Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Icarooneiro 18/09/2022

É legal... Mas falta né...
É a vida de um homem arrependido, personagem realmente irritante e bem nojentinho.

Eu não sei bem pq é considerado um clássico brasileiro, talvez por retratar a época. Não tem nada que o faça um livro fantástico, mas não é desprezível.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



juju queen 12/09/2022

triste fim de policarpo quaresma
esse é um daqueles clássicos que eu só li pro vestibular, sendo sincera. mas mesmo assim eu consegui me envolver com a historia e fiquei menos entediada do que esperava ficar. mesmo o policarpo sendo meio dispirocado da cabeça, fiquei com pena do fim que ele levou só por amar demais seu país. o livro ensina uma valiosa lição sobre como é uma perda de tempo passar a vida toda defendendo país, governo ou político se no fim vc nao vai conseguir felicidade nenhuma com isso, no máximo uma satisfação pessoal, mas isso é questão de orgulho não de felicidade. enfim, mais um exemplo de como qualquer tipo de extremismo só te leva ao declínio. policarpo se manteve tão obcecado pelas suas fantasias nacionalistas que perdeu a própria razão e não lhe sobrou nada quando se viu cara a cara com a morte. nas palavras do inteligentíssimo Dumbledore: "não vale a pena viver sonhando e esquecer de viver".
comentários(0)comente



Her Leituras 12/09/2022

Antes de começar a resenha, quero dizer que como a princípio eu não tinha achado a edição que eu tenho, eu comentei em outra. Mas agora que achei a que eu tenho, vou escrever nesse.

Bom, o livro é genial, e se vc conhecer bem o contexto histórico, vai perceber que ele é recheado de críticas ÁCIDAS à sociedade da época( e são mais atuais do que nunca), como ao autoritarismo do marechal Floriano, o uso da política para favorecer a si próprio, injustiças na sociedade, a distribuição de favores em troca de apoio político, relações por interesse, etc etc.

Por incrível que pareça, eu fiquei surpresa com o final, mas eu já deveria ter imaginado pelo título do livro...
Eu fiquei verdadeiramente triste com o que aconteceu com Quaresma, e meus personagens favoritos além dele são o Ricardo e a Olga( eu fiquei com um pouco de ranço dela no final pq ela podia ter insistido mais para tentar salvar o Quaresma).
Tirando eles, todos os outros são interesseiros, falsos, cínicos, e ruins...

Eu tenho o Policarpo Quaresma como um dos meus personagens favoritos, ele tem uma ingenuidade desconcertante, é teimoso, e inteligente, mesmo não tendo formação superior.
Uma frase do livro que define bem ele é essa:

" E desse modo ele ia levando a vida, metade na repartição, sem ser compreendido, e a outra metade em casa, também sem ser compreendido."
comentários(0)comente



Gilcimar 10/09/2022

Clássico da Literatura Brasileira
Mesmo após mais de um século, é incrível como tal leitura ainda encontra-se tão atualizada em vários momentos e contextos da atual sociedade brasileira.
Como todos os clássicos, é um livro obrigatório para conhecermos melhor o que foi e no que se tornou nossa nação.
Recomendo demais essa leitura.
comentários(0)comente



Matheus656 09/09/2022

Lima Barreto, pré modernismo e a República velha
Depois de um longo período finalmente terminei esse livro, aqui vai minhas considerações:

1° O pré modernismo não é uma escola literária, e sim uma classificação para a obra de autores da transição do Séc XIX para o Séc XX. Entre os autores estão Augusto dos Anjos, Euclides da cunha e Lima Barreto
Precisa-se da existência dessa classificação justamente por serem obras que reúnem tanto características modernistas quanto características das escolas literárias do fim do Sec XIX, nesse caso o Realismo.
Portanto, se por um lado temos uma temática nacionalista (modernista) temos uma escrita ao estilo mais realista, recheada de ironias e críticas (Lembra muito Machado na minha opinião).

2° Lima Barreto sabe muito bem ser irônico e tecer críticas, principalmente no que tange a hipocrisia da vida vazia das classes mais altas, que vivem, acima de tudo, sob falsas aparências (Ele bate muito nessa tecla).
Outro alvo de duras críticas nesse livro é a recente república(não sob um viés monarquista obviamente), pois a história está ambientada no governo autoritário e quase ditatorial de Floriano Peixoto, com grande foco na Revolta da Esquadra que é o tema da parte III do livro.

3° Pois se Lima Barreto é um bom escritor e se a história tem uma temática interessante, qual é o problema do livro? Eu definiria como enfadonho. Apesar do autor saber criticar, a narração e o desenrolar da história é arrastado e muitas vezes confuso, com a quantidade de personagens e ocupações (Coronéis, Generais, Almirantes etc.)
O livro não prendeu minha atenção e em muitos momentos ele é simplesmente chato, sem qualquer clímax ou expectativa, como se tivéssemos lendo o cotidiano de um velho patriota, o qual não irá nos levar a lugar nenhum (obs: o Patriotismo e nacionalismo é acima de tudo cômico).

4° Para mim, apesar dos pesares, foi um livro com um ganho sócio-cultural muito grande (até maior que o pouco prazer da leitura em si), pois é uma imersão profunda na sociedade pós proclamação da República e no contexto carioca do final do século XIX.
Deixar registrado também a ÓTIMA edição da Penguin que apesar de simples nas características (sem orelha, capa de papel cartão etc.) possui notas de rodapés excepcionais e uma perfeita introdução (quase 70 páginas).
Com toda certeza não teria absorvido 30% do que absorvi se lesse o livro "cru"

Enfim, é isso
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jhully 06/09/2022

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Criei muita expectativa, as expectativas estavam sendo atendidas durante a narrativa e elas foram destruídas no final. Uma pena, criei uma história diferente na cabeça para o final?
Mas livro clássico e nacional, é sempre um prazer e aquisição de informações e conteúdos.
comentários(0)comente



Maria20903 04/09/2022

Tive certa dificuldade, não para ler o livro, mas sim para entendê-lo. Não sei se é por que eu tava com sono, ou distraída, mas não funciono direito quando é pra ler por obrigação.
De cara já dá pra saber o quão patriota Quaresma é, e o temperamento, que é tão melancólico, tão reservado, chega com tudo no final, com ótimas frases nada motivadoras.
comentários(0)comente



Leo 01/09/2022

Realmente um grande clássico
Apesar de ter ?lido? na escola, não se tinha maturidade suficiente pra compreender realmente a obra. Hoje vejo que realmente é um grande patrimônio da literatura brasileira
comentários(0)comente



Nath 28/08/2022

Triste fim
De fato, um fim triste. Um tanto abrupto. Mas ainda assim, deprimente visto que o patriota Policarpo Quaresma morreu desiludido pelas mãos de sua própria pátria. E não apenas esse fim foi desolador, como de algumas outras personagens também. Não é a narrativa mais empolgante da vida (e ainda mantenho a opinião de que a segunda parte não precisava existir, podia ser resumida com um capítulo a mais na primeira ou na terceira) mas tem críticas mordazes sobre os primeiros anos de Brasil República, da sociedade brasileira num geral e sobre outros aspectos sociais que Lima Barreto ia bem na mira ao esmiuçar.
comentários(0)comente



Júlia 26/08/2022

Meio estranho
A leitura fluiu relativamente bem, mas a história tem uns saltos do nada e você já não sabe mais o que estava acontecendo e fica perdido. O final foi meio ruim também, meia boca. Não acho que recomendo esse livro.
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |