresma é triste, mas ao mesmo tempo nos mostra a importância de lutarmos por aquilo que acreditamos.
comentários(0)comente



Alice 21/02/2023

Interessante.
Traz fatos relevantes que podem ser usados em diversos temas de redação. Entretanto, o livro só começou a andar mesmo na página 200, ou seja, a leitura foi bem precária, mas talvez isso possa ser por minha falta de costume.
No geral, eu recomendo ler pois trás conhecimentos históricos, além de trechos marcantes (como a carta e praticamente todo o último capítulo).
comentários(0)comente



Alice 20/02/2023

Um dos melhores livros que já li!
Uma escrita elaborada e até difícil, mas surpreendentemente encantadora em descrever fatos históricos, misturando-os com a vida de personagens fictícios, em especial, do protagonista, o pobre Quaresma.

Sob o cenário do Rio de Janeiro do Século XIX, o livro não poderia ser mais atual em contar a história de um patriota que vai se decepcionando vez atrás de vez ao tentar provar a vivacidade do Brasil, até ter seu fim, seu triste fim.

Leitura excepcional, que me trouxe grande aprendizado e sensibilidade. Realmente, um clássico que vale a pena ler e reler.
comentários(0)comente



Maisa @porqueleio 19/02/2023

Resenha / Triste fim de Policarpo Quaresma /@porqueleio
Policarpo Quaresma é um funcionário público com mania de ler. Muitos acham uma atitude esnobe, e talvez dessa mania tenha surgido uma ideia peculiar: Quaresma acredita que a cultura e maravilhas do Brasil devem ser mais valorizadas. Faz uma petição à Câmara, para que a língua Tupi Guarani, por ser dos povos originários, passe a ser a língua adotada por todos.

Evidentemente que suas ideias não foram bem recebidas, e ele, acusado de louco: era de se esperar, com essa mania de ler... Internado, é cuidado por sua afilhada e pelo professor de Violão, Ricardo Coração dos Outros. Depois da alta, passa a viver em um sítio, onde ele pretende continuar com suas ideias nacionalistas: afinal essa não é a terra onde se plantando, tudo dá? A Revolta da Armada o traz de volta a cidade, e agora é a vez de trazer suas ideias para o Marechal Floriano...

Lima Barreto foi profético ao abordar alguns temas atuais, como injustiça social, burocracia, interesses políticos, além de um nacionalismo que perde o contato com a realidade, ao não levar em conta o Brasil real. Quaresma é ingênuo, idealista, e só vai perceber que devotou sua vida a ideias sem fundamento quando não tinha mais volta. Foi um Dom Quixote, escolhendo mal as batalhas as quais lutar...

Não é uma leitura fácil, principalmente porque o livro segue vários caminhos, com muitos personagens coadjuvantes e suas próprias estórias, entremeado os caminhos de Policarpo Quaresma. Parecia ser difícil manter o foco, quando tantas experiências emergiam em tantos cruzamentos.

A edição da Antofágica traz uma apresentação do Rapper Criolo (Ele faz, assim, uma distinção aos nacionalistas que, antes de amar o Brasil, amam o próprio nacionalismo), notas e textos complementares que ajudam a entender melhor o panorama histórico, bem como se deu a vida de um escritor preto num país sob os resquícios da escravidão. Por tudo isso, a dificuldade com a fluidez do texto acaba sendo menos importante do que conhecer uma das obras mais importantes da literatura brasileira.

site: https://www.instagram.com/p/Co2-dY1PP4u/
comentários(0)comente



mluisad 16/02/2023

Maravilhoso
Eu sabia que a obra ia ser triste mas me surpreendeu até na tristeza. achei incrível, uma sensação muito boa que o livro trás!
acho que é um dos mais livros favoritos agora
comentários(0)comente



Ariane128 14/02/2023

Loucura pela pátria
Quaresma é um homem idealista, de bom coração e ingênuo. O seu desfecho final é nada mais como reflexo disso, afinal, o título mesmo disse "triste fim". Esperava uma leitura mais emocionante do que descritiva, porém, o autor ainda sim me impressionou com suas reflexões que podem, ainda, ser aplicadas no ano de 2022/2023. A pátria é bem mais complexa do que servir a ela.
comentários(0)comente



Gabi.UchAa 14/02/2023

Livrinho
Foi um livro muito rapidinho de ler, ótimo para quem quer algo rápido e bom! Nunca pensei que fosse gostar tanto desse livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beatriz.Rodrigues 12/02/2023

Morreu na esperança de um Brasil melhor
Primeiramente, eu quero falar que a leitura não fluiu tão bem por se tratar de um clássico, além da linguagem não ser uma das mais fáceis.

no entanto, esse livro me surpreendeu. Quaresma era um verdadeiro patriota, acreditava no potencial do seu país e procurou estudar a sua história para saber mais sobre a sua cultura, seus costumes, suas músicas e sua língua e, por isso, foi taxado de louco.

o fim de Quaresma é realmente triste, ele morre na esperança de um Brasil e de um mundo melhor, mas, ele enxerga que a maldade e a ganância tornam isso impossível.

Gostei do livro! Quaresma tem muito o que ensinar aos ?patriotas? que na primeira oportunidade fogem pros EUA e pedem cidadania em outros países rsrsrs
comentários(0)comente



Maria22510 10/02/2023

Fluiu bem
Para um primeiro livro clássico que eu leio, fluiu impressionante bem, de maneira que terminei um pouco tempo. Além de aprender um pouco mais sobre alguns fatos históricos brasileiros que a história foi baseada, pude estender meu vocabulário sem me perder na história. Possui uma grande crítica, um ótimo exemplo de obra pré-modernista com uma linguagem coloquial para a época.

Sobre a história, eu sei que é "O Triste Fim..." mas eu achei que fosse diferente o final.

----- q u o t e s s e m s p o i l e r -----

"Como em todas as portas dos nossos infernos sociais, havia de toda a gente, de várias condições, nascimentos e fortunas. Não é só a morte que nivela; a loucura, o crime e a moléstia passam também a sua rasoura pelas distinções que inventamos."

"Entre nós tudo é inconsciente, provisório, não dura. Não havia ali nada que lembrasse esse passado"

"- É bom pensar, sonhar consola
-Consola, talvez; mas faz-nos também diferentes dos outros, cava abismos entre os homens..."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



renata1004 08/02/2023

Olga muito diva!! gosto da primeira parte mais do que a segunda.... a linguagem as vezes complica mas enfim
comentários(0)comente



Fuinha1 08/02/2023

Você, Quaresma, é um visionário.
A apresentação dessa edição (Martin) sobre o livro termina com: "Compreende então o enorme vácuo que há entre o discurso e a prática; compreende que não há patriotismo. Compreende os fatos com realismo, mas jamais irá compreender por que sua aventura termina em tragédia."
O famoso comecei rindo e terminei chorando, tanto pro leitor (euzinha) como pro querido do Policarpo.
"Ninguém compreende o que quero, ninguém deseja penetrar e sentir; passo por doido, tolo, maníaco e a vida se vai fazendo inexoravelmente com a sua brutalidade e fealdade."

Não sou muito de política, de verdade, mas no contexto atual com todo o discurso de patriotismo e nacionalismo e etc, achei legal ler essa obra, "um ensaio sobre o idealismo". Conclui que, sinceramente, todo mundo devia ler isso aqui. Afinal o que é a Pátria?... ai, enfim, feito pra refletir sobre muitas coisas. Amei, amei.
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR