GihPinheiro7 21/09/2024
Ah, adoro Lima Barreto. Fiquei triste de ver que o livro tem 3,6 de estrelas. Ele escrevia muito bem, e, esse personagem, já vi comentários, como sendo o Dom Quixote brasileiro, e concordo.
Bonifácio é um personagem que acreditava que era dever dos brasileiros, prezar e falar em Tupi, já que os índios viviam aqui e não os portugueses. Que deveríamos aderir as músicas de raízes africanas também. Fala sobre o preço abusivo dos impostos sobre as terras e sobre o tanto de terras sem uso enquanto havia pessoas sem moradias --- até parece que se refere ao hoje.
Temos o Ricardo, que é o moço q ensinava Bonifácio a tocar violão e o ajuda no decorrer da história.
Bem, por causa dos pensamentos de Bonifácio, ele chegou a ser internado por ter essas idéias "loucas" (coincidência ou não, Lima Barreto tbm for internado por causa do alcoolismo algumas vezes, e ele era rejeitado - até hoje - por ter defendido coisas que para a época, todos consideravam certo).
Bonifácio seria um verdadeiro patriota, ao contrário do que se vê hoje, onde vários "defendem" a pátria, mas correm para outros país. Acredito que deva haver um equilíbrio em tudo, mas sinto que isso nunca irá acontecer, porque ainda falamos dos mesmos assuntos e há momentos que tememos que tudo volte a regredir.
O personagem percebe no final, que perdeu a vida lutando por um ideal que só ele via e combatia. Ele deixou de vive por um ideal que só lhe trouxe decepção e seu fim.