Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 856 a 871
58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 |


Rebeca Paiva 21/04/2021

Ai a preguiça que eu senti lendo esse livro é indescritível...Um saco.Mas como é clássico não posso reclamar,certo??kkkkkkkk. Pulei várias coisas
comentários(0)comente



lalyssa 21/04/2021

Por ser um livro de leitura obrigatória pro vestibular e ter uma escrita mais antiga, foi pouquíssima a vontade de ler o livro. Porém, entendo a importância do livro pelo seu momento histórico no Brasil sendo uma renomada obra pré-modernista.
comentários(0)comente



Teu 21/04/2021

Um patriota autêntico!
Ah, Quaresma! Tu amastes o Brasil como mais ninguém! Fostes ele o seu maior amor, a sua maior fonte de inspiração e o orgulho que tinhas de ser seu habitante era imensurável.
Nesta viagem ao final do século XIX, no governo do presidente Floriano Peixoto, presenciamos o descaso, a corrupção extrema, o patriarcalismo e muitos defeitos de uma sociedade que infelizmente são visíveis até os dias de hoje. Portanto, uma das maiores obras do Pré-Modernismo brasileiro, "Triste Fim de Policarpo Quaresma" é um desses livros atemporais e bastante atuais em decorrência dos problemas e das denúncias sociais que faz. Viva Lima Barreto!
comentários(0)comente



Campodeverao 18/04/2021

Um herói quixotesco que era muito patriota. Porém, o que sua pátria lhe trouxe? Anos de dedicação ao seu país, de estudos, para no final, perceber que nada mudaria.

Lima Barreto é um escritor brilhante, e nada mais que merecido uma edição maravilhosa da Antofagica.
comentários(0)comente



Pedro.Machado 18/04/2021

... O visionário
"Debruçado na varanda, Quaresma ficou a vê-lo montar no seu pequeno castanho, luzidio de suor, gordo e vivo. O escrivão afastou-se, desapareceu na estrada e o major ficou a pensar no interesse estranho que essa gente punha nas lutas políticas, nessas tricas eleitorais, como se nelas houvesse qualquer cousa de vital e importante."
comentários(0)comente



Jrdncst 15/04/2021

Triste fim...
O livro não conseguiu me prender, infelizmente. entretanto, tem alguns aspectos extremamente positivos que me agradaram. A edição, sem dúvidas, me afastou do livro, por tornar a narrativa muito cansativa. A história é aquela que todos conhecemos. E, para mim, independente da nossa avaliação a respeito do livro, sempre fica um pouquinho dos personagens na gente. Dessa forma, realmente, muito triste o fim de Policarpo Quaresma.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Emanuel.MdeOliveira 13/04/2021

Triste fim de Policarpo Quaresma - Trabalho
O livro publicado em 1911 narra a vida de Policarpo Quaresma, um nacionalista brasileiro. O livro em essência traz um contexto de transição do século XIX para o século XX e o início da república no Brasil. A história é dividida em três partes, na primeira parte somos apresentados ao personagem e suas peculiaridades, pois Quaresma é extremamente patriota ao ponto de não querer usar produtos importados e se interessar a aprender a língua indígena Tupi, além disso nessa primeira etapa do livro somos inseridos no contexto de cultura e sociedade brasileira da época. Também é interessante citar que é na primeira parte do livro que ocorre um dos trechos mais cômicos da obra, onde Policarpo usa de um comprimento muito estranho originário dos índios brasileiros, essa passagem mostra um pouco do que o personagem é em si, um homem definitivamente excêntrico e um tanto exagerado, e de certa forma inocente. Na segunda parte da obra nós acompanhamos o personagem após sua saída do hospício e seu recomeço no Sítio Sossego, onde ele passa a praticar seu patriotismo de forma diferente: cultivando uma agricultura genuinamente brasileira, mas como sempre Quaresma acaba fracassando, principalmente pela corrupção, a qual ele chega à conclusão que é um grande mal que assola o país e por esse motivo é muito difícil fazer as coisas no Brasil, e problemas de ordem natural, como as condições do solo e as pragas, as formigas saúvas. Na terceira parte do livro o personagem vai ao ponto mais prático do seu patriotismo, ele se alista para ir à guerra defender, no sentido literal da palavra, seu país. Essa terceira parte leva ao desfecho do livro, o qual nomeia a obra, e que por via das circunstancias acaba sendo de uma forma tristemente irônica, e de certa forma poética. Lima Barreto faz uma obra muito analítica, o que me agrada, mas o tratamento empirista e a frieza do livro que é também personificada em alguns personagens é um dos pontos que não me cativa, mas dado ao contexto do Parnasianismo é compreensível, uma vez que o próprio movimento tem essa característica. Eu gostei do livro no geral, por gosto pessoal não costumo ser o maior fã dos clássicos, mas é muito interessante e até satisfatório ver os elementos da época, o que nos ajuda também a entender nossa história e nossa identidade como brasileiros.
comentários(0)comente



Bibi 13/04/2021

O Triste Fim de Policarpo Quaresma
"Não se sabia bem onde nascera, mas não fora decerto em São Paulo, nem no Rio Grande do Sul, nem no Pará. Errava quem quisesse encontrar nele qualquer regionalismo: Quaresma era antes de tudo brasileiro."
A obra do escrito Lima Barreto lançada no ano de 1911, relata a paixão de um funcionário público por sua nação. Uma admiração tão tamanha que o homem chega até brigar com quem cogita a possibilidade de conhecer outros lugares ao redor do mundo. Seu país já possui riquezas suficientes que deveriam ser admiradas.

A leitura da obra foi super leve e fluida, trazendo marcas do período em que foi escrita. A história relata claramente um nacionalista com esperança em uma nação que valorize suas riquezas, como sugerido na história, tornar o Tupi-guarani a língua oficial do país. O desenrola da história prende muito o leitor, despertando a curiosidade de que fim o personagem iria ter, após tantos impasses.

site: https://www.youtube.com/watch?v=oCLywGGRNek
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabi 13/04/2021

Em busca da terra prometida
Um clássico da literatura brasileira que certamente merece seu lugar. Uma leitura fácil, fluida, ao mesmo tempo cômica e séria.
Policarpo é um patriota apaixonado pelo seu país, pela terra, pela cultura, pelas pessoas. Sua vida é uma constante busca pelo Brasil, terra prometida de seu ideal, ainda por vir...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria.Rafaela 13/04/2021

Resenha Triste fim de policarpo Quaresma.
O livro é uma obra escrita pelo escritor pré-modernista Lima Barreto.
O livro é um romance que fala sobre a vida de Policarpo Quaresma, ele era um funcionário público que pretendia valorizar a cultura do país.
A minha análise que eu fiz sobre o livro é de que a história faz um tipo de análise sobre a sociedade brasileira da época, em alguns trechos eu tive a impressão de que o autor teve um tom irônico e cômico. Também achei a leitura um pouco difícil mas que me prendeu muito a atenção.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 856 a 871
58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR