Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1360 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |


caspaeletrica 27/10/2022

7/10: O nacionalista começo de Policarpo Quarentena
Embora seja uma leitura cansativa e confusa às vezes, a mensagem além do tempo é perspicaz e carrega o livro pelas costas.

E o nacionalismo exagerado não leva a lugar nenhum...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



francesco8 22/10/2022

Realmente, um triste fim.
O Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, traz diversas representações da cultura e da politica brasileira, enquanto vemos o desenvolvimento do nosso patriota exarcebado(ufanista) Policarpo.

Em todos os momentos, Policarpo se preocupa com nossa história e com nossa memória histórica, tentando até trazer o tupi-guarani como nosso idioma oficial, o que faz com que o achem louco. Major Quaresma estuda muitoo, os rios, as florestas, o bioma brasileiro e todas as riquezas de nosso país, e fica completamente enfurecido quando vê alguém gloricando qualquer outra cultura e diminuindo a do Brasil em sua frente.

Na obra temos a personagem Ismênia, que o soonho, e único, de sua vida é se casar com um rapaz que sua família ajuda financeiramente a estudar. A existência de Ismênia ser apenas focada em se casar faz com que a mesma "morra de tristeza", quando seu único sonho torna-se impossível. Essa personagem é um reflexo do machismo e da misoginia brasileira, uma pitada da crítica social que tem em toda a obra.

Temos o Ricardo Coração dos outros, que assim como a sobrinha de Policarpo e o marido da mesma são muito importante para o desenrolar da obra.

Podemos notar que, enquanto Policarpo focava totalmente em trazer uma cultura brasileiro e deixava claro que queria fazer que todos se orgulhassem do Brasil, os políticos não se preocupavam muito com isso. Visavam o lucro e a ascensão social, que era um objetivo de muitos, idenpendente do preço.

Não falarei mais, para que leiam e tirem suas conclusões.

Deixo o seguinte trecho para vocês:

"Gostava de passar assim dias, metido em si mesmo e ouvindo o seu coração. Não lia jornais para não distrair a atenção do seu trabalho. Vivia a pensar nas suas modinhas e no seu livro que havia de ser mais uma vitória para ele e para o violão estremecido."
comentários(0)comente



clara67 21/10/2022

Coitadinho
Realmente um triste fim pro mlk.

Eu gostei do livro, foi recomendação da professora de português, mas foi bom esse contato com outras leituras.
So achei umas palavras difíceis no livrokkkj mas ainda da pra entender

E as ilustraçoes sao lindaaass
comentários(0)comente



Gabi 12/10/2022

É triste mesmo?
Confesso que a leitura pra mim foi arrastada e lenta. Acredito que por não ser o tipo de escrita a qual estou acostumada e por não me sentir tão envolvida com a história. Às vezes parecia que o livro narrava várias histórias paralelas, meio desconexas e acontecimentos sucessivos na vida de um homem que lutava por seus ideais patrióticos, mas nunca foi reconhecido, nunca teve adesão, nunca foi valorizado. Mas tudo fez mais sentido quando terminei de ler. O último capítulo me pegou tanto. As reflexões ao final me lembraram de uma citação de Dumbledore quando ele diz que ?Não vale a pena viver sonhando e se esquecer de viver?. Fiquei querendo mais, mas ganhei a certeza de que o Brasil do Policarpo é muito parecido com o Brasil de hoje.
?E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara- todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara?.
comentários(0)comente



Hellen 06/10/2022

Não gostei...
Não gostei da leitura, o livro era muito lento e tedioso e a narrativa cansativa. Esperava algo mais interessante.
comentários(0)comente



Ana 06/10/2022

Me surpreendeu
Já haviam me falado bastante sobre a história, mas confesso que fui surpreendida. A história foi um pouco arrastada em alguns momentos, mas em outros ganhou bastante velocidade. Acompanhar este patriota que ficou literalmente louco de amor pelo Brasil mexeu bastante comigo. As críticas socias feitas ao longo do livro me fizeram pensar bastante.
Um detalhe em especial me chamou bastante a atenção, a forma como Lima Barreto falou sobre o casamento me cativou muito. Eu não estava esperando que esta pauta seria levantada na obra e isso me faz afirmar que este livro é muito atual, muito necessário.
Faço esta resenha de forma bem informal, como se estivesse conversando, soltando aleatoriamente os motivos pelos quais você precisa ler este livro e espero te convencer. A leitura dele vale muito a pena.
comentários(0)comente



Breno 29/09/2022

Um ótimo livro do período pré modernista do Brasil. Faz uma crítica perfeita ao ufanismo ingênuo, contém personagens extremamente interessantes e uma ambientação sensacional no Rio de Janeiro
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



brenda 26/09/2022

Leitura obrigatória
Confesso que comecei com um pé atrás o livro, principalmente por se tratar de uma leitura obrigatória da escola, mas estranhamente me surpreende.

O coitado do herói Policarpo conquistou meu coração. Tudo que fez durante o livro foi lutar pelos seus ideais, para no final sofre como sofreu.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Victorya.Paola 23/09/2022

Triste Fim de Policarpo Quaresma
O livro tem partes onde o história flui muito facilmente e partes onde é um pouco demorado o ritmo.
No geral apresenta uma visão crítica pra alguns aspectos da sociedade da época como o casamento e a desilusão do patriotismo
"Pois ele, o Quaresma plácido, o Quaresma de tão profundos pensamentos patrióticos, merecia aquele triste fim?"
comentários(0)comente



Um livro, uma viagem 22/09/2022

O livro trata-se de personagem muito exótico na minha opinião. Ele era um homem bom, gentil e um patriota. Mas em sua inocência acabou tido como louco e como traidor.
comentários(0)comente



Celina 22/09/2022

Um clássico de respeito da literatura brasileira. Confesso que não faz meu estilo mas estou me interessando pelas obras brasileiras.
Gostei muito do Policarpo, gostei do livro apesar de perder o foco em alguns momentos. Houveram altos e baixos durante a leitura, só não esperava esse final :(
Ana 06/10/2022minha estante
Comigo também foi assim. Momentos em que a leitura travou e momentos que ela fluiu bem. E também fiquei em choque com o final. Me surpreendi muito.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



1360 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR